TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A Teoria de Contingência
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
ad – direção para, tendência para;
Coordenação (Cont. Organização)
Desenvolvimento organizacional
Processo Administrativo
Teoria Geral da Administração Introdução 1º PERÍODO – AULA 01
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
ADMINISTRAÇÃO Processo Decisório sobre utilização de recursos e alcance de objetivos; Management – inglês Gestion – Espanhol.
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Conceitos e Perfil do Profissional
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
1.Introdução à Administração
Prof. Dr. Murilo de A. S. Oliveira
Comportamento Organizacional
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
- Minister (subordinação ou obediência)
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Teoria Geral da Administração
Introdução ao estudo de ADMINISTRAÇÃO
AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
O PROCESSO ESTRATÉGICO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Planejamento Estratégico
ADMINISTRANDO.
Teoria Geral da Administração I
Características Básicas das Empresas
Teoria Geral da Administração
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Teoria da Administração I
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
A Administração e suas perspectivas
Processos Administrativos Aula 1
Teoria da Administração
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Fundamentos da Administração
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC Prof. Itair Pereira da Silva

POR QUE ESTUDAR A ADMINISTRAÇÃO ? AS TEORIAS : NOS GUIAM NAS TOMADAS DE DECISÕES; DÃO FORMA À NOSSA VISÃO DAS ORGANIZAÇÕES;

POR QUE ESTUDAR TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ? As Teorias : NOS CONSCIENTIZAM DO AMBIENTE EMPRESARIAL; SÃO UMA FONTE DE NOVAS IDÉIAS.

CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

O QUE É A ADMINISTRAÇÃO? É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.

CONCEITOS BÁSICOS ORGANIZAÇÃO: entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum.

DO QUE DEPENDE O SUCESSO DO ADMINISTRADOR? Robert Katz Depende do seu desempenho com pessoas e situações. E esse desempenho é o resultado de certas habilidades que ele possui e utiliza. HABILIDADE: Capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.

TRÊS HABILIDADES IMPORTANTES PARA O DESEMPENHO ADMINISTRATIVO BEM SUCEDIDO HABILIDADES TÉCNICAS (Conhecimentos, técnicas, métodos, equipamentos...). Ex: Habilidades em contabilidade, engenharia, em programação de computador. HABILIDADES HUMANAS (capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender atitudes, liderança, motivação). HABILIDADES CONCEITUAIS (capacidade de compreender a complexidade de toda a empresa...). Está relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações.

EFICIENTE EFICAZ ATINGE OBJETIVOS RESOLVE PROBLEMAS FAZ CERTO AS COISAS RESOLVE PROBLEMAS ÊNFASE NOS MEIOS CUMPRE TAREFAS E OBRIGAÇÕES EFICAZ FAZ CERTO AS COISAS CERTAS ATINGE OBJETIVOS ÊNFASE NOS RESULTADOS OBTÉM RESULTADOS