Oferta gratuita de bens e serviços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
Advertisements

PLANO ESTADUAL DE BANDA LARGA
CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
CCAH - 30 de Julho de 2009 NOVO REGIME CONTRATOS DE CRÉDITO A CONSUMIDORES.
22 de Outubro de Direito da Comunicação Orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados Parecer n.º 26/ 2001 Parecer n.º 2/03 Autorização.
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS
REGRAS DE CONCORRÊNCIA Acordos e práticas concertadas A aplicação do n.º 3 do artigo 81.º CE 20 de Junho de 2008, ISEG Professor J. L. da Cruz Vilaça.
Situações Jurídicas.
Direito de arrependimento
Serviços Públicos Essenciais
1 O regime da contratação electrónica (Directiva 2000/31/CE )
Origens e fundamentos do Direito do Consumo
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS
Conteúdo do contrato Qualidade Cláusulas abusivas Conformidade e desconformidade Jorge Morais Carvalho.
Introdução ao Direito II
Jorge Morais Carvalho Regime legal Directiva 2008/48/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril, relativa a contratos de crédito.
Cumprimento e incumprimento do contrato de consumo Princípios gerais
Contratos no Domicilio e Equiparados (Contrato de Crédito)
Formação do Contrato e Contratos de Consumo
27 de Setembro de Princípio geral Artigo 219.º do Código Civil: Liberdade de Forma. A regra geral é, portanto, a da liberdade de forma.
_____________________
Economia Pública (Aula 5a)
Avaliação de Brindes Agosto /2001.
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
Pós-graduação em Gestão Imobiliária FEP 29 Fevereiro 2008
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
“Marketing Relacional”
Aspectos Trabalhistas nos Programas de Stock Option
CONTRATO DE TRABALHO.
E.E. PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA
Propaganda, Promoção e Publicidade
Análise do Acórdão do Tribunal da Relação do Porto, de 4 de Fevereiro de 2010.
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
Definição Legal de Franquia
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Artigo 14.º (Expressão do capital) O montante do capital social deve ser sempre e apenas expresso em moeda. Código das Sociedades Comerciais.
DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E
A NOVA ACÇÃO EXECUTIVA ORDEM DOS ADVOGADOS DELEGAÇÃO DA AMADORA 25 DE JUNHO 2009.
Documentação Comercial
CENTRALIZADORA DE PROMOÇÕES COMERCIAIS
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS
Celebração de contrato de crédito ao consumo Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa Processo 7333/
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
Regulamento das Relações Comerciais 2001 ge-see. Grandezas a medir para aplicação das tarifas Potência contratada Potência em horas de ponta Energia activa.
© Luís M.S. Oliveira
Regulação no Mercado de Banda Larga em 2005 ICP-ANACOM.
Campanha de sensibilização da UE sobre os Direitos dos Consumidores.
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
REGULAMENTO SOBRE PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS APROVADO PELA DELIBERAÇÃO N.º 044/CD/2008 Manhã Informativa 14 de Fevereiro de 2008.
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
ASPECTOS PRÁTICOS.
11/04/2017.
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS. NOÇÕES GERAIS.
ESTRATÉGIA LOGÍSTICA sucessos e fracassos
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
GRANDES OPÇÕES DO PLANO, ORÇAMENTO E PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO DE 2009.
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
11 de Outubro de Referência histórica Decreto-Lei n.º 272/87, de 3 de Julho – Capítulo II: Vendas por correspondência Directiva 97/7/CE, do Parlamento.
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
Decreto 7962, de Conhecer as particularidades do Contrato Eletrônico em uma relação de consumo; - Interpretar a aplicação do Código de Defesa do.
Seja Parceiro do BEST DEAL - O Melhor Negócio.
Licitação Lei 8.666/93.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 3.
20 de Setembro de Relevância Importância do conceito de consumidor na definição do âmbito de aplicação das normas Matérias que gravitam em torno.
Licença de Uso de Marca (UM)
Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa.
. CONTRATOS: “Contrato é um acordo celebrado entre duas ou mais pessoas, naturais ou jurídica, de direito público ou privado que, no gozo de suas respectivas.
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Promoção de Vendas Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Transcrição da apresentação:

Oferta gratuita de bens e serviços 18 de Outubro de 2010

Objectivo Promoção de um profissional Promoção de um bem ou serviço Produtor Vendedor Qualquer outro elo da cadeia de produção ou distribuição. Promoção de um bem ou serviço Promoção de um evento.

Distinção Contrato promocional (oferta aparente); Oferta gratuita de bens ou serviços propriamente dita; Oferta de bens ou serviços através de cartão de cliente; Oferta de bens ou serviços através de concurso.

Aspecto comum Aparência de comportamento altruísta. Integração nos custos de funcionamento do profissional. Repercussão no preço.

Contratos promocionais Contratos com objecto plural – inclusão de vários objectos num contrato, com a indicação de que uma parte é oferecida gratuitamente. Exemplos: venda de três pacotes de leite pelo preço de dois (ou, situação idêntica, venda de dois pacotes de leite, com oferta de um terceiro); oferta de uma lavagem do carro na compra de um conjunto de pneus; oferta de uma máquina fotográfica com a adesão a um cartão de descontos.

Oferta gratuita? Obrigações emergentes do contrato: Consumidor: pagamento do preço; Profissional: entrega de todos os bens e prestação de todos os serviços abrangidos pelo contrato. Objecto do contrato: Três pacotes de leite; Um conjunto de pneus e uma lavagem; Um cartão de descontos e uma máquina fotográfica.

Distinção dos contratos ligados Contratos promocionais: um só contrato, com vários objectos; Contratos ligados: dois contratos (imposição da celebração de um contrato para celebrar outro). Proibição de contratos ligados (artigo 30.º do Decreto-Lei n.º 143/2001)

Regime jurídico Em Portugal, esta prática é permitida (excepção: géneros alimentícios com brindes – Decreto-Lei n.º 291/2001). Contrato deve ser analisado como um todo. Aplicação a cada bem ou serviço do tipo contratual oneroso.

Casos práticos 1 – Segundo indicação do site, com a assinatura de uma revista o consumidor recebe uma placa de banda larga (oferta limitada ao stock existente). Assinada a revista, o consumidor é informado de que a placa não será fornecida. O que pode fazer? 2 – “Adquira um bilhete para o jogo da sua equipa e nós oferecemos um cachecol”. Após a aquisição do bilhete, é entregue o cachecol, mas rasgado. O que é que o consumidor pode fazer?

Oferta gratuita Permissão genérica. Excepções (tabaco, medicamentos).

Regime aplicável Atribuição de um bem ou serviço a título gratuito. Contrato de doação (artigo 957.º do Código Civil). Contrato de prestação de serviço gratuito. Aplicação das regras gerais da Lei de Defesa do Consumidor.

Cartão de fidelização ou de cliente Vantagens atribuídas: Descontos em todos ou alguns produtos; Descontos em cartão; Oferta de serviço acessório do contrato principal (entrega de bens no domicílio, estacionamento, etc.); Cheques-oferta; Prémios por troca com pontos; Brinde após a celebração de um número pré-determinado de contratos; Atribuição de oferta por cortesia comercial.

Concurso ou sorteio Alínea x) do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 57/2008. Permissão genérica (mas: v. artigo 1245.º do Código Civil e Lei do Jogo). Obrigatoriedade da entrega do prémio.

Regime jurídico Artigos 459.º e 462.º do Código Civil. Respeito pelos critérios definidos na proposta. Possibilidade de controlo da decisão. Aplicam-se as regras da Lei de Defesa do Consumidor.

Reduções de preços 18 de Outubro de 2010

Afixação do preço Obrigação de afixar o preço do bem ou serviço de forma a que este seja visível, inequívoco, fácil e perfeitamente legível (artigo 5.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 138/90, de 26 de Abril).

Liberdade de estipulação do preço Distinção entre: Liberdade de estipulação do preço; Liberdade de anunciar uma redução do preço.

Reduções de preços Decreto-Lei n.º 70/2007, de 26 de Março. Matéria entre o Direito do Consumo e o Direito da Concorrência.

Publicidade da prática comercial Referência a cinco elementos: Modalidade de venda a realizar Saldos; Promoção em forma de descontos; Liquidação. Tipo de bens ou serviços (artigo 4.º, n.º 1) Percentagens de redução (artigo 4.º, n.º 1) Data do início da redução (artigo 4.º, n.º 2) Período de duração (artigo 4.º, n.º 2)

Afixação do preço Artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 70/2007 Indicação do novo preço e o preço anteriormente aplicado ou do novo preço e a percentagem de redução. Não chega a indicação do preço anteriormente praticado e da percentagem de redução. O consumidor tem de saber o preço a pagar.

Preço de referência Artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 70/2007 “preço mais baixo efectivamente praticado para o respectivo produto no mesmo local de venda, durante um período continuado de 30 dias anteriores ao início do período de redução”

Práticas comerciais Promoções em forma de desconto. Saldos Liquidação

Promoções em forma de desconto Alínea b) do n.º 1 do artigo 3.º: “a venda promovida a um preço inferior ou com condições mais vantajosas que as habituais, com vista a potenciar a venda de determinados produtos ou o lançamento de um produto não comercializado anteriormente pelo agente económico, bem como o desenvolvimento da actividade comercial, não realizadas em simultâneo com uma venda em saldos”.

Saldos alínea a) do n.º 1 do artigo 3.º : “a venda de produtos praticada em fim de estação a um preço inferior ao anteriormente praticado no mesmo estabelecimento comercial, com o objectivo de promover o escoamento acelerado das existências, realizada em determinados períodos do ano”. Artigo 10.º, n.º 1 – comercialização de bens ou serviços em saldos só pode realizar-se entre 28 de Dezembro e 28 de Fevereiro e entre 15 de Julho e 15 de Setembro.

Liquidação alínea c) do n.º 1 do artigo 3.º: “a venda de produtos com um carácter excepcional que se destine ao escoamento acelerado com redução de preço da totalidade ou de parte das existências do estabelecimento, resultante da ocorrência de motivos que determinem a interrupção da venda ou da actividade no estabelecimento”.