Metodologia de projetos de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: Kátia Diehl Magali Rosane Beltrão Rosária
Advertisements

Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Porque ensinar Ciências na Escola?
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
TCC: Monografia e/ou Artigo
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE PESQUISA.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
O TRABALHO COM PROJETOS
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Educação no contexto do Trabalho
Tipos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
O aluno elaborando conceitos
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Definição de pesquisa:
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Como elaborar um plano de aula
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Projetos de Aprendizagem. O desafio: Como aplicar método interdisciplinar e tornar o estudo mais atraente? Matéria publicada na Zero Hora do dia 24/04/2012,
Docência universitária: repensando a aula
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

Metodologia de projetos de aprendizagem

O que são projetos de aprendizagem? São investigações de temas escolhidos pelos alunos através de dúvidas provisórias. Os alunos são agrupados em equipes de interesse comum e orientados por um professor Concepção de aprendizagem Papel do professor Uso da tecnologia digital

Cartas escritas por crianças: “Deus, quem desenha as linhas em volta dos países?” “Eu aposto que é muito difícil pra ti amar todas as pessoas do mundo. Na nossa família só tem quatro pessoas e eu nunca consigo!” “Querido Deus, quando crescer eu quero ser igualzinho ao meu pai, mas não com tanto cabelo no meu corpo!” “Querido Deus, de todas as pessoas que trabalharam pra ti eu gosto mais é de Noé e David.” “Deus, talvez Caim e Abel não se matassem se eles tivessem seu próprio quarto. Isso acontece com o meu irmão!”

Etapas da elaboração dos PA no Projeto Amora a. preparação: as atividades de iniciação científica b. escolha de temas: a formulação da pergunta inicial c. desenvolvimento da pesquisa: a busca e a seleção de informações d. recursos tecnológicos: a wiki e. apresentação final: o fórum de projetos

A intervenção dos orientadores Para quê intervir? Para oportunizar ao aluno: - a construção de conceitos sem a delimitação de disciplinas; - o estabelecimento de relações entre os conhecimentos; - a expressão do pensamento; - o registro e a publicação das descobertas; - o compartilhamento de idéias com outros sujeitos; e - o desenvolvimento da autoria, da autonomia e da cooperação.

Tipos de perguntas de intervenção: Perguntas exploratórias: são aquelas que permitem ao professor conhecer o que o aluno já sabe sobre o assunto que está pesquisando, identificando os conceitos ou noções envolvidos na temática escolhida. Perguntas explicativas: visam auxiliar o aluno na compreensão dos dados coletados e na explicitação do que realmente está descobrindo. Questões de contraposição: questões que geram conflitos cognitivos, colocando em dúvida as idéias prévias dos Alunos. É uma forma de permitir a desestruturação e a ressignificação de argumentos e posicionamentos a cerca dos conceitos e conteúdos envolvidos nos temas pesquisados .

Qual é, então, a função do professor? “Quando o aprendiz é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, emergindo de sua história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais, passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade.”(Fagundes, Aprendizes do Futuro: As inovações começaram!)

Mapas Conceituais nos PAs Objetivo: Explicitar as relações estabelecidas pelo aluno entre os conceitos emergentes dos projetos de aprendizagem.

Wikis: . http://amora2008projetobebes.pbwiki.com/ http://amora2008animaisformigas.pbwiki.com/FrontPage http://julianamoedas.pbwiki.com/ http://amorameioambiente.pbwiki.com/FrontPage http://amoraseresvivos.pbwiki.com/FrontPage