QUALIDADE: Conceitos Fundamentais e Evolução Para Joseph M. Juran, qualidade consiste em desenvolver produtos e processos para atender as necessidades dos clientes através das etapas: 1) identificação dos clientes e suas necessidades; 2) desenvolvimento de um produto que atenda as necessidades; 3) desenvolvimento de um processo capaz de fazer tal produto. A qualidade para Philip B. Crosby está fundamentada no zero defeito. O produto deve atender as especificações em 100%. W.E.Deming esclarece que a produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade. Este fato é bem conhecido por uma seleta minoria.
TQC - Controle da Qualidade Total a. É um sistema gerencial que parte do reconhecimento das necessidades das pessoas e estabelece padrões para o atendimento destas necessidades b. Visa manter os padrões que atendem às necessidades das pessoas. c. Visa melhorar (continuamente) os padrões que atendem às necessidades das pessoas, a partir de uma visão estratégica e com abordagem humanista. ... “ciência, em lugar de empirismo; harmonia, em vez de discórdia; cooperação, não individualismo; rendimento máximo, em lugar de produção reduzida; desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade”. F.W. TAYLOR Princ. de Adm. Cient.(1960)
OBJETIVO ENVOLVIDOS MEIOS PRINCIPAL CONSUMIDORES Satisfação das necessidades das pessoas Qualidade Crescimento do ser humano Produtividade Contribuição social Sem agressão EMPREGADOS ACIONISTAS COMUNIDADE MEIO AMBIENTE TQC - É o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todos os envolvidos. Itens de Controle: são índices numéricos estabelecidos sobre os resultados (problemas) de cada processo para medir sua qualidade. BENCHMARK Itens de Verificação: são índices numéricos estabelecidos sobre as principais causas que afetam determinado item de controle.