EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Histórico da administração 1911-A administração Foi reconhecida como ciência. Surgiu como meio de solucionar problemas práticos. Intensificou-se no período da revolução industrial.
INFLUÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO Sócrates entendia a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento . Platão analisou os problemas políticos e sociais decorrente do desenvolvimento social. Aristóteles distinguiu as três formas de administração pública(monarquia, aristocracia, democracia).
INFLUÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO Igreja católica (hierarquia e autoridade). Organizações militares (aparecimento das teorias). Revolução industrial (máquina a vapor).
SIGNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO Administração vem do latim AD- (direção, tendência para) MINISTER (subordinação e obediência), que significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem.
ADMINISTRAÇÃO A administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade pluralista que se baseia no esforço cooperativo do homem por meio das organizações.
TAREFA DA ADMINISTRAÇÃO É a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz.
A Administração e o Ambiente Externo Sistema Social Sistema Político Administração Sistema Tecnológico Sistema Econômico TGA - 2009
As funções Administrativas Planejamento Controle Direção Organização TGA - 2009
As funções Administrativas Estabelecer objetivos e missão Examinar as alternativas Determinar as necessidades de recursos Criar estratégias para o alcance dos objetivos TGA - 2009
As funções Administrativas Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais Estabelecer comunicação com os trabalhadores Apresentar solução dos conflitos Gerenciar mudanças TGA - 2009
As funções Administrativas Desenhar cargos e tarefas específicas Definir posições de staff Coordenar as atividades de trabalho Estabelecer políticas e procedimentos Definir a alocação de recursos Criar estrutura organizacional TGA - 2009
As funções Administrativas Medir o desempenho Estabelecer comparação do desempenho com os padrões Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho TGA - 2009
AS TRÊS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Nível institucional Nível intermediário Nível operacional Habilidades conceituais Habilidades humanas Habilidades técnicas
AS COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR SABER FAZER ACONTECER ATITUDE SABER FAZER PERSPECTIVA CONHECIMENTO SABER
AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS DO ADMINISTRADOR HABILIDADES CONCEITUAIS HABILIDADES HUMANAS HABILIDADES TÉCNICAS CONHECIMENTO SUCESSO PROFISSIONAL PERSPECTIVA ATITUDE
AS COMPETÊNCIAS DURÁVEIS DO ADMINISTRADOR REPRESENTAÇÃO LIDERANÇA LIGAÇÃO MONITORAÇÃO DISSEMINAÇÃO PORTA-VOZ ALOCAÇÃO DE RECURSOS SOLUÇÃO DE CONFLITOS EMPREENDIMENTO NEGOCIAÇÃO Papeis interpessoais Papéis informacionais Papéis decisórios OS DEZ PAPÉIS ADMINISTRATIVOS MINTZBERG
AS VARIÁVEIS DA TGA. Organização competitividade pessoas estrutura tecnologia
TAREFA EM SALA DE AULA ESTUDO DE CASO : HABILIDADE DO ADMINISTRADOR