LOGÍSTICA EMPRESARIAL X LOGÍSTICA TERRITORIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Planejamento Estratégico de Marketing
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
Planejamento de Comunicação Case: Brookfield Brasil
APL – Arranjos Produtivos Locais
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Gestão Estratégica para ONG’s
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
Internacionalização de PMEs
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Os Próximos Desafios do Setor Rural Brasileiro.
Logística e Gerenciamento da
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento
GESTÃO DE ESTOQUES PREFÁCIO INTRODUÇÃO QUESTÕES BÁSICAS
Estrutura da Cadeia de Logística
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Logística Empresarial
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Claudio L Gastal Porto Alegre, 5 de julho 2004.
Iniciando na logística empresarial
Planejamento e estratégia
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Gestão Empresarial Varejo. Gestão (Definição) Gestão (Definição) Empreendedor Empreendedor Visualizando a estrutura organizacional Visualizando a estrutura.
- LOGÍSTICA - UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FERRAMENTAS DE MARKETING
Programa Petróleo e Gás “Como empresas brasileiras podem crescer através de parceiras internacionais” Antonio Batista Coord. Unidade Petróleo - SEBRAE.
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Programas Estruturadores, Indicadores e Área de Resultados: compilação e interpretação de dados informações de documentos institucionais da SEPLAG-MG PPAG.
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Planejamento e Estratégia
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA EMPRESARIAL X LOGÍSTICA TERRITORIAL LDR – AULA 1

ALGUMAS REFLEXÕES OPORTUNIZADAS PELA LEITURA DO TEXTO “Logística,planejamento territorial dos transportes e o projeto dos Centros Logísticos Integrados no Estado de São Paulo” de Vanderlei Braga

DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL “a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALOU, 1993)

Conceito novo, remonta ao início dos anos 90, difundido a partir do processo de abertura comercial do país; O varejo e o setor automotivo lideram a modernização dos processos logísticos no País; O ritmo em que se deu o crescimento do setor não pôde ser acompanhado pelo setor público e sua capacidade de planejamento estratégico; Como consequência, todo o esforço empresarial esbarrou e ainda esbarra nos gargalos resultantes das deficiências de infra-estrutura existentes no Brasil. Para se pensar essas questões, necessário se faz a adoção de uma perspectiva mais abrangente, denominada de logística territorial.

LOGÍSTICA TERRITORIAL “o conjunto de competências infra-estruturais (transportes, comunicações, armazéns, CLI´s, EADI´S etc.), institucionais (agências reguladoras, licenciamento ambiental, concessão de serviços públicos a empresas privadas, parcerias público- privadas etc.) e organizacionais (conhecimento e estratégias) que podem conferir competitividade a um compartimento geográfico, aos agentes econômicos e cadeias produtivas que dele fazem uso” (BRAGA, 2008, p.5)

DECOMPONDO O CONCEITO TERRITÓRIO “área de um país... porção de terra... base geográfica sobre a qual há o exercício de soberania”. (NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO, 1986, p. 1669)

DECOMPONDO O CONCEITO COMPETITIVIDADE “a capacidade da firma formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permitam ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado” (FERRAZ;KUPFER;HAGUENAUER, 1995, p. 3; COUTINHO ;FERRAZ, 1995, p. 18).

MODELO ECIB (ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DA IND. BRASILEIRA) SISTÊMICO Econômicos Político institucionais Internacionais Sociais Naturais Culturais Tecnológicos Infra-estruturais ESTRUTURAL Região/Setor/Cadeias Produtivas EMPRESARIAL Empreendedor Sistemas de Gestão Teoria do Negócio