Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância

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Transcrição da apresentação:

Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância Metodologia: e-Learning Coordenação, Formadores e eTutoria: Antonieta Romão, IEFP,IP/CNQF; António Augusto Fernandes Duração: 75 horas (aproximadamente: 2, 5 meses) Acção de Formação 2-2008 Plano Geral e Calendarização Setembro Outubro Novembro Fases do Curso Dezembro 29 30 1 31 1 30 Apresentação do Curso (3 horas) Treino – Plataforma (3 Horas) Curso on-line (75 horas – 75 dias) Avaliação Final, presencial (2 h) 2 dias 31 dias 30 dias

Conteúdos - Avaliação Setembro Outubro Novembro Principais etapas 29 Dezembro 29 Apresentação e treino Realização de Fóruns Trabalho prático individual + Fórum Trabalho prático em equipa + Fórum Avaliação Contínua e Final Conteúdos - Avaliação Setembro Outubro Novembro Dezembro Principais etapas 29 Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4

Quadro de Referência do Programa Visa propiciar uma oferta de formação contínua em Avaliação na Formação Profissional e dotar o público-alvo: grupo constituído por formadores, técnicos e outros profissionais que intervêm em contextos de Educação/Formação, com conhecimentos teóricos e práticos sobre avaliação, para que fiquem habilitados, pedagogicamente, a aplicar técnicas e instrumentos aos diferentes tipos e modalidades de Avaliação na Formação Profissional e, ainda, com competências ao nível da avaliação da formação a distância, ao propiciar-lhes uma formação nesta modalidade e, aprendizagens através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). (PREVISÃO) ABERTURA E INTEGRAÇÃO NO CURSO - 6 horas (sessão presencial, prevista para 29 de Setembrode 2008 – IEFP,IP, em Lisboa, Rua de Xabregas, 52) UNIDADE DE FORMAÇÃO 1 - As Funções e a Medida na Avaliação da Formação Profissional 1.1 O que é a Avaliação e como se explica a necessidade de avaliar 1.1.1 Avaliar, Qualificar e Medir; 1.1.2 O Rendimento na Formação Profissional; 1.1.3 Níveis de Avaliação. 1.2 Modelos Qualitativos e Objectivos em Avaliação 1.2.1 Avaliação subjectiva versus objectiva; 1.2.2 Avaliação Quantitativa versus Qualitativa. 1.3 Um Sistema de Avaliação 1.3.1 Avaliação Pedagógica no Ensino/ Formação Presencial versus Ensino/Formação a Distância; 1.3.2 Avaliação por Objectivos. No final desta Unidade deverá ser capaz de: Identificar os Níveis de Avaliação; Demonstrar o que é uma avaliação subjectiva versus objectiva;Estabelecer a diferença entre os modelos de Avaliação Quantitativa e Qualitativa; Conceber um Sistema de Avaliação por Objectivos. UNIDADE DE FORMAÇÃO 2 -Técnicas e Instrumentos de Recolha de Informação e de Medida do Rendimento 2.1 Técnicas e Instrumentos de Recolha de Informação 2.1.1 Instrumentos de Recolha de Informação (Observação e Escuta); 2.1.2 Instrumentos de Medição (Testes e Provas); 2.1.3 Instrumentos de Medição do Rendimento; 2.1.4 Perguntas de Escolha Múltipla; 2.1.5 Diversos modos de construção de Perguntas de Escolha Múltipla; 2.1.6 Perguntas de Verdadeiro e Falso; 2.1.7 Perguntas de Emparelhamento; 2.1.8 Perguntas de Completamento de Frases e de Resposta Limitada; 2.1.9 Provas de Ensaio, Testes de Produção ou de Perguntas Abertas. Diferenciar o que são instrumentos de recolha de informação e de medida do rendimento; Explicar, por palavras próprias, os conceitos de observação, de instrumento de escuta, de questionário e de instrumentos de medição (testes e provas); Aplicar a situações reais os instrumentos de recolha de informação e de medida do rendimento. UNIDADE DE FORMAÇÃO 3 -Modalidades de Avaliação 3.1.Um Processo Contínuo de Avaliação 3.1.1 Avaliação de Diagnóstico; 3.1.2 Avaliação Contínua; 3.1.3 Avaliação Formativa; 3.1.4 Avaliação Sumativa e Somativa 3.2. Avaliação Aferida 3.2.1 A Aferição dos Instrumentos de Medida; 3.2.2 Fiabilidade e Validade das Provas. Reconhecer e elaborar a Avaliação de Diagnóstico; Compreender o primado da Avaliação Contínua; Construir provas que obedeçam aos fundamentos das Avaliações: Formativa, Sumativa e Somativa; Identificar os princípios básicos da Avaliação Aferida. UNIDADE DE FORMAÇÃO 4 Técnicas de Elaboração de Provas 4.1. Técnicas de Elaboração de Provas 4.1.1 A Tipologia das Provas e o Funcionamento Mental; 4.1.2 Número de Perguntas por Prova; 4.1.3 Critérios de Classificação ou de Cotação de Perguntas. Reconhecer os processos de funcionamentos mental usados na Avaliação; Identificar os diferentes tipos de Provas; Seleccionar as perguntas de acordo com os conteúdos a avaliar. AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO - 2 horas (sessão presencial, prevista para Novembro/Dezembro de 2008 , IEFP em Lisboa, Rua de Xabregas, 52) TOTAL - 75 horas