GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 8.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Por quê o computador na educação?
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
Katty Xiomara na Epralima. Um olhar sobre o Dia DN Chega o correio à Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e no meio de tanto envelope surge um.
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
O que é um Projeto Pedagógico? ... é o planejamento de todo o processo de aprendizado para um determinado conteúdo.
O Uso Pedagógico do Blog
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Formas de Interação.
Histórico do Monitor.
Didática: organização do trabalho pedagógico
PEDAGOGIA DE PROJETOS Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Construindo o futuro do seu filho!
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Introdução à Didática Aula 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Metodologia de projetos
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Projeto Político Pedagógico
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Elementos do plano de aula
DIDÁTICA Prof. Roney Ricardo Site Teologia e Discernimento
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Organização e desenvolvimento do HTPC
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
PROJETOS Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim. É conduzido por.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL

Introdução Ambientação: mensagem Repórteres Secretários Introdutores Bibliotecários Sintetizadores

Questionamentos O que é Pedagogia de Projetos? É a arte de ensinar através de projetos. Projeto é uma palavra que vem do latim é significa “lançado para adiante”. No dicionário Aurélio, projeto significa idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio; empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema; esboço ou risco de obra a se realizar.

Questionamentos Quais são suas características? Envolvimento do grupo – alunos e professor. É uma atividade intencional, ou seja, em que as pessoas têm intenção, vontade de fazer; Responsabilidade e autonomia – os alunos são co-responsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do projeto; Cooperação – em geral, os trabalhos são desenvolvidos em equipe; Resolução de problemas – o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução;

Questionamentos Fases – um projeto é composto por diversas fases, sendo: 1. Tópico motivador – vindo dos alunos ou do professor; 2. Formulação do objetivo central; 3. Formulação dos problemas; 4. Planejamento; 5. Execução; 6. Avaliação; e 7. Divulgação dos trabalhos. Obs.: A participação dos alunos na elaboração destas fases é imprescindível para a construção da sua autonomia, no entanto, o grau de liberdade que eles terão para isso vai depender da sua maturidade. Ex.: Na Escola da Ponte, em Portugal, os alunos do

Questionamentos Núcleo Inicial aprendem a elaborar estes projetos com os orientadores. No núcleo seguinte, eles passam a ter mais liberdade na escolha dos temas, e de todas as fases, mas há alunos que nunca saem do Núcleo Inicial; Postura do aluno – deve ser ativa, participativa. Ele deve aprender fazendo, falando, ao contrário da postura tradicional: passiva, estática; Surgimento do projeto – deve surgir dos alunos ou professores ou comunidade escolar como um todo tendo como grande ponto central o envolvimento do grupo.

Questionamentos Como surgiu esta Pedagogia? Surgiu na área de Arquitetura e Engenharia no século XVI e XVII. No século XIX, Dewey e a sua adesão ao Pragmatismo trouxe o projeto para a área pedagógica. W. H. Kilpatrick, que foi discípulo de Dewey, sistematizou a pedagogia de projetos em seu livro “The Project Method”.

Questionamentos Na Pedagogia de Projetos há conteúdo programático? Sim, pois sem conteúdo não há aprendizado. Mas não há um conteúdo inflexível ao longo do ano. Existe o risco de eu me perder do conteúdo programático estabelecido no Projeto? Sim. Por isso a necessidade de um registro, um “Diário de Bordo”, que vai acompanhar tudo o que acontece num Projeto, para serem feitos ajustes ao longo deste.

Questionamentos Qual a relação entre Projeto e Conteúdo Programático? O conteúdo está dentro dos Projetos. Nós temos que rever nosso conteúdo programático para trabalhar com Pedagogia de Projetos? Temos que ter um local onde queremos chegar, por isso, podemos ter um programa a ser cumprido, mas o projeto vai sendo formado de acordo com as idéias do grupo, que é composto pelos pais e principalmente pelos profissionais de educação e os alunos. Por isso, pode ser que tenhamos que rever os nossos conteúdos ou não. Vai depender do grupo e das necessidades.

Questionamentos A Escola Democrática é uma escola que trabalha com a Pedagogia de Projetos? Não necessariamente. No entanto, é uma Pedagogia que tem grandes afinidades com o trabalho da Escola Democrática. Mas na prática vemos o seguinte: na escola de Summerhill, na Inglaterra, não se trabalhava com projetos. Ela era democrática na área administrativa, mas na pedagógica, era tradicional. Uma diferença que podemos destacar na parte pedagógica desta escola era que o aluno poderia decidir se queria assistir aula ou não. Já na Escola da Ponte em Portugal e na Lumiar em São Paulo, trabalha-se com Projetos, se bem que de formas diferentes em cada instituição.

Questionamentos Educadores que trabalharam e trabalham com pedagogia de projetos? John Dewey, W. H. Kilpatrick, Fernando Hernández. Como retirar dos alunos seus interesses? Se utilizando de motivadores de aprendizagem, experiências científicas, etc. Um projeto exige registro? Sim. Precisamos de um “diário de bordo” para estarmos sempre vendo para onde estamos indo.

Questionamentos Qual o objetivo de terem vários projetos como exemplos em livros e sites na internet já que o caráter de originalidade é imprescindível para a elaboração de um Projeto? Quais os riscos? Servirem de orientação, de exemplo. O risco é o pessoal copiá- los, o que pode descaracterizar a Pedagogia de Projetos. Qual deve ser a postura do aluno e do professor? Do aluno: ativa, pesquisadora. Do professor: provocadora, pesquisadora.

Questionamentos Uma escola que faz um projeto sobre pintura para todas as turmas está utilizando Pedagogia de Projetos? É bem provável que não, pois, os projetos surgem com as necessidades dos alunos, professores e comunidade escolar. Além disso, é uma atividade intencional. A não ser que a escola promova uma atividade em que todas as turmas participem desta decisão, com suas dúvidas, etc, que haja o envolvimento de todo o grupo, não se está trabalhando com Pedagogia de Projetos.