PSICOLOGIA PARA ADM Aula ATITUDES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Comportamento do Consumidor
O método científico em Psicologia
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Atitudes.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
Comportamento Organizacional
Multiplicadores do Estilo de Vida Saudável.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO
ATITUDES II.
ATITUDES III.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
Profª. Selma Maria da Silva
CONFLITO INTERPESSOAL
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
O que é Liderança? Liderança
EMOÇÃO.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
QUEM É O CONSUMIDOR.
Capítulo 7 Direção.
Max Weber e as ações sociais
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Estudos sobre sociologia
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
ATITUDES.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS
Cognição nas organizações
Os veículos de mídia como sistemas sociais
ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Valores Sociais 8 diapositivos elaborados por José Portela a partir de texto de G. Rocher (1971) Sociolgia Geral, Ed. Presença.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Capítulo 7 Direção.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Introdução à Administração
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
Aspectos clínico e comportamental dos fatores de risco à saúde
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
A educação como processo social
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA PARA ADM Aula ATITUDES

DEFINIÇÃO A atitude é um conjunto de cognições sobre um objeto (idéia, coisa, pessoa), com um afeto pró ou contra, e uma predisposição para a ação.

COMPONENTES DA ATITUDES 1. Componente Cognitivo: Crenças, conhecimentos. 2. Componente Afetivo: Sentimento pró ou contra determinado objeto. 3. Componente Comportamental: predisposição íntima + situação = comportamento

ATITUDE & COMPORTAMENTO Predição. As atitudes constituem ótimas preditoras do comportamento. Ex.: Índice de intenção e de rejeição de voto.

ATITUDE & COMPORTAMENTO Resultante. O comportamento é resultante de várias atitudes. Influem diversas variáveis: 1. Como gostaria de agir (desejo). 2. Como deve agir (normas sociais). 3. Como regularmente age (hábitos). 4. Quais as conseqüências esperadas (expectativas). Interesse. Há maior correspondência entre atitude e comportamento quanto maior for o interesse no objeto atitudinal.

OUTROS PROCESSOS PSICOLÓGICOS Percepção. As atitudes influenciam a percepção da realidade. Motivação. Desencadeamento do comportamento X papel de predisponente da ação. Aprendizagem. Hipótese: O material de atitude favorável é mais fácil de ser assimilado do que aquele com atitude desfavorável.

MUDANÇA DE ATITUDE Possibilidade. As atitudes são passíveis de mudança. Interdependência. Os componentes cognitivos, afetivos e comportamentais que integram as atitudes sociais influenciam-se mutuamente em direção a um estado de harmonia. Qualquer mudança num desses três é capaz de modificar os outros.

MUDANÇA DE ATITUDE Mudança no componente cognitivo. Ex.: Campanha eleitoral / Lula. Mudança no componente afetivo. Ex.: Desavença sem razão. Mudança no componente comportamental. Ex.: quando é obrigado a fazer algo; benefícios.

VARIÁVEIS PARA A MUDANÇA DE ATITUDE Desejo. Para Hovland, Janis e Kelley (1953) é importante que se formem incentivos para a pessoa mudar de atitude. Incentivos. Os incentivos são: 1. Características do comunicador. 2. Características da forma de apresentação. 3. Características do tipo de audiência.

VARIÁVEIS PARA A MUDANÇA DE ATITUDE Características do Comunicador. 1. Credibilidade e competência. 2. Parcialidade.

VARIÁVEIS PARA A MUDANÇA DE ATITUDE Características da Forma de Apresentação. 1. Ordem de apresentação dos argumentos. 2. Apresentação ou omissão de conclusão. 3. Comunicação unilateral ou bilateral. 4. Quantidade na mudança tentada. 5. Natureza emocional ou racional da comunicação. 6. Comunicação com argumentos suscitadores de medo.

VARIÁVEIS PARA A MUDANÇA DE ATITUDE Características do Tipo de Audiência. 1. Personalidade do Ouvinte. Auto-estima. Autoritarismo. Isolamento social. Maior ou menor riqueza de fantasias. Sexo. 2. Filiação a Grupos Sociais. Identificação. Procedência.

CRENÇAS Quantidade. Possuímos centenas de milhares de crenças sobre o mundo social e físico. Influência. As crenças influem no comportamento. Sistema de crenças. É a organização de forma psicológica, e não necessariamente lógica, dentro da pessoa, de todas as suas crenças incontáveis sobre a realidade física e social.

SISTEMA DE CRENÇAS As crenças variam no grau de importância para o indivíduo. Quanto mais central uma crença, mais resistirá a mudança. Quanto mais central for a crença que mudou, tanto mais difundida as repercussões no resto do sistema de crença.

CATEGORIAS DE CRENÇAS 1. Tipo A – Crenças Primitivas – Consenso 100%. 2. Tipo B – Crenças Primitivas – Consenso Zero. 3. Tipo C – Crenças de Autoridade. 4. Tipo D – Crenças Derivadas. 5. Tipo E – Crenças Inconseqüentes.

SISTEMA DE CRENÇAS A B C D E