A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação e difusão tecnológica
Advertisements

TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Assessoria Econômica da FEDERASUL
COMPETITIVIDADE 1. Conceito Caráter sistêmico
8. EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA.
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Bibliografia: texto [11]
Diversificação como estratégia de crescimento
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
1 O Papel do BNDES na Recuperação da Competitividade Industrial na Área de TICs Rafael Oliva Assessor da Presidência do BNDES 19 de setembro de 2007 Conferência.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Condicionantes da Desigualdade de Renda no Brasil
Fundamentos de Economia
Rafael Borges Morch – Pesquisador do Gesel
Maria Olívia de Souza Ramos
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Construção civil: desempenho e perspectivas
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
“Os trabalhadores – Energia, Petróleo e Pré-sal, a indústria e Desenvolvimento” A cadeia do setor de Petróleo/Gas, petroquímico e transformados plásticos.
WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Padrões de Governança Metropolitana e de Gestão de Políticas Públicas de Interesse Metropolitano São Paulo, 13 de junho de 2012.
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Panorama Mundial da Eficiência Energética
Relatório de Dados Secundários
Industrialização e Crescimento : as leis de Kaldor
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
Aspectos Metodológicos da Avaliação de Impactos dos Projetos de Investimento no Espírito Santo Roberto M. Iglesias PUC –RJ Junho de 2009.
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Algumas observações teóricas e conjunturais Denise Lobato Gentil – Instituto de.
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Escola de Formação Política Miguel Arraes
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
Inovação no Setor de Serviços
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MATRIZ BCG.
Secretário Adjunto de Política Econômica Fernando de Holanda B. Filho Crescimento e Inovação.
Relatório de Dados Secundários
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas
Transporte Urbano nos Países em Desenvolvimento
Diferentes Visões da Concorrência
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desconcentração industrial
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
José Carlos Frederice Coordenador de Conteúdo Local Salvador, 10 de novembro de Conteúdo Local e o incentivo à indústria nacional.
A Zona Franca de Manaus – modelo de desenvolvimento e integração nacional MDIC/SDP/DESIT Manaus, Outubro de 2015.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
1 Painel IV Universalização, rentabilidade e competitividade no setor de Telecomunicações A perspectiva de um Operador SMC/banda B Arnaldo F. Tibyriçá.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006

1.INTRODUÇÃO Décadas de : Reestruturação do conjunto industrial do País, através da eliminação de empresas menos competitivas e supressão de alguns segmentos

Redução do escopo de produção não comprometeu o tecido industrial ou a sua capacidade de funcionar como um sistema integrado. Em muitos casos, proporcionou a consolidação de fornecedores especializados, que passaram a operar em escalas eficientes, se beneficiando mutuamente das capacidades coletivas.

Setores que mais se beneficiaram: metalmecânico e agronegócios. Reestruturação estimulou a adoção de bases tecnológicas apropriadas aos padrões competitivos atuais. Garantiu o desenvolvimento vigoroso da indústria metalmecânica.

Progresso tecnológico Diferenciação, aperfeiçoamento e inovação: Vetores de desenvolvimento para as empresas e para o conjunto da indústria metalmecânica. Efeito expansivo aumento da produtividade dos fatores e retransmissão dos benefícios tecnológicos entre as empresas interligadas.

1º objetivo: verificar se o crescimento da indústria metalmecânica se destaca do desenvolvimento verificado para o total da indústria de transformação do Rio Grande do Sul. 2º objetivo: identificar o quão dinâmica é a indústria metalmecânica gaúcha, no período entre 2001 e 2005, frente ao conjunto de indústrias do Estado.

2 Evolução da indústria metalmecânica do Estado do Rio Grande do Sul, 2001/2005.

3Decomposição do crescimento do complexo metalmecânico gaúcho – análise diferencial-estrutural Método diferencial-estrutural decomposição do crescimento da industria metalmecânica, permitindo verificar quanto do aumento é devido ao dinamismo do próprio setor e quanto é reflexo dos fatores que influenciam toda a indústria gaúcha. Efeito diferencial ou competitivo crescimento decorrente da própria estrutura do setor metalmecânico. Efeito estrutural ou proporcional expansão ocorrida em função da conjuntura em geral, que compreende todos os demais segmentos.

Matriz de informação: postos de trabalho A utilização de tecnologias capazes de alterar o processo produtivo tende a estimular a multiplicação de empresas de menor porte, que passam a integrar a cadeia produtiva, colaborando para que haja ampliação dos postos de trabalho. Novos processos ainda geram diversos outros tipos de empregos, enquanto que as inovações contribuem para a expansão do emprego no setor

Adoção de novas tecnologias paralelamente ao incremento do nível de emprego depende de alguns fatores: 1º Redução dos preços dos produtos, decorrente do aumento da produtividade, que estimula o aumento da demanda. 2º Aumento dos investimentos, que amplia a capacidade de produção da empresa. 3º Aumento da renda per capita, que juntamente com a redução dos preços praticados, estimula o consumo. 4º Adoção de tecnologias que ainda utilizem mão-de-obra, mesmo que seja em menores proporções e com maior qualificação profissional.

Matriz de informação:

Estado Industria de transformação Setor metalmecânico

Conclusão Elevado grau tecnológico do setor metalmecânico geração de efeitos encadeados e positivos em uma gama de atividades interligadas redução de custos de replicação do processo. Por fim, pode-se afirmar que o investimento produtivo no setor torna-se propulsor do desenvolvimento em uma série de outras atividades, gerando externalidades positivas para toda a economia.