ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Anexo 1.
APO ( Escola de Administração por Objetivos)
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Administração Estratégica
Administração Estratégica
Administração por Objetivos (APO)
Teoria Neoclássica da Administração
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Processo Administrativo
Administração Aula 06 Jorge Surian
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Planejamento de comunicação.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Abrangência do Planejamento
Funções da Administração
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Aula 08 Revisão para AV1.
Aula 04 Processo Administrativo
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
- Minister (subordinação ou obediência)
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
Teoria Neoclássica.
Funções de administração
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
ROI-Retorno do Investimento em Treinamento
Teoria Geral da Administração
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Abordagem Comportamental da Administração
Planejamento Organizacional Integrado
Características Básicas das Empresas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Planejamento OrganizaçãoControle Direção AMBIENTE EXTERNO Entrada Insumos Saídas Resultados Feed - back M. BERENGUER - adm25.ppt.
Estrutura Organizacional
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Balanced Scorecard.
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Mentoring Coaching.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
AS MACROTENDÊNCIAS NA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL
ESTRATÉGIA Planejamento não é mais encarado como um diferencial gerencial, mas sim como uma ferramenta fundamental de sobrevivência das organizações modernas.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Planejamento estratégico
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO Prof. Carlos Magno

Origens: Década de 1950 com Peter Druker. Surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido.

Em 1954 com a origem da publicação de um livro por Peter Drucker e o capitalismo sofria intervenções governamentais e os lucros dos empresários sofriam quedas surgiu a necessidade de administrar de acordo com os objetivos organizacionais.

A ciência da Administração deslocou o enfoque baseado no processo e nas atividades meio para um enfoque nos resultados e nos objetivos.

Em vez de se preocupar em como administrar, passaram a se perguntar porque e para que administrar.

Essa reformulação acontece especialmente porque as pessoas e as organizações estavam mais preocupadas em trabalhar do que em atingir resultados.

(APO) é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns e definem as áreas de responsabilidades de cada um em termo de resultados esperados.

Dentro desse conceito a (APO) trabalha dentro do seguinte esquema: Gerente e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. A formulação de objetivos é consensual e participativa. 2) O gerente proporciona apoio, direção e recursos para que os subordinados possam trabalhar eficazmente. Recursos (treinamentos, habilidades, equipamentos, etc.)

3) Os subordinados passam a trabalhar para alcançar metas e cobra os recursos e meios necessários para tal fim. 4) Periodicamente gerentes e subordinados se reúnem para avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos. 5) A partir das avaliações conjuntas há uma reciclagem do processo, os objetivos reavaliados ou redirecionados, em conjunto usando os recursos necessários.

A APO apresenta as seguintes características: Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior. O Executivo e seu superior participam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos. 2) Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo deverá alcançar. 3) Interligação entre os vários objetivos departamentais. Formar uma visão de conjunto.

4) Ênfase na mensuração e no controle de resultados 4) Ênfase na mensuração e no controle de resultados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados. 5) Contínua avaliação, revisão e reciclagem de planos. É necessário uma avaliação contínua dos planos na abordagem da APO, para a correção do rumo para se alcançar o resultado esperado. 6) Participação atuante das gerencias. Há uma grande participação do superior. 7) Apoio Intensivo do staff. Exige integração e coordenação de esforços assessoria (consultoria).

A importância dos Objetivos: Proporciona uma diretriz ou finalidade comum. Permitem o trabalho em equipe e eliminam tendências individualistas. Servem de base para avaliar planos e evitam erros. Melhoram as possibilidades de previsão de futuro. Quando os recursos são escassos, ajudam a orientar e prever sua distribuição e critérios.

Critérios de escolha de objetivos Atividades com maior impacto sobre os resultados. Objetivos devem ser específicos e mensuráveis e basear-se em dados corretos. Focar objetivos na atividade e não na pessoa. Detalhar cada objetivo com metas controladas. Usar linguagem compreensível e clara. Devem concentrar-se em alvos do negócio e não dispensar atividades.

Hierarquia de objetivos: Objetivos estratégicos: Objetivos organizacionais e globais, atingem toda a organização como uma totalidade é amplo e de longo prazo. Objetivos táticos: Objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo. Objetivos operacionais: Objetivos de cada atividade ou tarefa são detalhados e de curto prazo.

ATIVIDADES: Quais sugestões você daria para diminuir custos na empresa em que trabalha? 2) Sua empresa já existe há muito tempo e está preocupada em melhorar o relacionamento com a comunidade. Quais sugestões você daria? 3) Estrada esburacadas, portos caros e lentos, burocracia na aduana (Local onde produtos não-originais da região pagam para poder entrar), encargos sociais elevados, excesso de legislação, tudo isso representa o “custo Brasil”. De que forma isso atrapalha a produtividade e a lucratividade das empresas?

4) Dois diretores discutem a respeito de redução de despesas e maior rentabilidade. Caso a alternativa para a empresa seja reduzir custo a curto prazo, o que você faria? Se a alternativa fosse obter rentabilidade a curto prazo, o que faria? Quais atividades devem ser descartadas por não trazerem benefícios para a empresa? Quais medidas alternativas você adotaria para evitar corte de pessoal?