Comunicação Comunicação: É a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3- Eficiência e Eficácia
Advertisements

CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Comunicação e Animação de Grupos
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Recursos Humanos I O Conflito
Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança
Curso de Gestão de Empresas
1- Administração de Pessoal
2 - Órgãos de Direcção de Pessoal
REVISÃO Comunicação Social.
Comunicação Nome. Código. José Rafael R. Bertuga
CURRICULUM VITAE CARTAS DE APRESENTAÇÃO
Análise e Gestão Escolar 2005/20061 Organização Geral do Sistema Educativo Realizado por: Ana Mafalda Pinto; Elisabete Carneiro; Lurdes Baldé; Marta Fernandes;
DISCUSSÃO x DIÁLOGO Numa discussão cada pessoa procura conseguir que sua visão seja aceite pelo outro. Num diálogo a meta não é vencer mas conseguir que.
Assessoria Organizacional e RP
Unreliable Failure Detectors for Reliable Distributed Systems
1.Consciência (Chalmers,1997)
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Comunicação Empresarial O processo de Comunicação
Redação Publicitária I
COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL
A Comunicação Material embasado no livro: “Gerenciando com as Pessoas”, de Idalberto Chiavenato.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
PRINCIPAIS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL MODERNO
Professor: Júlio Cesar
Curso de Gestão de Empresas
Meios Físicos de Transmissão
Comunicação Empresarial
Comunicação Empresarial
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
COMUNICAçÃO.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar - COPISS
PADRÃO TISS aplicaTISS Oficinas TISS
Padrão de Conteúdo e Estrutura
Janeiro/20061 / 12COE – Comércio Eletrônico Os mandamentos da Internet Flávio Augusto Martins Wanderley Professor
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
MARKETING CONTÁBIL CONSTRUINDO E VALORIZANDO A MARCA CONTABILIDADE.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Educação Visual e Tecnológica
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
PROCESSO COMUNICATIVO DIRIGIDO
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Comunicação.
Comunicação e Redação Empresarial
Conceitos Introdutórios
Comunicação Organizacional
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
1 Gestão de Projetos Comunicação em Gestão de Projetos cristianomagalhaes.wordpress.com
Escola:Coopen Série:5°ano A Aluno:João Vitor
Comportamento Organizacional
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
Linguagem escrita e falada Série: 5º ano A Escola: COOPEN Aluna: Eduarda.
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
Abril/2007 Material Elaborado por Vanessa Barros Fontes: Elementos do comportamento Organizacional – Bowdich & Buono – Ed. Pioneira, 1992 Fundamentos de.
Comunicação Implementação de Organização e Ética HISTÓRICO n Década de 20 - Movimento Neoclássico: –movimento das relações humanas, –otimização dos processos.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Comunicação: É a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. Para que a organização funcione nas melhores condições, a informação deve circular correctamente ao longo de toda a estrutura. A informação é sinónimo de poder. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

Modelo de Comunicação Ruídos Emissor Codificação Canal Descodificação Receptor Retroacção Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

Modelo de Comunicação Os elementos que constituem o modelo, são: Emissor; Informação Transmitida; Codificação; Canal; Descodificação; Receptor; Ruídos; Retroacção. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

Funcionamento do Modelo Existem obstáculos que perturbam o bom funcionamento do mecanismo, como por exemplo os ruídos ou erros de codificação ou de descodificação. O problema surge devido às diferenças de registos entre emissor e receptor. As palavras não significam a mesma coisa para ambos, o emissor e receptor possuem diferentes escalas de valor. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

Funcionamento do Modelo Efeito de halo Receptor Emissor Efeito de rejeição Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

Funcionamento do Modelo Da comparação da informação emitida com a informação recebida, resulta: O efeito de rejeição: Corresponde à parte correctamente emitida mas não recebida; O efeito de halo: Representa a informação recebida que não foi emitida. A qualidade do circuito de comunicação mede-se em relação à proporção entre: O efeito de rejeição O efeito de halo Parte correctamente transmitida Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

Tipos de Comunicação Na organização existe um vasto emaranhado de redes de comunicação. Estas, sob diversas formas e em diferentes direcções, percorrem a estrutura no seu conjunto: Comunicação pessoal/impessoal Comunicação descendente/ascendente/lateral/diagonal Comunicação escrita/comunicação oral A Comunicação não pode ser dissociada da sua relação custo/eficácia. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

As Redes de Comunicação A Qualidade das Redes: As investigações sobre este ponto são antigas; devem-se a dois autores americanos: Bavelas e Leavitt. A técnica de estudo consiste em colocar cinco pessoas em relação, atribuir-lhes uma tarefa, e em seguida medir-se a eficácia da comunicação. Distinguem-se cinco formas de rede: Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

As Redes de Comunicação Rede em cadeia: A B C D E Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

As Redes de Comunicação Rede em Y: A B C D E Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

As Redes de Comunicação Rede em círculo: B A C E D Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

As Redes de Comunicação Rede em X: A A C B E D Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

As Redes de Comunicação Redes em estrela: B A C E D Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

As Redes de Comunicação Os tipos de rede: Duas redes de comunicação coexistem na empresa: Rede Formal: Rede Informal: Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

Barreiras ao Processo de Comunicação Curso de Gestão de Empresas Barreiras ao Processo de Comunicação As barreiras à comunicação podem ser de natureza técnica, semântica e humana: Técnicas Semânticas Humanas Espaço ou distância Falhas mecânicas Disfunções eléctricas Lacunas de tempo Interferências físicas Interpretação de palavras Descodificação de gestos Significado de sinais e símbolos Sentido das lembranças Variações perceptivas Diferenças de sensibilidade Variáveis de personalidade Discrepâncias de competência Limiar de sensação Fonte: SIKULA, Andrew F. Personnel administration and human resources management. New york: john Wiley & Sons, 1976 p.99 Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006 ESTIG - 2005/2006

Barreiras à Comunicação Variáveis Intervenientes Entrada Saída Barreiras à Comunicação Ideias preconcebidas Recusa de informação contrária Significados personalizados Motivação, interesse Credibilidade da fonte Habilidade de comunicação Clima organizacional Complexidade dos canais Mensagem tal como é enviada Mensagem tal como é recebida Fonte: DUBRIN, Andrew J. Fundamentals of organizational behavior: and applied perspective. New York: Pergamon Press, 1974, p. 281 Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006