Confederação Nacional da Indústria Projetos de Integração Produtiva e os desafios da criação de uma Governança multi-institucional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O método Cartesiano Quatro etapas:
QUEM SOMOS Somos uma divisão do Grupo Pragmática totalmente voltada para o mercado jurídico. Com aproximadamente 19 anos de atuação, mais do que conhecer.
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Como conseguir o manejo para uma boa governança?.
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
1- Administração de Pessoal
APRESENTAÇÃO apresentação.
Algumas provocações para se pensar
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
Saúde comunitária em Moçambique: repensando os desafios da distância e da coesão social nas áreas rurais Albert Farré ISCTE-IUL, UNIVERSITY OF PRETORIA.
Assessoria Organizacional e RP
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
O que é relacionamento interpessoal?
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
(experiências e reflexões de uma educadora)
Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos.
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Escola e as Mudanças Sociais
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Mônica Appezzato Pinazza
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
O fomento ao cooperativismo mineral no Brasil
DAS NOVAS FORMAS DE OLHAR O ESPACO PRODUTIVO (4ta. Conferencia de APL, 2010) A UMA NOVA GERACAO DE POLITICAS PARA APL (5ta Conferencia Brasileira de APL,
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Organização Empresarial
conhecimentos em resultados
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Formação Profissional IV
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Regiões Metropolitanas Desafios e fragilidades Sergio de Azevedo & Virgínia Rennó dos Mares Guia.
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Governo e governação do ensino superior A reconfiguração da gestão universitária em Portugal António M. Magalhães e Amélia Veiga Reitoria da Universidade.
MODELOS DE GESTÃO.
Max Weber e as ações sociais
XXIX CONGRESSO DE SECRETARIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO CAMPOS DO JORDÃO-SP 2015/MARÇO 1º Encontro de Prefeitos do Estado de São Paulo.
Fundamentos das Ciências Sociais
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Papel do Comitê Q Adequação ao posicionamento estratégico do PGQP 27 de maio de 2002.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSO DE TRABALHO
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
10/1/2016 Câmara de Comércio França Brasil – SP, Comissão de Inteligência Estratégica Se a minha Empresa soubesse, o que a minha Empresa sabe...
Velhos e Novos Perfis de Liderança
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS DE C&T&I MCSouzaPaula-abril2013.
Sociologia das Organizações
Transcrição da apresentação:

Confederação Nacional da Indústria Projetos de Integração Produtiva e os desafios da criação de uma Governança multi-institucional

Confederação Nacional da Indústria Um projeto de desenvolvimento em base territorial: – envolve necessariamente múltiplos atores institucionais; – e entre dezenas e centenas de empresários; – não existem mecanismos de coordenação impositiva; – sempre têm um pano-de-fundo histórico, incontornável e imponderável, com todos os atores, empresariais e institucionais, trazendo sua bagagem de cultura, de afinidades e conflitos.

Confederação Nacional da Indústria A multiplicidade de instituições e interesses empresariais, cria sempre um problema de coordenação de: – Interesses diferentes e divergentes Exemplo de conflito de interesses: liderança e massa empresarial; – Idiossincrasias y vaidades Instituições e lideranças têm sempre culturas específicas e uma visão de si mesmas geralmente muito mais positiva do que todos os outros têm dela; – Capacidades e incapacidades Algumas lideranças ou atores são altamente competentes, outras medianamente, outras muito pouco, sendo que o sucesso / fracasso dos projetos depende dessas (in)capacidades.

Confederação Nacional da Indústria A necessidade de convergências e o impulso a divergências: um problema de natureza institucional (e, na verdade, sócio-antropológico): – Um fundamento filosófico : Hobbes versus Rousseau; – Provocando o debate : a cooperação, numa comunidade qualquer (e sobretudo na empresarial) se dá por afeto, ideologia ou por interesse; – De instituições competidoras a instituição cooperativas: o desafio de transformação de rivalidades “naturais” em competição por resultados em meio à cooperação sinérgica.

Confederação Nacional da Indústria Constataçaõ: projetos PIP de base territorial (clusters) envolvem sempre uma problemática de dinâmica interinstitucional em condições de ausência de lideranças formais e sem cadeia hierárquica. Esse dado exige determinadas disposições metodológicas: – Buscar e promover a emergência de lideranças; – Uma tolerância interativa a ser cuidadosamente cultivada:  “melhor ser um sócio minoritário do sucesso, que um sócio majoritário do fracasso”. Essa natureza dos Projetos PIP repercutem e devem condicionar a “ tempística” de projeto.

Confederação Nacional da Indústria Gestão da problemática do tempo num projeto de desenvolvimento territorial: “Tempística”: sempre pensar a programação e a reprogramação de um projeto a partir de 4 conceitos constituintes de uma problemática : – Seqüência – Cadência versus “ Prontidão ” – Intensidade

Confederação Nacional da Indústria Uma distinção metodológica necessária: – Projetos PIP em clusters sem empresa-líder dominante: contexto em que as reflexões feitas aqui são quase sempre pertinentes. – Projetos PIP em cadeias produtivas hierarquizadas: contexto em que as reflexões acima são bem menos pertinentes: onde há hierarquia, há comando, onde há comando “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Aqui, a governança é mais chefia institucional ou mando econômico que liderança.

Confederação Nacional da Indústria Renato Caporali CNI - Confederação Nacional da Indústria