TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Psicologia e práticas educativas.
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
Avaliação Psicomotora
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Psicologia da Aprendizagem
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Piaget e Vygotsky 10/05/10.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Didática: organização do trabalho pedagógico
Inteligências Múltiplas
Questões introdutórias
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
EDUCAÇÃO ESPECAL EM TÓPICOS Aluna: Virginia Rabello Cabral
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Capítulo - Inteligência
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
A Genética e a Inteligência
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Psicologia da Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Transcrição da apresentação:

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ALUNO: MICHELLE DE SOUZA PEREIRA MATRICULA:10116080164 PÓLO: ITAPERUNA: CURSO: PEDAGOGIA EMAIL: CEIARTEMANHA@YAHOO.COM.BR

INTELIGÊNCIA: HISTÓRIA E CONCEPÇÕES Há inúmeras abordagens para se definir o que é inteligência, diferentes formas de expressa-la, mais ela é única: * Capacidade de se adaptar ao ambiente; * está relacionada ao pensamento abstrato * ou ao simples fato de se solucionar problemas com rapidez e originalidade . Francis Galton foi um grande teórico na história da psicologia, ele acreditava que a inteligência é uma função do aparelho sensorial do indivíduo e elaborou uma série de testes para medir a capacidade mental das pessoas, e acreditando que a inteligência poderia ser desenvolvida por meio da educação adequada. Alfred Binet dedicou-se ao estudo do raciocínio e da inteligência. Binet juntamente com Theodore Simon, acreditavam que a inteligência se manifestava na capacidade de fazer juízos corretos (Escala de Inteligência). ATENÇÃO: TESTES QI FAVORECEM ROTULAÇÃO Teoria das Inteligências Múltiplas ( Howard Gardner), acreditava- se que as inteligências funcionavam sempre combinadas, e com isso destacava sete tipos de inteligência: Linguística, Lógica-matemática, Espacial, Musical, Corporal-cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal.

INTELIGÊNCIA:FATORES DE INFLUÊNCIA Os fatores determinantes interagem na construção do desenvolvimento cognitivo do aluno. *Hereditariedade: a inteligência tem um componente genético, estabelecendo limites, e que através dele outros fatores irão influenciar na vida do indivíduo. * Meio: é um aspecto importante que influi na vida da criança, o lugar onde ela cresce, os estímulos, conhecimentos obtidos através de experiências, podem ser determinantes para a inteligência. *Tempo: ambientes desfavoráveis podem causar prejuízos nos primeiros anos de vida, já um meio favorável terá influência máxima no desenvolvimento intelectual. Vários são os fatores que podem ser desfavoráveis a inteligência: Gênero: a sociedade acaba “taxando” os homens como mais inteligentes, discriminando as mulheres. Desnutrição: a desnutrição infantil acarreta alterações desastrosas, tanto no crescimento das crianças como no desenvolvimento intelectual. Pobreza: quanto mais pobre for o ambiente em que a criança nasce, mais dificuldades ela terá para sobreviver em condições de nutrição e estimulação.

PLASTICIDADE NEURONAL A Plasticidade Neuronal é a capacidade em que os neurônios em estabelecer conexões entre si quando recebe, estímulos que podem vir do ambiente externo ou do próprio organismo, essas conexões são responsáveis por nossa personalidade, modo de agir, por tudo o que somos, pela forma que nosso corpo vai adquirindo no transcorrer da vida. O cérebro muda durante a vida e essa mudança é benéfica, o psiquismo humano tem uma plasticidade de em que na maioria das vezes, pode superar ou minimizar histórias de condições difíceis ou até adversas. A plasticidade é geralmente limitada e está relacionada à importância da localização e extensão da lesão. Os neurônios estão divididos em três partes: corpo da célula, que contém o núcleo, os dendritos e o axônio. As ações mentais é o resultado da atividade coordenada de neurônios agrupados em certas regiões do cérebro, que é responsável pelas emoções, reações, pensamentos e pela linguagem, é um órgão extremamente complexo, delicado e tem uma importância indiscutível para o indivíduo. histórico e socialmente determinado.

CAMINHOS ISOTÓPICOS DO DESENVOLVIMENTO O crescimento e o desenvolvimento físico da criança é controlado por processos internos de maturação ( programas genéticos que produzem padrões semelhantes de crescimento e mudanças), ela só irá conseguir emitir alguns comportamentos e desenvolver algumas capacidades quando tiver o componente maturacional suficientemente desenvolvido para tal. O processo de maturação estabelece limites sobre o ritmo de crescimento físico e desenvolvimento motor, mas o ritmo pode ser retardado pela ausência de práticas ou experiências adequadas. Jean Piaget]]]]] analisou o processo de desenvolvimento de crianças deficientes,É VYGOTSKY e constatou que os princípios gerais que regem esse processo são semelhantes tanto para crianças normais como para as deficientes, considerando os conceitos básicos de sua Teoria e seus estágios propostos. Sobre a visão de Vygotsky a deficiência não pode ser entendida como um problema e sim como um desafio, na medida em que superar limitações impostas pelo defeito pode se tornar um processo criativo no qual a criança poderá encontrar PRÓPRIOS novos caminhos de desenvolvimento (isotrópico). PELA MEDIAÇÃO E OS ESTÍMULOS RECEBIDOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com os conteúdos apresentados, todas as aulas se complementam, são de grande importância para a compreensão do desenvolvimento cerebral, principalmente de crianças com deficiências. Falar sobre a inteligência, que ela pode ser expressada de várias formas e que há fatores que podem determiná-la, é um conhecimento valioso para o docente em sua prática educacional, assim como é preciso conhecer o seu aluno, sua vida, antes de utilizar de meios para o seu processo de aprendizado. O cérebro sofre mudanças durante toda a vida e os primeiros anos de vida da criança são muito importantes na formação e desenvolvimento do cérebro humano. O estudo sobre o processo de maturação, e sobre as possibilidades de se criar novos caminhos NO EDUCANDO , AO FAVORECER O SEU desenvolvimento e aprendizagem, a partir de dificuldades impostas pelas deficiências, oferece a oportunidade para que as pessoas deficientes também possam tentar encontrar formas alternativas de superação, ou pelo menos, formas de minimizar as condições instaladas. O professor deverá buscar ALTERNATIVAS PARA PROPICIAR novos caminhos de desenvolvimento e de aprendizagem , PRATICAR novas formas, para fazer com que seus alunos possam obter uma aprendizagem significativa e valiosa para a vida.