Glória Queiroz - gloria@uerj.br Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz - gloria@uerj.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
Pedagogia da pesquisa-ação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Pesquisa e Prática em Educação
Curso de Docência Universitária
Perfil do Profissional
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Modelos de Universidade Ênfase em Pesquisa Ênfase em Extensão Gestão Individual Acadêmico Clássico (1) Liberal Integrado (2) Gestão Institucional Institucional.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
Formação de Professores na UFMS:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Especialização em Docência do Ensino Superior
O papel do Estagio na Formação de Professores
Concepções em Educação Matemática
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Complexo e multideterminado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

Glória Queiroz - gloria@uerj.br Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz - gloria@uerj.br

Saber docente Paradigma do Professor reflexivo A reflexão - pedra angular para a formação de professores inovações Saber docente - plural – professores valorizam a experiência; pesquisadores buscam codificar saberes em ação Saber disciplinar ; Saber curricular; Saber profissional; Saber da experiência (Tardif) Conhecimento pedagogizado da matéria (Shulman) - Práticas como componentes curriculares - O lugar das teorias Dilemas práticos (Zabalza)

Dilemas Práticos Encontros entre o saber e a ação docente Refletem a natureza complexa da prática profissional Explicitados podem dar voz às práticas; identificar limites e vislumbrar possibilidades

Os sistemas complexos Compostos por múltiplos fatores que interagem de tal maneira que não se pode separá-los semidecomponíveis – diferentes componentes só podem ser definidos em função do “resto” Sistemas abertos – flutuantes sob a influência de elementos externos – condições de contorno Inovações? Flutuações de pequena escala e as que excedem certo “umbral” – Vulnerabilidade ou Resistência? Estabilidade e Instabilidade Princípio geral de evolução – por desequilíbrios e reorganizações – mudanças não graduais e não contínuas –

Complexidade X Simplicidade Plic – prega, dobra Plexo – entrelaçamento de muitas ramificações Complexus –o que foi tecido junto Diante de totalidades com propriedades que não são simplesmente um agregado de propriedades dos elementos que as compõem... Mesmo reconhecendo dificuldades, não abandonamos a análise para subsidiar mudanças.

Inovações Saber científico – da especialização ao saber que se complexifica Saber escolar – manutenção da especificação como forma de ser simples – possível de ser avaliado – pedagogia viável evita o currículo nebuloso ou pode se abrir para conteúdos de socialização? Análise da história das inovações (PSSC; Praça) Causas da eliminação de algumas inovações – Quem dá o aval para determinar sua validade – os que têm poder social? Quem são eles? Professores, Especialistas cientistas? Políticos? Administradores?

Discurso Oficial Diferenciar a Licenciatura do Bacharelado Valorizar a Licenciatura Uma Nova Epistemologia da Prática para Formar o Novo Professor Isolar a Licenciatura? Na universidade, na escola, contar com quem para a formação dos professores?

Lógica Disciplinar x Lógica Profissional Todos os PROF. UNIV. se sentem formadores ou “explicadores “ das disciplinas que lecionamos? Visão tradicional predominante - tanto pedagógica, como epistemológica e didática - Pedagogia Universitária? Dissociação entre o Ensino e a Pesquisa

Pedagogia nas séries iniciais do curso de Física

CIÊNCIA, ARTE E FILOSOFIA: A RELEVÂNCIA CULTURAL A FÍSICA

DILEMA DO FORMADOR Dois pólos: Um saber construído na ação não se aprende teoricamente na formação inicial e sim no contato com o saber da experiência de professores (escola e Un.) Há necessidade de se formar “um novo professor”, capaz de resolver situações problemáticas, flexível, interdisciplinar, inovador, autônomo. Limites da formação inicial?

Que escola? Que professores? Possibilidades: Associação a professores inovadores; parcerias; projetos negociados; Metodologia de projetos? Pedagogia de Projetos?

Outro Dilema: Aligeiramento teórico da formação? X Teorias que não chegam a ser aplicadas na prática Ir e vir entre a Prática e Teoria Saber da experiência ampliada

Mais um Dilema

Possibilidades: Um amplo núcleo comum (diferente do 3+1) O Bacharel-educador O Licenciado-pesquisador