Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais

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Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais Profa. Dra. Katia Saisi Instituto do Legislativo Paulista

Objetivo da disciplina O curso visa preparar candidatos e assessores para a elaboração do planejamento estratégico e tático da campanha eleitoral, de modo a subsidiar as decisões políticas e de comunicação. Para tanto, oferece um panorama sobre os princípios do pensamento estratégico, da criatividade, do marketing político e eleitoral, das pesquisas de opinião e da comunicação pessoal e de massa, com ênfase na diferentes formas de propaganda e relação com a imprensa, como ferramentas de construção da imagem do político.

Aula 1 – Origens do pensamento estratégico Objetivo: Antes de entrarmos propriamente no como agir estrategicamente em política, vamos voltar nosso olhar para o campo militar, onde o termo “estratégia” tem sua origem. O objetivo desta aula é conhecer os principais estrategistas e seus princípios, ideias, conceitos e axiomas que moldaram a política como conhecemos hoje. Tópicos: Sun Tzu e A Arte da Guerra Nicolau Eymerich e o Manual dos Inquisidores Maquiavel e O Príncipe Miyamoto Musashi e O Livro dos Cinco Anéis Cardeal Mazarin e o Breviário dos Políticos Karl von Clausewitz e Da Guerra Liddell Hart e As Grandes Guerras da História

Aula 2 – Estratégia e planejamento Objetivo: Esta aula visa estimular a percepção e a criação de diferenciais competitivos para a atuação do assessor parlamentar. Para tanto, vamos entender o que é estratégia, a partir de suas origens, definições, motivações e desafios, passando por sua aplicação na gestão estratégica no mundo corporativo. Vamos ver também como a criatividade e o autoconhecimento são aliados importantes nesse processo. Tópicos: Estratégia x tática: conceituação Posturas típicas em relação ao planejamento estratégico Desafios estratégicos Conceitos básicos de estratégia Gestão estratégica Processo criativo Mitos a serem combatidos

Aula 3 – Planejamento em marketing político e eleitoral Objetivo: Nesta aula vamos aplicar os princípios já vistos de gestão estratégica ao planejamento do marketing político e eleitoral, identificando seus componentes e formas de ação. Tópicos: Sociedade e política Estruturação, representação e participação política Partidos políticos e conotações ideológicas Propostas programáticas ou programas táticos Correlação de forças Estratégias e táticas políticas: Objetivos Adversários Base social e política Aliados Programas e propostas Perfil do candidato Táticas O plano estratégico Relação entre o marketing político e o comercial Público-alvo x posicionamento

Aula 4 – Pesquisas de opinião Objetivos: Esta aula visa apresentar como as pesquisas auxiliam na formulação estratégica e no monitoramento da campanha, por meio da apresentação dos diferentes tipos de pesquisa existentes, os momentos adequados à aplicação de cada tipo, suas técnicas e a interpretação de seus dados. Tópicos: Campanhas, estratégias e pesquisas Identificação do contexto político-social Pesquisas qualitativas Entrevistas em profundidade Grupos de discussão Viewfacts Pesquisas quantitativas Perfil do eleitorado Intenção de voto (espontâneo e estimulado) Potencial de voto Grau de conhecimento Razões da escolha Recomendações finais

Aula 5 – Definição das estratégias de comunicação Objetivos: Veremos a importância da comunicação para o político apresentar sua proposta de governo ou ação parlamentar, e como escolher as estratégias de comunicação mais adequadas para convencer. Nesta aula, será dada especial atenção à comunicação interpessoal, ou corpo-a-corpo. Na próxima, o foco será a propaganda nos meios de comunicação de massa. Tópicos: Comunicação e opinião pública Proposta de governo e de ação parlamentar Estratégias de comunicação Identidade Conceito Imagem Simbologia da marca Corpo-a-corpo Comícios e eventos Discurso Militância

Aula 6 – Propaganda nos meios de comunicação de massa Objetivos: A meta desta aula é identificar as particularidades de cada meio de comunicação de massa, sejam eles impressos (jornais, revistas, cartazes, santinhos e outros), eletrônicos (televisão e rádio) e digitais (sites, blogs e redes sociais) e as melhores maneiras de obter resultados positivos com a propaganda em cada um. Tópicos: Mídia impressa Horário Gratuito da Propaganda Eleitoral Importância da TV Vantagens do rádio Mídias digitais Propaganda x Jornalismo

Aula 7 - Relações com a imprensa Objetivos: Dada a importância da imprensa na formação da opinião pública, nesta aula veremos em detalhes como o político deve se relacionar com jornalistas, com dicas para ganhar espaço, dar entrevistas, evitar erros e distorções e construir sua imagem pública, bem como gerenciar momentos de crise midiática. Tópicos: O que pensam os jornalistas sobre os políticos O que é notícia Tipos de entrevistas e tipos de discursos jornalísticos O que dizer durante a entrevista, roteiro de respostas, como planejar o discurso e roteiro para produção de discurso Posturas inadequadas Gestão de crises Recomendações úteis

Aula 8 – Organização Objetivos: Nesta aula veremos como administrar uma campanha eleitoral: a definição da equipe, do organograma, do cronograma e do orçamento. Tópicos: Equipe Profissionais habilitados x trabalho voluntário Tipologia dos voluntários Organograma Cargos e funções: O candidato, Conselho Político, Agenda, Coordenador geral da campanha, Núcleo de Relações Institucionais e Alianças, Núcleo de Ação Política, Núcleo Operacional, Núcleo Administrativo Financeiro, Núcleo de Comunicação e Assessoria Jurídica Orçamento Etapas Despesas a serem consideradas Doações Financiamento de aliados Cronograma