Psicologia da Educação

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Transcrição da apresentação:

Psicologia da Educação 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Autores de destaque na Psicologia da Educação em Portugal Docente: Nuno Côrte-Real Discentes: Ana Fernandes, Ana Sá, Cora Vieira, Dany Gonzaga, Delfim Vieira, Fábio Bem, Helena Silva, Joana Martins, João Carronha, João Paulo Lemos, Liliana Macedo, Mariana Castro, Mariana Teixeira, Miguel Tavares, Nathaly Rocha, Pedro Ferreira, Raquel Sousa, Ricardo Pereira, Rita Ribeiro, Vanessa Neves, Verónica Silva e Vítor Ferreira.

Friso Cronológico séc. XXI séc. XVII Almeida Garrett (1799-1854) Ribeiro Sanches (1699-1783) séc. XXI séc. XVII João de Barros (1881- 1960) Luís António Verney (1713-1792)

João de Barros Nasceu a 4 de Fevereiro de 1881 Natural da Figueira da Foz Licenciado em Direito na Universidade de Coimbra Poeta, Pedagogo e Publicista Português 1908 Autor do livro A Escola e o Futuro: notas sobre a Educação 1909 Defendia a Reestruturação do Sistema Educativo Combater o analfabetismo; Promover a educação nacionalista; Preparar os indivíduos para o futuro e para a integração na sociedade. Pai do Professor Henrique de Barros Sogro do Primeiro Ministro Marcelo Caetano Faleceu a 25 de Outubro de 1960 (79 anos), Lisboa

Importância para nós professores… João de Barros Igualdade Liberdade Solidariedade Todos os alunos aprenderem de igual forma. Liberdade de ensinar (professores) e liberdade de aprender (alunos). Haver inter-ajuda entre todos os elementos da escola e transmitir esse conceito.

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII João de Barros (1881----) Luís António Verney (1713-1792)

Irene do Céu Vieira Lisboa Nasceu a 25 de Dezembro de 1892 Natural de Arruda dos Vinhos (Lisboa) Especialista em Ciências da Educação Escritora, Professora e Pedagoga 1932 Inspetora Orientadora do ensino primário e infantil Programa do departamento que reformulava de alto a baixo as funções de um órgão estatal consagrado exclusivamente para o controlo ideológico, administrativo e disciplinar dos docentes. Funções burocráticas no Instituto de Alta Cultura 1940 Afastada por recusar cargo em Braga Exilou-se por ser considerada incómoda pelas ideias avançadas Faleceu a 25 de Novembro 1958 (65 anos)

Importância para nós professores… Irene Lisboa estava inserida nos principais pedagogos portugueses que se preocuparam com a educação nas primeiras idades (4 aos 7 anos de ambos os sexos). Foram criadas escolas e houve uma especialização de professores em educação infantil. Hoje em dia, as escolas pré-primárias são muito importantes para que as crianças desenvolvam algumas das suas capacidades entes de ingressarem no 1ºCiclo. Para os profissionais de Educação Física é uma oportunidade de terem contato com crianças de idades tão elementares e um maior número de empregabilidade.

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII Silvio Lima (1904-1993) João de Barros (1881----) Luís António Verney (1713-1792)

Sílvio Vieira Mendes de Lima Sílvio Lima Sílvio Vieira Mendes de Lima Nasceu a : 5-02-1904 Faleceu a : 6-01-1993 Licenciou-se em Letras. Foi psicólogo, filósofo, professor universitário e ensaísta. Dedicou-se às questões da psicologia - experimental e à investigação da problemática do desporto.

Leccionou todas disciplinas da secção de Ciências Sociais, entre as quais destaca-se : Psicologia Escolar e Medidas Mentais; Pedagogia e Didáctica. Defende que é muito importante para o desporto haver uma função pedagógica. Contributo: No ensino de uma modalidade desportiva é necessário haver uma progressão pedagógica, ou seja, é preciso ter em conta o nível/grau de ensino de cada aluno para saber o que e como ensinar.

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Agostinho da Silva (1906-1994) Irene Lisboa (1892-1958) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII Silvio Lima (1904-1993) João de Barros (1881----) Luís António Verney (1713-1792)

George Agostinho Baptista da Silva 1906 - 1994 Criou o primeiro princípio de um verdadeiro ensino: Nada pode ser ensinado por imposição Professor como auxiliar e guia cuja função é sugerir e não impor. Não se educa a inteligência do aluno; limita-se a mostrar a forma de aperfeiçoar os seus instrumentos de conhecimento, encorajando-o ao longo da sua aprendizagem e desenvolvimento. Professor também transmite conhecimentos mas, mais importante, mostra como adquiri-los. Quinto Império: educar é dar meios de expressão à sua capacidade criadora e de comunicação

Aplicabilidade prática No processo ensino-aprendizagem, o professor como mediador. Importante a interacção com os alunos, com o objectivo de mostrar como estes podem adquirir os conhecimentos, desenvolvendo a autonomia. Professores de educação física, não podem ser autoritários e expositivos, ao ponto de não permitir o relacionamento com os outros, a comunicação, a procura da identidade, a superação, a criatividade... Nas aulas de Educação Física devemos promover a autonomia, desafiar o aluno para a descoberta, desenvolver uma atitude de investigação, permitir que compreendam a utilidade do que está a ser aprendido... Formar uma pessoa capaz de intervir, de refletir, de relaccionar com os outros.

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Agostinho da Silva (1906-1994) Irene Lisboa (1892-1958) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) séc. XXI séc. XVII Silvio Lima (1904-1993) João de Barros (1881----) João dos Santos (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792)

Desde… 1913 …até 1987 João dos santos 1951 1939 especializando-se em psiquiatria 1945 hospital Júlio de Matos 1946 Vai para França trabalhar com grandes nomes da psicologia 1951 Funda e dirige os dois primeiros centros psicopedagogicos em Portugal 1955/56/58/71/73 participa na fundação de diversas associações 1975 Casa da Praia 1979 faculdade de Psicologia de Lisboa …até 1987 João dos santos

Importância nós professores? Quem foi? Médico e psicanalista O seu trabalho centrou-se na criança e nos seus problemas e perturbações em ensino especial. Pedagogia terapêutica Importância nós professores? Como devemos proceder ao depararmo-nos com crianças com problemas Através de etapas: Observação Diagnóstico Decisão Intervenção Conclusão

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Agostinho da Silva (1906-1994) Irene Lisboa (1892-1958) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) Sergio Niza (1940) séc. XXI séc. XVII Silvio Lima (1904-1993) João de Barros (1881----) João dos Santos (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792)

Eulálio Sérgio Caldeira Niza Sérgio Niza Eulálio Sérgio Caldeira Niza Nasceu em 1940 em Campo Maior, Alto Alentejo Especializado em Psicologia Educacional, Estudos Superiores Especializados em Investigação em Educação e professor de Ensino Primário. Professor do ISPA, diretor CFPMEM, diretor da revista Escola Moderna Fundador do MEM em Portugal, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, passagem pelo Centro Helen Keller Psicologia Educacional, especialização tirada no ISPA, Lisboa – 1995; Estudos Superiores Especializados em Investigação em Educação, na Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa – 1993 ; Ensino Primário pela Escola do Magistério Primário de Évora – 1963 ISPA = Instituto Superior de Psicologia Adaptada CFPMEM = Centro de Formação de Professores do Movimento da Escola Moderna E foi professor convidado em: - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade do Porto - Universidade de Évora MEM = Movimento Escola Moderna Fundação Calouste Gulbenkian = Instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação Centro Helen Keller = Escola de vocação inclusiva de alunos portadores de deficiência visual, onde trabalhou com João dos Santos 18

Foi professor do Ensino Primário e de Ensino Especial Um dos pilares de pensamento de Sérgio Niza: educação escolar como iniciação e exercício da intervenção democrática Escola como possuidora de uma realidade social própria, e a cooperação deve acontecer em todos os quadros da comunidade escolar; Contributo: Luta contra a exclusão e a favor “da orientação inclusiva das escolas” Importância do trabalho da formação em cooperação e intervenção “uma escola capaz de se adaptar com eficácia curricular à diversidade dos seus alunos, pela diferenciação do trabalho pedagógico” - um outro pilar de pensamento de Sérgio Niza baseado no trabalho com João dos Santos, no Centro Helen Keller. Perspectiva do MEM, que centraliza a socialização no processo ensino-aprendizagem 19

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Agostinho da Silva (1906-1994) Irene Lisboa (1892-1958) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) Sergio Niza (1940) séc. XXI séc. XVII Silvio Lima (1904-1993) João de Barros (1881----) João dos Santos (1913-1987) Daniel Sampaio (1946) Luís António Verney (1713-1792)

Daniel Sampaio Nasceu em 1946 Formou-se em 1970 em Medicina na Faculdade de Medicina 1986 obtém Doutoramento na especialidade de Psiquiatria Professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental desde 2008

Foca: Anorexia, Bulimia, Sexualidade, álcool, drogas e suicídio juvenil Contributo: Conflitos dos jovens, quer nas relações escolares, quer com os pais. “O desporto apenas se recomenda, não se pode impor…” “A exploração do território fora de casa promove a autonomia e a confiança e a sujidade nas roupas não é fator de risco” Saber dizer não por parte dos pais Esta proximidade “teve como reverso uma perda de autoridade em relação aos filhos” - Daniel Sampaio ajuda-nos com a resolução de problemas atuais na gestão familiar e na relação professor-aluno. - São os pais que devem educar os seus filhos. - Por isso ao falar-se com pais e professores sejam comuns queixas de que as crianças são "indisciplinadas", "muito exigentes" ou "agressivas". 22

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Agostinho da Silva (1906-1994) José Francisco Pacheco (1951) Irene Lisboa (1892-1958) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) Sergio Niza (1940) séc. XXI séc. XVII Silvio Lima (1904-1993) João de Barros (1881----) João dos Santos (1913-1987) Daniel Sampaio (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792)

José Francisco Pacheco (A Escola da Ponte)

Quem é? Educador Português Mestre em Ciências da Educação pela FPCEUP Especialista em Música e em Leitura e Escrita Nasceu no dia 10 de Maio de 1951

Contribuição para o futuro Professor Fuga aos modelos Tradicionais Educação direcionada para a Prática Liberdade, responsabilidade e solidariedade entre os alunos Autonomia dos Alunos

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Agostinho da Silva (1906-1994) José Francisco Pacheco (1951) Irene Lisboa (1892-1958) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) Sergio Niza (1940) séc. XXI séc. XVII Silvio Lima (1904-1993) António Nóvoa (1954) João de Barros (1881----) João dos Santos (1913-1987) Daniel Sampaio (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792)

“O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente” Doutor em Educação e catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa - FPCEUL Atualização metodológica para desenvolver praticas pedagógicas mais eficientes Saber não é imutável Reciclar conhecimentos e procedimentos teóricos Melhor intervenção

Friso Cronológico Irene Lisboa (1892-1958) séc. XXI séc. XVII Agostinho da Silva (1906-1994) José Francisco Pacheco (1951) Irene Lisboa (1892-1958) Ribeiro Sanches (1699-1783) Almeida Garrett (1799-1854) Sergio Niza (1940) Luíza Cortesão séc. XXI séc. XVII Silvio Lima (1904-1993) António Nóvoa (1954) João de Barros (1881----) João dos Santos (1913-1987) Daniel Sampaio (1913-1987) Luís António Verney (1713-1792)

Luiza Cortesão Quem é? Professora Catedrática na FPCEUP; Integra o núcleo de investigação PIEF Realizou profundas reflexões Tratou problemáticas como a diversidade e multiculturalidade