Glória Queiroz - gloria@uerj.br Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz - gloria@uerj.br
Saber docente Paradigma do Professor reflexivo A reflexão - pedra angular para a formação de professores inovações Saber docente - plural – professores valorizam a experiência; pesquisadores buscam codificar saberes em ação Saber disciplinar ; Saber curricular; Saber profissional; Saber da experiência (Tardif) Conhecimento pedagogizado da matéria (Shulman) - Práticas como componentes curriculares - O lugar das teorias Dilemas práticos (Zabalza)
Dilemas Práticos Encontros entre o saber e a ação docente Refletem a natureza complexa da prática profissional Explicitados podem dar voz às práticas; identificar limites e vislumbrar possibilidades
Os sistemas complexos Compostos por múltiplos fatores que interagem de tal maneira que não se pode separá-los semidecomponíveis – diferentes componentes só podem ser definidos em função do “resto” Sistemas abertos – flutuantes sob a influência de elementos externos – condições de contorno Inovações? Flutuações de pequena escala e as que excedem certo “umbral” – Vulnerabilidade ou Resistência? Estabilidade e Instabilidade Princípio geral de evolução – por desequilíbrios e reorganizações – mudanças não graduais e não contínuas –
Complexidade X Simplicidade Plic – prega, dobra Plexo – entrelaçamento de muitas ramificações Complexus –o que foi tecido junto Diante de totalidades com propriedades que não são simplesmente um agregado de propriedades dos elementos que as compõem... Mesmo reconhecendo dificuldades, não abandonamos a análise para subsidiar mudanças.
Inovações Saber científico – da especialização ao saber que se complexifica Saber escolar – manutenção da especificação como forma de ser simples – possível de ser avaliado – pedagogia viável evita o currículo nebuloso ou pode se abrir para conteúdos de socialização? Análise da história das inovações (PSSC; Praça) Causas da eliminação de algumas inovações – Quem dá o aval para determinar sua validade – os que têm poder social? Quem são eles? Professores, Especialistas cientistas? Políticos? Administradores?
Discurso Oficial Diferenciar a Licenciatura do Bacharelado Valorizar a Licenciatura Uma Nova Epistemologia da Prática para Formar o Novo Professor Isolar a Licenciatura? Na universidade, na escola, contar com quem para a formação dos professores?
Lógica Disciplinar x Lógica Profissional Todos os PROF. UNIV. se sentem formadores ou “explicadores “ das disciplinas que lecionamos? Visão tradicional predominante - tanto pedagógica, como epistemológica e didática - Pedagogia Universitária? Dissociação entre o Ensino e a Pesquisa
Pedagogia nas séries iniciais do curso de Física
CIÊNCIA, ARTE E FILOSOFIA: A RELEVÂNCIA CULTURAL A FÍSICA
DILEMA DO FORMADOR Dois pólos: Um saber construído na ação não se aprende teoricamente na formação inicial e sim no contato com o saber da experiência de professores (escola e Un.) Há necessidade de se formar “um novo professor”, capaz de resolver situações problemáticas, flexível, interdisciplinar, inovador, autônomo. Limites da formação inicial?
Que escola? Que professores? Possibilidades: Associação a professores inovadores; parcerias; projetos negociados; Metodologia de projetos? Pedagogia de Projetos?
Outro Dilema: Aligeiramento teórico da formação? X Teorias que não chegam a ser aplicadas na prática Ir e vir entre a Prática e Teoria Saber da experiência ampliada
Mais um Dilema
Possibilidades: Um amplo núcleo comum (diferente do 3+1) O Bacharel-educador O Licenciado-pesquisador