XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO MARANHÃO PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS (Eixos da Formação)
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalhando com Grupos
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Universidade Federal de Uberlândia
Ensino Médio e Educação Profissional
Currículo Quais são as finalidades do curso?
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
O Projeto pedagógico da fdrp: avaliação e aprimoramento
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
O papel do Estagio na Formação de Professores
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Termo de Terminalidade
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL Prof. Fábio de Lima Beck – Unidade de Apoio Pedagógico/Agro/UFRGS Prof. Fábio de Lima Beck – Unidade de Apoio Pedagógico/Agro/UFRGS

Interesses envolvidos com currículos de nível superior 1- Estado 2- Corporações profissionais 3- Acadêmicos

Fundamentos para trabalhar com currículos de nível superior 1- Existência de um corpo teórico e metodológico consistente 1- Existência de um corpo teórico e metodológico consistente 2- Boa conexão com a realidade extra- muros 2- Boa conexão com a realidade extra- muros 3- Eficiente e permanente sistema de avaliação 3- Eficiente e permanente sistema de avaliação 4- Adequada qualificação profissional 4- Adequada qualificação profissional

Aspectos centrais da reformulação curricular do curso de graduação em agronomia. Aspectos centrais da reformulação curricular do curso de graduação em agronomia. Faculdade de Agronomia da UFRGS Faculdade de Agronomia da UFRGS

Qualificação para trabalhar com projetos curriculares 1- Representar seu departamento, mas privilegiar a compreensão da agronomia como um todo, 1- Representar seu departamento, mas privilegiar a compreensão da agronomia como um todo, 2- ter interesse pela discussão sobre a natureza e o futuro da atividade agronômica no Brasil, 2- ter interesse pela discussão sobre a natureza e o futuro da atividade agronômica no Brasil, 3- ter interesse pelo ensino no nível de graduação e pela formação de profissionais das Ciências Agrárias 3- ter interesse pelo ensino no nível de graduação e pela formação de profissionais das Ciências Agrárias 4- ter capacidade de dialogar com pontos de vista contrários, de compreender argumentações opostas e de buscar entendimentos privilegiando o todo sobre a parte. 4- ter capacidade de dialogar com pontos de vista contrários, de compreender argumentações opostas e de buscar entendimentos privilegiando o todo sobre a parte.

Resumo do Diagnóstico Geral Concepção da formação: Inflexibilidade da formação generalista e compreensão insuficiente de temas exteriores à profissão. Concepção da formação: Inflexibilidade da formação generalista e compreensão insuficiente de temas exteriores à profissão. Integração: Falta de integração entre departamentos, disciplinas e professores, causando excessiva sub- divisão de assuntos, sobreposição de conteúdos e dificuldade de compreender a profissão. Integração: Falta de integração entre departamentos, disciplinas e professores, causando excessiva sub- divisão de assuntos, sobreposição de conteúdos e dificuldade de compreender a profissão. Cargas horárias: Cargas horárias excessivas impedindo atuação como bolsista, a presença na biblioteca, e o desenvolvimento do raciocínio e do espírito crítico. Cargas horárias: Cargas horárias excessivas impedindo atuação como bolsista, a presença na biblioteca, e o desenvolvimento do raciocínio e do espírito crítico. Áreas de conhecimento ou disciplinas insuficientes como: ambiente/agroecologia; agricultura familiar; agronegócios e mercado; gestão, planejamento e extensão rural. Áreas de conhecimento ou disciplinas insuficientes como: ambiente/agroecologia; agricultura familiar; agronegócios e mercado; gestão, planejamento e extensão rural.

Currículo como cultura profissional “Do ponto de vista do aluno, o currículo representa o programa geral de aprendizagem da cultura de uma profissão: sua ética, seus valores, conteúdos e procedimentos profissionais. Quanto maior conexão houver entre os diversos níveis em que se desenvolve o currículo e mais claras estiverem para o aluno as relações entre o que ele aprende e como aplicará profissionalmente este aprendizado, mais significado cultural terão estas experiências” Fischer (1984). “Do ponto de vista do aluno, o currículo representa o programa geral de aprendizagem da cultura de uma profissão: sua ética, seus valores, conteúdos e procedimentos profissionais. Quanto maior conexão houver entre os diversos níveis em que se desenvolve o currículo e mais claras estiverem para o aluno as relações entre o que ele aprende e como aplicará profissionalmente este aprendizado, mais significado cultural terão estas experiências” Fischer (1984).

Proposta preliminar 1- Atendimento aos quatro grandes grupos de críticas contidos no Diagnóstico Geral do Currículo em vigor; 1- Atendimento aos quatro grandes grupos de críticas contidos no Diagnóstico Geral do Currículo em vigor; 2- Adequação ao conjunto de exigências das novas Diretrizes Curriculares para a Agronomia 2- Adequação ao conjunto de exigências das novas Diretrizes Curriculares para a Agronomia 3- Preservação dos atuais cinco anos de duração do curso; 3- Preservação dos atuais cinco anos de duração do curso; 4- Carga horária semanal máxima obrigatória de 24 horas; 4- Carga horária semanal máxima obrigatória de 24 horas; 5- Flexibilização do currículo, enfrentando o dilema generalista x especilaista. 5- Flexibilização do currículo, enfrentando o dilema generalista x especilaista.

Formação Essencial Obrigatória Origina-se do atual currículo, mas resulta de seleção rigorosa dos conhecimentos e habilidades essenciais para compreender a agronomia como ciência, para dominar os fundamentos da profissão do agrônomo e para sustentar a aprendizagem nas diversas áreas mais aplicadas da formação agronômica. Origina-se do atual currículo, mas resulta de seleção rigorosa dos conhecimentos e habilidades essenciais para compreender a agronomia como ciência, para dominar os fundamentos da profissão do agrônomo e para sustentar a aprendizagem nas diversas áreas mais aplicadas da formação agronômica.

Formação Essencial Obrigatória Pressupõe o forte encadeamento de aprendizagens entre disciplinas pré- requisitos, a não repetição de conteúdos e sim sua aplicação em processos de diagnóstico, de planejamento e de ação. É a parte mais estável do currículo e é cursada obrigatoriamente por todos os alunos em uma seqüência pré-definida.(ComCur/Agro/Ufrgs – 2006). Pressupõe o forte encadeamento de aprendizagens entre disciplinas pré- requisitos, a não repetição de conteúdos e sim sua aplicação em processos de diagnóstico, de planejamento e de ação. É a parte mais estável do currículo e é cursada obrigatoriamente por todos os alunos em uma seqüência pré-definida.(ComCur/Agro/Ufrgs – 2006).

Formação Diversificada Complementar Conjunto de conhecimentos e habilidades que, sustentados pela Formação Essencial Obrigatória, permite ao estudante concluir sua capacitação profissional através de complementações em diferentes áreas de desenvolvimento da ciência agronômica e da atuação profissional. Conjunto de conhecimentos e habilidades que, sustentados pela Formação Essencial Obrigatória, permite ao estudante concluir sua capacitação profissional através de complementações em diferentes áreas de desenvolvimento da ciência agronômica e da atuação profissional. Tem como função precípua permitir que o estudante faça escolhas por determinadas áreas ou campos de atuação e conclua sua graduação complementando conhecimentos e habilidades de acordo com suas preferências pessoais. Tem como função precípua permitir que o estudante faça escolhas por determinadas áreas ou campos de atuação e conclua sua graduação complementando conhecimentos e habilidades de acordo com suas preferências pessoais.

Formação Diversificada Complementar Tem possibilidades de servir como espaço de educação continuada para egressos e assim como canal direto de comunicação entre a realidade profissional e o mundo acadêmico. (ComCur/Agro/Ufrgs – 2007). Tem possibilidades de servir como espaço de educação continuada para egressos e assim como canal direto de comunicação entre a realidade profissional e o mundo acadêmico. (ComCur/Agro/Ufrgs – 2007).

Conquistas - conteúdos obrigatórios redimensionados para abordar somente o que é efetivamente essencial para a formação do agrônomo; - conteúdos obrigatórios redimensionados para abordar somente o que é efetivamente essencial para a formação do agrônomo; - reconstrução de um Núcleo de Conteúdos Básicos efetivamente útil para a Agronomia; - reconstrução de um Núcleo de Conteúdos Básicos efetivamente útil para a Agronomia; - flexibilização da oferta curricular com possibilidades de ajuste dos créditos eletivos ao interesse do aluno através das FDCs; - flexibilização da oferta curricular com possibilidades de ajuste dos créditos eletivos ao interesse do aluno através das FDCs; - novos padrões de exigência de estudo e maiores possibilidades de dedicação à biblioteca, à pesquisa, extensão, monitoria e à reflexão, como resultado da redução da carga horária em sala de aula; - novos padrões de exigência de estudo e maiores possibilidades de dedicação à biblioteca, à pesquisa, extensão, monitoria e à reflexão, como resultado da redução da carga horária em sala de aula;

Conquistas - possibilidades de educação continuada para egressos e interessados nas Formações Diversificadas Complementares; - possibilidades de educação continuada para egressos e interessados nas Formações Diversificadas Complementares; - possibilidade de o aluno “circular” pelas FDCs, desde que satisfaça os requisitos mínimos para se qualificar em cada uma delas; - possibilidade de o aluno “circular” pelas FDCs, desde que satisfaça os requisitos mínimos para se qualificar em cada uma delas; - possibilidade de criação de novas formações diversificadas, - possibilidade de criação de novas formações diversificadas, - permanente contato com a realidade extra-muros através de matrículas oferecidas à profissionais em atuação na realidade,... - permanente contato com a realidade extra-muros através de matrículas oferecidas à profissionais em atuação na realidade,...