AULA INAUGURAL EMPREENDEDORISMO PROF. ADMILSON SANTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Planejamento estratégico de pessoas
Junho Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho Abril 2009.
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Fórum de Empreendedorismo
NOVO ESTATUTO DAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
Centrais de Negócio Sociedade de Propósito Específico
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
Aula 2 Ambiente de Marketing.
ESTRUTURA DO DEMONSTRATIVO DE RESULTADO.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
PARCERIA MÚTUA-RS E CAIXA
10 Lições para a Educação Financeira
Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade
Banco do Povo Paulista Maio, 2010.
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 5 – II PARTE Assunto: O Plano de Negócios segundo o modelo do SEBRAE Prof Ms Keilla Lopes Mestre.
Empreendedorismo e Startups
Aprendendo a montar sua empresa...
COMO se Beneficiar com as reclamações dos Clientes?
Mix de Marketing O Produto
RMP Consultoria de Negócios
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Administração de Empresas Pessoais
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Função da Administração:
I Congresso Brasileiro de Empreendedorismo na Biologia (COBEBio)
Formação Profissional IV
4 passos para a conquista do cliente
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Estratégia Organizacional
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gestão de Meios de Hospedagem
Sistemas de Informações Gerenciais
Empreendedorismo.
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Marketing de Relacionamento Aula: 02 Prof. Júlio Freschi.
Seu Agente de Mudança..
Micro Empreendedor Individual
CELSO TORQUATO JUNQUEIRA FRANCO
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Análise das Demonstrações Contábeis
Disciplina: Organização do Trabalho
Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O QUE O.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
SISTEMA CONTÁBIL PROJETO FINAL DE CURSO – INF 496 Graduando : Danilo Gonçalves Vicente Orientador : Mauro Nacif Rocha Site :
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

AULA INAUGURAL EMPREENDEDORISMO PROF. ADMILSON SANTOS

TEMAS ABORDADOS CONCEITOS COMPORTAMENTAIS E EMPRESARIAIS CONCEITOS ADMINISTRATIVOS ESTUDO E COMPORTAMENTO DE MERCADO METODOLOGIA DE ABERTURA DO NEGÓCIO MEI – MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

3

QUEM SÃO OS HEROIS ? LAR ESCOLA PAI – MÃE PROFESSORES AVÔ – AVÓ DIRETORES TIO – TIA COORDENADORES TRABALHO PATRÃO PROPRIETÁRIO

Compreendendo a Empresa Cliente

CONTEXTUALIZAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO PEQUENA EMPRESA Pequeno Empresário

Pré-Requisitos Conceituais “Atender às Necessidades do Mercado” COM FINALIDADE Obtenção de LUCRO

Pré-Requisitos Conceituais Recursos Humanos + Recursos Materiais +Recursos Financeiros + Tecnologia + Mercado + Gestão

CICLO DA HISTÓRIA EMPRESARIAL SUPERAÇÃO ASCENSÃO QUEDA INICIO

Papéis do Executivo

PAPÉIS GERENCIAIS Planejar Controlar Organizar Dirigir

PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA 1. Os seres humanos têm propensão para mudar. 2. A mudança significativa verifica-se, quando a pessoa reage de acordo os seus próprios objetivos. 3. A mudança que envolve reorganização de cada um, – na concepção de si mesmo – é ameaçadora e tende a suscitar a reação de terceiros .

PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA As mudanças que ameaçam o próprio ser , são mais facilmente percebidas e assimiladas. 5. É por meio de atos que se consegue uma mudança mais significativa. 6. A mudança é facilitada quando o sujeito participa responsavelmente, do seu processo e da sua elaboração.

PRINCÍPIOS GERAIS SOBRE A MUDANÇA 7. A mudança auto-iniciada é a que envolve toda a pessoa ou comunidade - seus sentimentos, tanto quanto a sua inteligência. É a mais durável . 8. A independência, a criatividade e auto-confiança são facilitadas, quando a auto-crítica e auto-apreciação são básicas e a avaliação feita por outros tem importância secundária.

MUDAR PARA QUE ?

MUDAR PARA QUEM ?

CULTURA COMPORTAMENTOS TECNOLOGIA HABILIDADES CLIMA ATITUDES IDEOLOGIA VALORES CONHECIMENTO CONCEITO

HABILIDADES EXECUTIVAS APRENDER A ATUAR EM GRUPO ADEQUADAMENTE COMPREENDER OS PROCESSOS GRUPAIS REVELAR OPORTUNAMENTE EXPERIÊNCIAS PESSOAIS CONHECER A SI E AOS OUTROS

CICLO DE MUDANÇAS TEMPO DIFICULDADE COMPORTAMENTO DE GRUPO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DIFICULDADE ATITUDES CONHECIMENTOS TEMPO

COMUNICAÇÃO O QUE É : É O ATO DE TORNAR COMUM UMA MENSAGEM, POR MEIO VERBAL OU NÃO VERBAL.

COMUNICAÇÃO EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM FEED BACK

COMUNICAÇÃO VERBAL NÃO VERBAL

PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS VERBAL PALAVRAS FALADAS OU ESCRITAS

NÃO VERBAL EXPRESSÃO FACIAL MOVIMENTO DOS OLHOS MOVIMENTOS DA CABEÇA COMPONENTES DA VOZ (TOM E VOLUME) GESTOS

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO BLOQUEIOS FILTRAGEM RUIDOS DISTORÇÃO SUPER VALORIZAÇÃO DA MENSAGEM

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO NÃO SABER OUVIR FALTA DE OBJETIVIDADE FALTA DE CLAREZA FALTA DE ATENÇÃO

COMUNICAÇÃO POSTURA OBJETIVA OUVIR ATIVAMENTE ENVIAR MENSAGENS CLARAS E OBJETIVAS VERIFICAR O ENTENDIMENTO CLARAFICAR E REPETIR

COMUNICAÇÃO O CONTEÚDO É SÓ PARTE DA MENSAGEM ATENÇÃO O CONTEÚDO É SÓ PARTE DA MENSAGEM O NÃO VERBAL DEFINE A MENSAGEM

SISTEMAS SENSORIAIS VISUAL AUDITIVO CINESTÉSICO

COMUNICAÇÃO NOSSA COMUNICAÇÃO É COMPLETA QUANDO MEU EQUILÍBRIO EMOCIONAL E MEU ESTADO DE ESPÍRITO ESTÃO SAUDÁVEIS.

PLANEJAMENTO DE MARKETING

O QUE SIGNIFICA MARKETING PROPAGANDA MIDIA ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO MERCADO

TENDÊNCIAS DO MERCADO É PRECISO ESTAR ATENTO AS TENDÊNCIAS DO MERCADO PARA IDENTIFICAR E PRODUZIR PORQUE MERCADO É O CLIENTE SENDO ASSIM EU PRECISO SABER O QUE ELE PENSA,COMO,ONDE E QUANDO. Ex.: caminhões, leite, refrigerante etc.

IDENTIFICAR E PRODUZIR RAPIDAMENTE PORQUE NÃO É O MAIOR QUE COME O MENOR MAS O MAIS LENTO É COMIDO PELO MAIS RÁPIDO A B C D Desempenho Preço

PRECISAMOS ..... SABER OUVIR ,TER MÉTODOS , SISTEMAS E TÉCNICAS PARA AQUILO QUE NOSSO CONSUMIDOR QUER .

NOSSO CLIENTE QUER : SER VISTO COMO CLIENTE NOVO SER RECEBIDO COM SORRISO SER ENCANTADO SER CONQUISTADO ACREDITAR EM NÓS MAIS .........

O QUE FAZEMOS ? COM A MÃO ESQUERDA PERDEMOS O NOSSO CLIENTE E COM A DIREITA BUSCAMOS O CLIENTE DA CONCORRÊNCIA

NOSSA GRANDE MÁGICA ESTA EM SABER ADMINISTRAR A EFICAZMENTE AS CONTINGÊNCIAS DE COMPRA . SABENDO CONSERVAR O CLIENTE FIEL CONQUISTANDO OS NOVOS

VIVÊNCIAS CARREFOUR PIZZA HUT PORTO ALEGRE CEZAR PARCK HOTEL

FALIDO SISTEMA G.A.B. GUÉLA A BAIXO VENDER ERA EMPURRAR EX.: VENDEDOR DE LIVROS

O PODER SAIU DA MÃO DA EMPRESA FOI PARA A MÃO DO CLIENTE ELE É QUEM MANDA ELE É QUEM PAGA O NOSSO SALÁRIO ELE É QUEM PAGA O SALÁRIO DE NOSSO CHEFE

O GRANDE PRODUTO É A INFORMAÇÃO CAPACIDADE DE CRESCIMENTO ESTA NAS MÃOS DA EMPRESA QUE SOUBER ANALISAR , DETER E FAZER USO DA INFORMAÇÃO. PARA ESTAR MAIS PROXIMO DO CLIENTE. EX.: VENDEDOR DE AUTOMÓVEL

O QUE ESPERO DO FORNECEDOR ? QUE ME RECONHEÇA COMO CLIENTE QUERO ALGUEM QUE ME CONHEÇA E SE PREOCUPE COMIGO. QUERO QUE ME DE PRAZO E PREÇO.

PRÉ VENDA TUDO QUE FAZEMOS ANTES DE VENDER PESQUISA QUEM É COMO QUER ASPECTOS DEMOGRÁFICOS ( REGIÃO) PSICOGRÁFICOS ( COMO PENSAM )

PROJETO CLIENTE FIEL PRINCIPIO DE PARETO 80 x 20 80% DOS RESULTADOS VEM DE 20% DOS CLIENTES A MARGEM DE VENDAS ESTA NOS CLIENTES MENORES 80% DOS CLIENTES ME DA 20% DE RESULTADO

PASSOS DO PROJETO 1 DIAGNÓSTICO Quem ,o que, como gosta,time que torce, tudo possível 2 OBJETIVO O que você quer , quanto você quer 3 ESTRATÉGIAS O que, como faz, quem vai ajudar, quando será feito, passos comportamentais ( PAI DO PRESO) É IMPORTANTE SER UM PROFISSIONAL

PÓS VENDA A MAIORIA ABANDONA O CLIENTE APÓS A ASSINATURA DO CONTRATO TEM MAIS ALGUMA COISA QUE EU POSSA FAZER ? COMO POSSO SERVÍ-LO ? A MAIORIA ABANDONA O CLIENTE APÓS A ASSINATURA DO CONTRATO UMA ASSISTÊNCIA AO CLIENTE QUE JÁ POSSUI NOSSO PRODUTO FICA MAIS SATISFEITO COM A MARCA.

ATENDIMENTO E FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação.

QUANTO VALE UM CLIENTE ENCANTADO? Abra a sua apresentação com um incidente chamativo. Escolha um incidente ao qual seu público esteja relacionado. A incidência será a evidência que dará suporte à ação e prova o benefício. Iniciar com um incidente motivadora irá preparar seu público para a etapa de ação seguinte.

PROGRAMA A IMPORTÂNCIA DO FOCO NO CLIENTE. QUALIDADE NO ATENDIMENTO. COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL. A IMPORTÂNCIA DO FOCO NO CLIENTE. QUALIDADE NO ATENDIMENTO. Em seguida, descreva a etapa de ação. Especifique-a, sendo claro e breve. Certifique-se de que você possa ver o público realizando a ação. Se você não puder, ele não poderá também. Seja confiante ao descrever as etapas e será mais fácil motivar o público a tomar iniciativa.

PROGRAMA POR QUE QUALIDADE REQUISITOS DA QUALIDADE COMO ALCANÇA-LA O PAPEL GERENCIAL NA QUALIDADE. Para completar a fórmula Evidência - Ação – Benefício da Dale Carnegie Training®, siga as etapas com os benefícios ao público. Considere seus interesses, necessidades e preferências. Dê suporte aos benefícios com evidência; ou seja, estatísticas, demonstrações, atestados, incidentes, analogias e exibições e você mostrará credibilidade.

DINÂMICA DO ATENDIMENTO SER ÁGIL E PRECISO SABER OUVIR PLANEJAR E ORGANIZAR EXERCER LIDERANÇA TER ESPIRITO DE EQUIPE TER ENTUSIASMO TER MOTIVAÇÃO Para fechar, descreva novamente a etapa seguida pelos benefícios. Fale com convicção e confiança e você venderá suas idéias.

NO DIA A DIA OS DESAFIOS SÃO BEM MAIORES E AS CONSEQUÊNCIAS SÃO REAIS .

NÃO BASTA ESTAR 99% CERTO SE ESTIVER 1% ERRADO TUDO VAI POR ÁGUA ABAIXO.

ERA DA TRANSITORIEDADE 70 GERAÇÕES 730 GERAÇÕES ESCRITA IMPRESSO MOTOR ELETRICO 6 2 800 GERAÇÕES

DINÂMICA DA COMPETITIVIDADE CONCORRÊNCIA ACIRRADA CLIENTE MAIS EXIGENTE FLEXIBILIZAÇÃO DO MERCADO COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL

DESREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSO DESAFIOS RISCOS MAIS ELEVADOS DESREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO CLIENTE INSTITUCIONAL NOVAS FORÇAS COMPETITIVAS NOVAS FORMAS DE RELACIONAMENTO COMPETIÇÃO NO TEMPO NOVAS TECNOLOGIAS DE PROCESSO PRODUTOS E SERVIÇOS NOVOS NOVO PREFIL DOS COLABORADORES

FOCO NO CLIENTE ENTENDER ATENDER SUPERAR AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE

ENTENDER OUVIR O CLIENTE, COMPREENDER SUAS REAIS NECESSIDADES PESQUISAR O QUE O CLIENTE QUER

ATENDER PROMOVER EXPERIÊNCIAS POSITIVAS AOS CLIENTES ATRAVÉS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

ULTRAPASSAR A LINHA DO DESEJADO SUPERAR ULTRAPASSAR A LINHA DO DESEJADO CINCO MINUTOS VINTE MINUTOS TEMPO DESEJADO TEMPO TOLERADO ENCANTAR

VERDADES DO CLIENTE CONQUISTAR UM CLIENTE NOVO CUSTA 5 VEZES MAIS QUE MANTER UM CLIENTE ANTIGO.

OS CLIENTES ANTIGOS SÃO MAIS LUCRATIVOS QUE OS NOVOS. VERDADES DO CLIENTE OS CLIENTES ANTIGOS SÃO MAIS LUCRATIVOS QUE OS NOVOS.

VERDADES DO CLIENTE CLIENTE ATRAI CLIENTE O CLIENTE INSATISFEITO NÃO RECLAMA, FAZ PROPAGANDA NEGATIVA E VAI PARA O CONCORRENTE.

VERDADES DO CLIENTE PARA CADA RECLAMAÇÃO DE 1 CLIENTE, EXISTEM OUTROS ( 26 ) COM A MESMA RECLAMAÇÃO NÃO SOLUCIONADA SÓ QUE NÃO FALARAM NADA PARA VOCÊ.

PESQUISA DA EMPRESA “X” 1985 Á 2000 16.000 RECLAMAÇÕES X 26 CLIENTES INSATISFEITOS 416.000 PESSOAS C/ PROBLEMAS NÃO SOLUCIONADOS .

PESQUISA DA EMPRESA “X” SE CADA PESSOA CONTAR PARA (22) OUTRAS PESSOAS SERIAM: 9.152.000 PESSOAS COM IMAGEM NEGATIVA DA EMPRESA “X”. 397 VEZEZ A POPULAÇÃO DE TAQUARITUBA

FOCOS VITAIS UMA BOA RELAÇÃO DE TROCA RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

PRODUTO COM VANTAGEM COMPETITIVA INTEGRADO DIFERENCIADO BÁSICO

HORA DA VERDADE É MOMENTO PELO QUAL O CLIENTE ENTRA EM CONTATO COM ALGUM ASPECTO DA ORGANIZAÇÃO E OBTEM UM IMPRESSÃO DA QUALIDADE DE SEU SERVIÇO.

CICLO DE EXCELÊNCIA HORA DA VERDADE

VOCÊ CONHECE O SEU MERCADO CONSUMIDOR ? A EXPERIÊNCIA E O CONHECIMENTO DAS PESSOAS FAZEM DEFINIR PADRÕES DE DESEMPENHO QUE VAI DO ACEITAVEL , DESEJADO, TOLERADO E ENCANTADO.

CLIENTE QUEM SÃO NOSSOS CLIENTES O QUE ELES QUEREM QUANDO QUEREM COMO QUEREM ONDE QUEREM

“QUEM MAIS OFERECE O QUE ELES QUEREM”.

POR QUE O CLIENTE VAI PARA O CONCORRENTE ?

FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE VENDEDOR MAIS RENTÁVEL NÃO TEM SALÁRIO NÃO TEM COMISSÃO FAZ PROPAGANDA GRÁTIZ TRAZ NOVOS CLIENTES DEFENDE A SUA MARCA PERANTE O CONCORRENTE

REQUISITOS DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO PESSOAS PROCESSOS TANGÍVEIS

ATRIBUTOS DA QUALIDADE PESSOAS: COMPETÊNCIA ATITUDE POSITIVA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATENÇÃO CORTESIA APARÊNCIA/ IMAGEM ACESSO

ATRIBUTOS DA QUALIDADE PROCESSOS: ADEQUAÇÃO AO CLIENTE CONFORMIDADE E CONSISTÊNCIA VELOCIDADE DE ATENDIMENTO DISPONIBILIDADE CAPACIDADE DE ATENDIMENTO FLEXIBILIDADE SIMPLICIDADE

ATRIBUTOS DA QUALIDADE TANGÍVEIS: ORGANIZAÇÃO LIMPEZA SEGURANÇA CONFORTO

RESULTADO DE PESQUISA DE MERCADO PESSOAS CORTESIA ATENÇÃO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

RESULTADO DE PESQUISA DE MERCADO PROCESSOS NÃO ESTAR ADEQUADO AS NECESSIDADES DOS CLIENTES TEMPO DE RESPOSTA AO CLIENTE

“A MAIORIA DAS RECLAMAÇÕES DAS EMPRESAS ESTÃO LIGADAS A PESSOAS E PROCESSOS”

QUANTO VALE UM CLIENTE FIEL ?

PESQUISA EM UM SUPER MERCADO R$ 300,00 P/ MÊS X 12 MESES R$ 3.600,00 X 30 ANOS R$ 108.000,00

CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO RELAÇÃO COM CLIENTE CLIENTE ENCANTAMENTO CRIAR PADRÃO DE QUALIDADE COMPREENDER O CLIENTE

PAPEL GERENCIAL NA QUALIDADE NO ATENDIMENTO DEFENSOR DO CLIENTE INTEGRADOR DE ESFORÇOS EDUCADOR DA LINHA DE FRENTE E RETAGUARDA ARQUITETO DE PROCESSOS

EDUCADOR DESENVOLVE A AUTO-ESTIMA DOS FUNCIONÁRIOS REPASSA CONHECIMENTOS APOIA A INFRA- ESTRUTURA SERVE DE EXEMPLO DELEGA AUTORIDADE ORIENTA NA TOMADA DE DECISÃO

EDUCADOR AJUDA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS AFASTA O MEDO ESTIMULA NÍVEIS ELEVADOS DE PERFORMANCE RECONHECE E RECOMPENSA ATITUDES POSITIVAS

INTEGRADOR DE ESFORÇOS DESENVOLVE ESPÍRITO DE TIME MELHORA OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO FORTALECE AS RELAÇÕES HUMANAS CONCENTRA-SE NAS NECESSIDADES DOS CLIENTES, DA EMPRESA E NÃO NA SUA PRÓPRIA NECESSIDADE

ARQUITETO DE PROCESSOS GARANTE A QUALIDADE ATRAVÉZ DA PADRONIZAÇÃO DIRECIONA OS ESFORÇOS NAS ATIVIDADES QUE SOMEM VALORES DISPONIBILIZA RECURSOS CONFORME A DEMANDA MUNITORA O DESEMPENHO DOS PROCESSOS E DAS PESSOAS PROMOVE A MELHORIA CONTÍNUA

DEFENSOR DOS CLIENTES ATUA COM OS OLHOS, OUVIDOS E VOZ DO CLIENTE PENSA COMO CLIENTE ESTÁ EM CONTATO PERMANENTE COM O CLIENTE ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO, CONSIDERA O PONTO DE VISTA DO CLIENTE MANTÉM-SE EM ESTADO DE PRONTIDÃO PREVÊ NECESSIDADES FUTURAS DO CLIENTE

Cobertura Previdenciária Condições O que é MEI Cobertura Previdenciária MICRO CRÉDITO Benefícios Custos 93

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI O QUE É MEI? É uma oportunidade para quem trabalha por conta própria conquistar cidadania e formalizar um pequeno negócio com menos burocracia e de graça. CANDIDATOS A MEI: autônomos e ambulantes que não pagam tributos, mas também não têm direitos previdenciários ou benefícios de que é formal. São 170 ocupações típicas do MEI Ex.: costureira, eletricista, jardineiro, manicure, pedreiro, pipoqueiro etc..

O CANDIDATO A MEI NO ESTADO DE SP Existem 3,4 milhões de “conta-própria” no Estado 84% tem menos de 12 anos de “estudo” 56% tem menos de 8 anos de “estudo” 71% atuam no comércio/reparação/serviços/construção; O candidato a MEI é predominantemente “urbano”: 57% estão nas (Campinas e Baixada Santista) 30% estão na Capital No interior/litoral, há forte concentração em 2 a 4 municípios Apenas 4% atuam em atividades agrícolas 97% possui televisão; 37% possui microcomputador; 26% já contribui para a Previdência Social

Distribuição dos Conta-própria por área de abrangência dos Escritórios Regionais Estado de São Paulo

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI CRIAÇÃO DO MEI: a figura jurídica do MEI foi criada pela LC 128/08 que entrou em vigor em julho de 2009, aprimorando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC 123/06). Desburocratização Desoneração Desenvolvimento Inovação Oportunidades Princípios da Lei Geral (Tripé)

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI CONDIÇÕES PARA SE TORNAR MEI: o faturamento total anual da atividade deve estar limitado a R$ 36.000,00 (Trinta e seis mil reais) no ano-calendário, de janeiro a dezembro. IMPORTANTE Além da relação de ocupações que podem aderir ao MEI, levar em conta as leis da cidade (ex.: autorização da Prefeitura para ambulantes com relação ao tipo e local da atividade). O candidato a MEI não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa.

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI TER EMPREGADOS? O MEI pode contar com 1 (um) empregado, e apenas 1, que receba um salário mínimo ou piso salarial da categoria profissional (de acordo com sindicato) o que for mais alto. Ex.: empregado pode ser marido e mulher, mãe e filha ou outro parente qualquer ou conhecido, sendo um na condição de empreendedor individual e o outro como empregado. Necessário: ter registro em Carteira de Trabalho e recolhimento mensal da guia do FGTS e informação à Previdência – GFIP.

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI Custo do Empreendedor Individual com o empregado(R$) Salário mínimo 545,00 Previdência Patronal (3%) 16,35 FGTS (8%) 43,60 TOTAL MENSAL 604,95 + Direitos trabalhistas: férias, 13º , vale-transporte, aviso prévio etc.

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI CUSTOS? A novidade do MEI: isenção de praticamente todos os tributos. Paga-se apenas uma taxa fixa de 11% do salário mínimo vigente (R$ 56,10) a título de contribuição previdenciária ao INSS, R$ 1 de ICMS e/ou R$ 5 de ISS. Valores para 2010 INSS – R$ 56,10 ICMS – R$ 1,00 ISS – R$ 5,00 Taxa de Abertura – ZERO Comércio e Indústria – R$ 57,10 (INSS + ICMS) Prestação de Serviços – R$ 61,10 (INSS + ISS) Atividades Mistas – R$ 62,10 (INSS + ICMS + ISS)

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI O MEI NÃO PAGA: Taxas e honorários para formalização ou abertura; IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica); CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro); PIS (Programa de Integração Social); COFINS (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social); IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados); CPP (Contribuição Patronal Previdenciária); A 1ª Declaração Anual de Ajuste a ser feita pelos escritórios de serviços contábeis inscritos pelo Simples Nacional ou suas entidades representativas não será cobrada (as demais serão por conta do MEI).

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI Benefícios do MEI: Cobertura da Previdência Social para o empreendedor e sua família; Segurança para desenvolver seu pequeno negócio de forma legal; Dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil; Com o CNPJ, pode emitir notas e vender para outras empresas e para o governo; Pode comprovar renda legal e financiar compras com acesso facilitado aos serviços bancários.

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI COBERTURA PREVIDENCIÁRIA E CARÊNCIAS

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI APOSENTADORIA POR IDADE: Caso mantenha o recolhimento de 11% do salário mínimo de contribuição, o empresário terá direito à aposentadoria por idade: a) atividade rural: 55 (mulher) ou 60 (homem) anos; b) atividade urbana: 60 (mulher) ou 65 (homem) anos. POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: Pode o MEI complementar o recolhimento com mais 9% do salário mínimo (R$ 41,85) via GPS. Assim, terá direito à aposentadoria por tempo de contribuição. 35 anos (homem) ou 30 anos (mulher) de contribuição. Se, por acaso, o MEI recolher o carnê mensal por exercer outra atividade, poderá continuar a fazê-lo. Ao recolher como MEI + o complemento acima, o salário-de-contribuição será maior e sua aposentadoria também. 105

CONTABILIDADE? A contabilidade formal está dispensada; O MEI tem assessoria contábil gratuita para o registro da empresa e primeira declaração anual simplificada; Depois da inscrição como MEI e dos recolhimentos mensais, a declaração anual simplificada é a única obrigação; Manter o controle em relação ao que compra e ao que vende e quanto está ganhando e gastando; Registrar, mensalmente, o total de receitas em formulário simplificado, separando as que foram efetivadas com emissão de NF (para PJ) o sem emissão de NF (para PF); Manter em seu poder as NFs de compras de produtos e serviços, para garantir a procedência legal do que se adquire bem como das NFs eventualmente emitidas. 106

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI SAÍDA DO REGIME (§ 19 do Art. 18-A) + de 1 empregado Microempresa da primeira faixa do Simples Nacional Tributação de 4% para comércio, 4,5% para indústria e 6% para serviços. + de R$ 36.000,00/ano Entrada de sócio(s) 107

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI SAÍDA DO REGIME por excesso de Receita Bruta (RB) 2º situação: Excesso de RB no 1º ano: mais de 20% (acima de R$ 43.200,00): Sai do regime. Efeito retroativo com multa e juros 1º situação: Excesso de RB no 1º ano: até 20% (até R$ 43.200,00): Sai do regime no ano seguinte 108

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ 109

FONTES DE RECURSOS – Exemplos MICROCRÉDITO FONTES DE RECURSOS – Exemplos Banco do Povo Paulista

MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA Público-alvo: empreendimentos formais e informais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas; Finalidade: investimento e capital de giro; Garantias: alienação fiduciária e/ou aval; Taxa de juros: 1% ao mês, pré-fixado

MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA

MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA

MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA

MICROCRÉDITO BANCO DO POVO PAULISTA Desempenho Operacional – Ano 2008 • 20.230 operações realizadas • R$ 77 milhões emprestados • Valor médio : R$ 3.840, • Prazo médio: 18 meses • 55% primeiro crédito Desempenho - 10 Anos 177.435 operações realizadas R$ 532 milhões Emprestados 1,30% inadimplência acima 60 dias