TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Relatório de Proposta de Projeto
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
O Currículo Modelado pelos professores
Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva
Orientações sobre o Estágio II
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – 2015 SUBPROJETO 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA: SACOLA LITERÁRIA   Caroline Dornelles de Jesus (Uergs) Daniele da Silva Fonseca Fonseca (Uergs) Laíne Falconi(Uergs) Professor: Fabrício Soares Unidade de Cruz Alta/RS

Roteiro de Apresentação Resumo Introdução Metodologia A importância da literatura – diferentes pontos de vista Primeiros resultados Considerações Referências

Resumo O presente trabalho “A importância da leitura: Sacola Literária” constitui-se em um relato de experiência das vivências ocorridas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda estando articulado ao Subprojeto de Licenciatura em Pedagogia na Unidade de Cruz Alta. O Projeto didático “A importância da leitura: Sacola Literária” é desenvolvido pelas pibidianas com aproximadamente cinquenta e cinco crianças do terceiro e quarto ano do ensino fundamental e, neste contexto, as bolsistas inserem-se se em trabalho colaborativo com as professoras regentes e supervisoras da escola.

Nesta perspectiva, a leitura de história está sendo realizada e compartilhada entre a família onde os alunos levam para casa uma sacola contendo livros de histórias infantis, contos, crônicas, gibis, poesias, e um caderno de registro, onde tanto os alunos como a família podem expressar-se através de textos, desenhos e colagens. O projeto está em desenvolvimento e continuará no segundo semestre.

Introdução As aulas de Literatura Infantil estão integradas no planejamento da escola e ocorrem semanalmente, buscando estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores. O trabalho está estruturado em três (03) partes: Metodologia; A Importância da Literatura – diferentes pontos de vista; Primeiros resultados. No final, apresenta as considerações.

Metodologia Foi organizada uma sacola personalizada, por turma, contendo diferentes livros de literatura infantil que foram doados pelo Colégio Franciscano Santíssima Trindade no qual uma das autoras é estagiária e um caderno para registros.

Metodologia Em cada semana é contemplado um aluno por turma, que leva a sacola para casa, fazendo rodízio até que todos da turma tenham acesso ao material. O aluno juntamente com os pais ou responsáveis terão a oportunidade de ler os livros da sacola e depois os alunos juntamente com os pais/responsáveis poderão fazer um registro no caderno do livro escolhido.

A Importância da Literatura – Diferentes pontos de vista Vários autores apontam a importância da Literatura Infantil no contexto educativo. A literatura infantil tem por finalidade entreter, divertir, formar leitores e, principalmente formar na criança uma consciência de mundo. Na escola, mais especificamente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a utilização da literatura infantil constitui um importante recurso para se aproximar do universo infantil e como principal meio para se trabalhar variados conteúdos.

Primeiros Resultados Em sua fase inicial, o projeto tem trazido resultados positivos, estimulando o prazer e o hábito pela leitura, promovendo maior acesso aos livros, melhorando os relacionamentos na escola e na família. A professora supervisora colocou que “o projeto está sendo aceito e motivando as crianças para ler.

Primeiros Resultados As pibidianas terão que fazer mais sacolas para que todas as crianças tenham oportunidade para levar para casa (SUPERVISORA A)”. Dessa forma, no segundo semestre o projeto terá continuidade, pretendendo organizar um maior número de sacolas, visto o número de crianças serem grande.

Considerações Para as acadêmicas/bolsistas do curso de licenciatura em Pedagogia é fundamental a experiência de iniciação à docência que está sendo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, pois está contribuindo para a formação inicial com qualidade. As experiências vivenciadas tem sido de grande valia, pois a cada dia no ambiente escolar e no convívio com as crianças estamos nos constituindo docentes.

REFERÊNCIAS   ABRAMOVICH, F.  Literatura infantil: gostosuras e bobices.  5.ed.  São Paulo : Scipione, 1995. BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 3º edição, 1986. CORTES, Maria Oliveira. Literatura Infantil e Contação de Histórias. Viçosa – MG, CPT, 2006. CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (org.) Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed. 2001.

Subtítulo IV Este projeto nos permite concluir que a leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta. Quanto mais um indivíduo lê mais integrado com o seu meio estará e o trabalho de leitura com os diferentes tipos de textos devem ser utilizados sempre, dentre eles, a Literatura Infantil. A escola, portanto, torna-se um espaço específico e privilegiado onde a criança pode-se entrar em contato direto com o mundo da leitura e seus diversos gêneros literários desenvolvendo, assim, o gosto pela leitura.

Obrigado(a). e-mail: dornellescaroline@yahoo. com. br dani Obrigado(a)! e-mail: dornellescaroline@yahoo.com.br dani.silvafonseca8@gmail.com lainefalconi@gmail.com