DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Maria Tereza Leopardi Mello Instituto de Economia/UFRJ
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu) Escola Nacional de Administração Pública -ENAP 2005.
PLANO DE GESTÃO.
Orçamento na CF/88 Princípios
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Tópico III – Princípios Fundamentais
DIREITO CONSTITUCIONAL II
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Organização e Estrutura do Estado
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
ÉTICA, SUS E JUDICIALIZAÇÃO
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Dos Princípios Fundamentais
Curso Direito à Memória e à Verdade
Direito Financeiro e Tributário
Gestão Estratégica na Política Pública
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Direito constitucional i
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Direito Constitucional III
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
 Inviolabilidade do direito à vida (o legislador pode regulamentar como esse direito será protegido e a partir de que momento. Em determinados casos,
Direito Constitucional e da Cidadania I
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
Politicas publicas de Educação em Saúde
Roteiro da Aula Convivência
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Ministério Público do Trabalho
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Direito à saúde e defesa do consumidor
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
ATIVIDADE URBANISTICA
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ADMINISTRADOR PÚBLICO
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Transcrição da apresentação:

DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS Prof.Me. VANDERLEI SIRAQUE E-mail: siraque@siraque.com.br 4427-6588 Site: www.siraque.com.br BIBLIOGRAFIA: ARAÚJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Curso de direito constitucional. BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito administrativo e políticas públicas.São Paulo:Saraiva, 2002. NUNES JÚNIOR,Vidal Serrano.A cidadania social na constituição de 1988: estratégias depositivação e exiibilidade judicial dos direitos sociais. São Paulo:Verbatim,2009 SIRAQUE, Vanderlei. Controle social da função administrativa do Estado:Possibilidades e Limites na Constituição de 1988. 2.ed.São Paulo:Saraiva,2008.

CONCEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS A EXPRESSÃO POLÍTICAS PÚBLICAS É POLISSÊMICA(tem vários sentidos) A ORIGEM VEM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICA O TIPO OU MODELO DE ESTADO DETERMINA, EM PARTE, O CONCEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS LIBERALISMO ECONÔMICO É CONTRADITÓRIO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CUNHO SOCIAIS, TENDO EM VISTA O PRINCÍPIO DA NÃO INTERVENÇÃO NO MERCADO ENTRETANTO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS VÃO ALÉM DO SOCIAL, MAS TODAS VISAM A COLETIVIDADE MAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS TÊM MAIS ACEITAÇÃO EM “ESTADOS FORTES’ QUE EM “ESTADOS MÍNIMOS” EM ESPECIAL NA VISÃO DAS CHAMADAS “ECONOMIAS PLANIFICADAS” AS POLÍTICAS PÚBLICAS GANHARAM MUITO ESPAÇOS NAS CONSTITUIÇÕES SOCIAIS DE DIREITO, COMO A DO BRASIL DE 1988 POLÍTICAS PÚBLICAS NÃO SE CONFUNDEM COM “PLANOS”, “PROGRAMAS”,POIS UMA POLÍTICA PÚBLICA PODE SER CONSTITUÍDA POR DIVERSOS” PROGRAMAS” OU “PLANOS” POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO “METAS COLETIVAS CONSCIENTES”(Assman)

CONCEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS POLÍTICA COM O SENTIDO DE ARTE DE GOVERNAR(GOVERNANÇA) POLÍTICA COMO ARTE DE PLANEJAR O PRESENTE E O FUTURO POLÍTICA COMO ESCOLHA DE METAS, DE OBJETIVOS VISANDO O INTERESSE COLETIVO ASSIM, A POLÍTICA É PÚBLICA, PORQUE A COORDENAÇÃO É DO ESTADO, ATRAVÉS DOS DIVERSOS ENTES DA FEDERAÇÃO, DAS SUAS FUNÇÕES BÁSICAS(Administrativa, Legislativa, Jurisdicional) E DOS DIVERSOS ÓRGÃOS PÚBLICOS. NO SENTIDO DE VISAR O INTERESSE DA COMUNIDADE, DE TODAS AS PESSOAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM SER SOCIAIS, ECONÔMICAS, DIPLOMÁTICAS E NÃO VISAM APENAS AS PESSOAS DITAS VULNERÁVEIS, MAS A TODOS ASSIM, PODE EXISTIR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA: RELAÇÕES INTERNACIONAIS(art.4º), O COMÉRCIO, A INDÚSTRIA, O SISTEMA FINANCEIRO, O TRABALHO, A SAÚDE, A EDUCAÇÃO, A SEGURANÇA PÚBLICA, CULTURA, ÍNDIO, SANEAMENTO, TRANSPORTES, TRÂNSITO, CIDADES, GÊNERO

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AS P.P(s). ESTÃO SUBORDINADAS AOS PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONF.ART.37 DA CONSTITUIÇÃO, COMO LEGALIDADE, TRANSPARÊNCIA, EFICIÊNCIA SUBORDINADA AOS PRINCÍPIOS REPUBLICANOS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS, PARTICIPAÇÃO POPULAR, CONTROLE SOCIAL E INSTITUCIONAL PARA TER EFICÁCIA E EFICIÊNCIA: GESTÃO MATRICIAL E TRANSVERSAL VISÃO SISTÊMICA, JÁ QUE ESTAMOS NUMA FEDERAÇÃO ESTÃO NORTEADAS PELOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DA REPÚBLICA E, EM ESPECIAL, PELO PRINCÍPIO DOS PRINCÍPIOS: A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

OPÇÃO POR UM CONCEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS “POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO PROGRAMAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL VISANDO A COORDENAR OS MEIOS À DISPOSIÇÃO DO ESTADO E AS ATIVIDADES PRIVADAS PARA A REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS RELEVANTES E POLITICAMENTE DETERMINADOS” (p.241,BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito administrativo e políticas públicas.São Paulo:Saraiva, 2002.)

OS GOVERNOS, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO, PODEM OU DEVEM ELABORAR PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS? ART.1º(fundamentos): II (cidadania), III(a dignidade da pessoa humana) ART.3º(objetivos): I(construir uma sociedade livre, justa e solidária), II(garantir o desenvolvimento nacional), III(erradicar a pobreza e a marginalidade e reduzir as desigualdades sociais e regionais), IV(promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade...) ART.5º( direito à vida, igualdade,, liberdade, segurança, propriedade) ART.174( planejamento da atividade econômica) NÃO É POSSÍVEL GARANTIR OS FUNDAMENTOS E OS OBJETIVOS DA REPÚBLICA E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO SER HUMANO SEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PORTANTO, OS GOVERNOS, DENTRO DE SUAS COMPETÊNCIAS(PARCELAS DE ATRIBUIÇÕES) ESTÃO OBRIGADOS A ELABORAR POLÍTICAS PÚBLICAS

MEIOS PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PLANO PLURIANUAL DE METAS(Art.165,I,§1º) LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS(Art.165,II,§2º) LEI ORÇAMENTÁRIA (PREVISÃO DE RECEITA E DESPESAS)(Art.165,III,§3º) GOVERNABILIDADE NO CONGRESSO NACIONAL, ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS E CÂMARAS MUNICIPAIS CONSCIENTIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO HEGEMONIA NA SOCIEDADE, JÁ QUE O ESTADO NÃO É NEUTRO OPÇÃO DENTRO DOS PARÂMETROS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS

DIFICULDADES PARA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS OS PODERES DO ESTADO E OS ENTES DA FEDERAÇÃO SÃO “ESTANQUES” ENTRE SI; ISTO É, FALTA TRANSVERSALIDADE E A IDÉIA DE SISTEMA FALTA CONSENSO PARA A ELABORAÇÃO DAS MATRIZES ESSENCIAIS APENAS ALGUNS SETORES DA COMUNIDADE CONHECEM OS CAMINHOS DA LEI E DO JUDICIÁRIO. ASSIM, UMA PARTE DOS MEMBROS DA COMUNIDADE CONQUISTAM DIREITOS EM DETRIMENTO DE OUTROS(EX. pessoas que tem Planos de Saúde e conseguem medicamentos de alto custo ou tratamento de alta complexidade pagos pelo SUS) PROBLEMA CULTURAL DAS AUTORIDADES E DO POVO VISÃO PATRIMONIALISTA E NÃO REPUBLICANA DA MAIORIA DOS RESPONSÁVEIS PELAS FUNÇÕES DO ESTADO, NOS TRÊS PODERES E NOS DIVERSOS ENTES DA FEDERAÇÃO PATERNALISMO, ASSISTENCIALISMO, CLIENTELISMO POLÍTICO, FISIOLOGISMO FALTA DE PLANEJAMENTO A CURTO, MÉDIO E A LONGO PRAZOS

INSTRUMENTOS JURÍDICOS PARA CONTROLAR E EXIGIR A ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIREITOS DE INFORMAÇÂO, PETIÇÃO, E CERTIDÃO (Art.5º, XXXIII,XXXIV,”a”,”b”) OS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS:MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL E COLETIVO,MANDADO DE INJUNÇÃO, AÇÃO POPULAR, AÇÃO CIVIL PÚBLICA, HABEAS CORPUS, HABEAS DATA AÇÃO DIRETA DE INCOSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

A TEORIA DA RESERVA DO POSSÍVEL X O MÍNIMO VITAL O ESTADO NÃO PODE TIRAR RECURSOS DE UM VULNERÁVEL PARA REPASSAR A OUTRO NA MESMA SITUAÇÃO OU PIOR TIRAR DOS VULNERÁVEIS PARA GARANTIR DIREITOS LEGÍTIMOS E JUSTOS DE ALGUÉM INCLUÍDO ÀS VEZES NÃO É POSSÍVEL GARANTIR UM DIREITO DE IMEDIATO PARA TODAS AS PESSOAS, MESMO SENDO UM DETERMINADO DIREITO SUBJETIVO PÚBLICO, MAS É POSSÍVEL EXIGIR DO ENTE COMPETENTE A ELABORAÇÃO DE DETERMINADA POLÍTICA PÚBLICA, COM PRAZO CERTO E DETERMINADOS CRITÉRIOS (EX. CRITÉRIO SÓCIO-ECONÔMICO, IDADE, DEFICIÊNCIA, FRAGILIDADE) ÀS VEZES NÃO É POSSÍVEL EXIGIR DO ESTADO SEGURANÇA PÚBLICA INDIVIDUAL (OBRIGAÇÃO DE MEIO E NÃO DE FIM), MAS É POSSÍVEL EXIGIR IGUALDADE REAL DE TRATAMENTO , COMO DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS E DOS EFETIVOS POLICIAIS, INVESTIGAÇÃO ADEQUADA DOS DELITOS, CRITÉRIOS JUSTOS ENQUANTO ALGUMAS POLÍTICAS PÚBLICAS EXPLÍCITAS OU IMPLÍCITAS NA CONSTITUIÇÃO OU EM OUTRAS NORMAS PODEM ESPERAR UM DETERMINADO TEMPO PARA A IMPLEMENTAÇÃO, TENDO EM VISTA A RESERVA DO POSSÍVEL, OUTRAS NÃO PODEM TENDO EM VISTA O RISCO IMEDIATO PARA O SER HUMANO SUJEITO DE DETERMINADOS DIREITOS FUNDAMENTAIS (como a vida, a dignidade)

DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

AS POLÍTICAS PÚBLICAS TÊM CONTEÚDOS DIVERSOS, CONFORME O TIPO DE ESTADO E A MANEIRA DE INTERPRETAR AS NORMAS JURÍDICAS? O administrador público tem grau maior ou menor de discricionariedade para construir políticas públicas, conforme as opções das normas constitucionais ou infraconstitucionais Tendo em vista a polissemia dos fundamentos, dos objetivos e dos direitos fundamentais que são de conteúdo jurídico indeterminados.Portanto, dependentes de interpretações diversas Logo, o conteúdo das políticas públicas é determinado pelos ideais vigentes em determinada época, tanto no Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Ciência do Direito,comunidade As normas jurídicas trazem em seus conteúdos conceitos de políticas públicas ou são os “marcos legais” dos ideais de políticas públicas

CONCEITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS A EXPRESSÃO POLÍTICA PÚBLICA