“Apoio ao Aluno Para Sucesso

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Transcrição da apresentação:

“Apoio ao Aluno Para Sucesso da Aprendizagem”

Planejamento, Estruturação e Gestão de Curso e Disciplina a Distância Mini-curso Planejamento, Estruturação e Gestão de Curso e Disciplina a Distância Janae Gonçalves Martins, Dra (janaegm@gmail.com) Fernando José Spanhol, M.Eng. (spanhol@led.br)

ROTEIRO Histórico; Conceitos; Tecnologias básicas; Visão de Procesos;

Produzindo Tecnologias O tambor, a fumaça, a dança, os gestos, o olhar, o som da voz.... Desde os tempos mais remotos, o homem vem Produzindo Tecnologias

1970 Tec. Tec. de Treinamento Instrutor Meio Ambiente Mainframe Terminal de impressora Transistor A maioria altamente técnicos Sem experiência em treinamento A necessidade de se especializar cada vez mais no ensino Fornecido fita cassete para aquisição da teoria Prática de sistema em sala de aula O estrondo da Tecnologia da Informação

1995 Tec. Tec. de Treinamento Instrutor Meio Ambiente Online tele-tutoring passa de “fixador” para “provedor de soluções” De instrutor para tutor e facilitadror Internet Videoconferência

2005 Tec. Tec. de Treinamento Instrutor Meio Ambiente

TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO Uso da tecnologia como meio de suporte de processos que visam melhorias nos procedimentos existentes na educação.

TECNOLOGIA(S) Mídia: teleconferência, videoconferência, meios digitais – http, vídeo; Hardware: PC, palmtops, celular, TV, …; Comunicação: Com fio, sem fio (wireless); Processos: modelos, atividades, metodologias; Sistemas de Informação: desenvolvimento voltado à web, java, banco de dados, entre outros;

Recursos Didáticos Material Impresso Telefone Fax TV/Vídeo/DVD Teleconferência Videoconferência Computador TV Digital Internet AVA

Educação a Distância - EaD A EaD é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes. (Arétio, in Ibánez, 1996, p. 10)

GERAÇÕES DE EAD 1ª Geração de EaD: surge em 1904 Ensino por correspondência 2ª Geração de EaD: 1970 e 1980 Rádio-educação e a Teleducação – via satélite e kits de materiais impressos 3ª Geração de EaD: 1996 Internet 4ª Geração de EaD: ??

O Caminho trilhado em EaD por algumas instituições internacionais

Início de atividades em EaD no Brasil Ano Instituição/Programa 1904 Lançamento de cursos por correspondência anunciados em jornais do RJ 1922 e 1925 Rádio Sociedade do RJ (Roquete Pinto) 1978 MEC e Fundação Roberto Marinho: Telecurso 2º Grau e Supletivo do 1º Grau atualmente Telecurso 2000 1995 Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC): Pós-Graduação via videoconferência

VÍDEO-AULA E MATERIAL IMPRESSO                                       

TELECONFERÊNCIA

VIDEOCONFERÊNCIA Discada - IP                                              

VÍDEOCONFERÊNCIA Vídeo usando LIBRAS

VÍDEO STREAMING

MEIOS DIGITAIS

VÍDEO STREAMING (ii): vídeo-chat

CONTEÚDO: ANIMAÇÕES

REALIDADE VIRTUAL

Educação através de Aventura

Jogos; Cabri-géomètrec; Logo; RPG; Resolução de Problemas

Estruturação da Educação a Distância

Estruturação da Educação a Distância Definição dos objetivos/finalidades macro da EaD e,as especificidades de cada setor, bem como indicação das tecnologias e recursos humanos pertinentes. Apresentação dos diversos setores operacionais e seus relacionamentos (organograma); Indicação/revisão layout da programaçao visual;

Estruturação da Educação a Distância Quadro de pessoal necessário com devidas atribuições das atividades de cada um, formação acadêmica e competências desejáveis para atuação em cada área; Programa de capacitação e aperfeiçoamento (inicial e continuado) para toda a equipe, em suas áreas específicas (elaboração de conteúdos, tutoria, editoração/reprodução de mídias etc.); Customizaçao da plataforma específica para EaD, integrado ao site institucional.

Estruturação da Educação a Distância Metodologia para concepção Papel da Educação a Distância: Como planejá-la? Como estruturá-la? Como obter resultados concretos? Educação Corporativa ? Desenvolvimento de Competências Individuais e Organizacionais Consecução da Estratégia e Aumento do Desempenho Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

Planejamento da Educação a Distância Corporativa Conhecer a Estratégia Organizacional 1o Passo Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual 2o Passo 3o Passo Diagnosticar a Cultura Organizacional 4o Passo Mapear as Competências Organizacionais e individuais Estabelecer a Estratégia de educação à distância 5o Passo Próximas etapas Definições Táticas Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

Estruturação da Educação a Distância 1º Passo: Conhecer a Estratégia Organizacional Conhecer integralmente o foco do negócio de sua organização; Conhecer detalhadamente o planejamento estratégico e as táticas de sua organização; Saber como se dá o processo de planejamento estratégico; Acessar e apoiar os agentes decisores do banco para um melhor planejamento da organização. Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

Estruturação da Educação a Distância 2º Passo: Identificar o Sistema de Aprendizagem Atual Analisar o sistema de aprendizagem atual, elegendo competências envolvidas, processos de planejamento educacional e verificação de resultados obtidos; Identificar as lacunas entre o sistema de aprendizagem atual e a estratégia organizacional existente; - Em 80% dos casos, a estratégia de aprendizagem é inadequada (VINTEN, 2000). Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

Estruturação da Educação a Distância 3º Passo: Diagnosticar a Cultura Organizacional Implantação da EaD = Mudança Organizacional Cultura Organizacional Uma das principais variáveis influenciadoras do sucesso ou fracasso na operacionalização de mudanças organizacionais. Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

Estruturação da Educação a Distância 3º Passo: Diagnosticar a Cultura Organizacional (continuação) Invisíveis a olho nu mas determinantes: - Sua percepção sobre EaD; - Valores; - Sentimentos; - Estrutura de poder informal. Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

Estruturação da Educação a Distância 3º Passo: Diagnosticar a Cultura Organizacional Cultura favorável à Educação a Distância (EaD) Aprendizagem permanente; Organização focada no desenvolvimento de competências; Valorização do on-the-job learning; Descentralização no planejamento de carreira; - Foco na gestão do conhecimento; Foco na autonomia; - Apoio da alta gerência; Aprendizagem integrada a sistemas de RH. Fonte: Fatores Críticos de Sucesso para Implantação da EaD nas Organizações (STEIL, A 2002).

Estruturação da Educação a Distância 4º Passo: Mapear as Competências Organizacionais e Individuais A partir da estratégia organizacional, mapear um conjunto de competências organizacionais e individuais. Conjunto de características organizacionais que tem o potencial de garantir a consecução exitosa de sua estratégia. Inclui valores, conhecimentos, habilidades, capital estrutural e de clientes. Competências Organizacionais Mapear e descrever os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o alcance dos objetivos organizacionais e associá-los a diferentes cargos e/ou atividades organizacionais. Modelo de Competências Competências Mapeadas Banco de Competências

Estruturação da Educação a Distância 4º Passo: Mapear as Competências Organizacionais e individuais (continuação) Objetos de Conhecimento Módulos de Conteúdo Módulos de EaD Gestão do Conhecimento Gerenciamento dos ativos de conhecimento da organização para que esses estejam disponíveis a todos que necessitam dentro da organização, a qualquer momento. Banco de Competências Portal Corporativo do Conhecimento

Estruturação da Educação a Distância 5º Passo: Estabelecer a Estratégia de EaD - Identificar oportunidade ou problema a ser equacionado (o que se quer com a EaD); - Especificar o relacionamento entre a política aprendizagem e outros subsistemas organizacionais; - Estabelecer antecipadamente como os resultados serão avaliados; - Garantir uma compreensão global dos pressupostos de EaD; Estabelecer o escopo - Será interno ou envolverá a cadeia produtiva?

Exemplos de “Melhores Práticas” em Planejamento de EaD Corporativo Cisco Systems, IBM, Dell Computers, GTE, Shell, Unipart, Rockwell Collings, U.S. Navy EaD focada no negócio Planejamento detalhado e criterioso Suporte e comprometimento da alta gerência Integração da EaD com outras estratégias: GC, carreira e avaliação de desempenho Forte endomarketing Redução de custos com capacitação (BOWLES, 2002)

Exemplos de “Melhores Práticas” em Planejamento de EaD Corporativo Cisco Systems, IBM, Dell Computers, GTE, Shell, Unipart, Rockwell Collings, U.S. Navy Equilíbrio nas fontes de conteúdo: pacotes prontos, desenvolvimento customizado e desenvolvimento interno Desenho instrucional cuidadoso – Aprendizagem 1o; Tecnologia 2o. Estabelecimento de parceria com a área de tecnologia da informação Apropriado mix de atividades on-line e presenciais Gerenciamento por competências (BOWLES, 2002)

EaD - Tijucas EaD – Bal. Camboriú

Princípios Didáticos Autonomia; Aprendizagem colaborativa e cooperativa; Interação e interatividade; Avaliação contínua e diagnóstica.

Autonomia É estimulada quando os estudantes compreendidos como seres autônomos, gestores de seu processo de aprendizagem, capazes de se autodirigir e autoregular. Interdependência Compartilhamento Responsabilidade Aprender a aprender

Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa É a relação compartilhada que se estabelece entre os participantes para realização de atividades de interesse comum. Integração Coletividade Compartilhamento Equipes Atividades interativas Diálogos

Interação e Interatividade Envolve a troca constante das experiências do grupo por meio de ferramentas e atividades organizadas. Participação Partilha INERENTE A APRENDIZAGEM

Interação dos Atores do Processo Coordenador; Professor(a); Aluno(a); Apoio técnico; Articulação pedagógica.

A mediação Pedagógica em EaD: professor - aluno A mediação pode se manifestar quando o professor: - Possibilita ao aluno adoção de métodos auxiliares para responder as atividades; - Propõe situações que, estando além das capacidades e conhecimentos já dominados pelos sujeitos, evidenciam o início rudimentar de novas habilidades. (MEDEIROS, 2003)

A mediação Pedagógica em EaD: professor - aluno A mediação pode se manifestar quando o professor: - Possibilita ao aluno adoção de métodos auxiliares para responder as atividades; - Propõe situações que, estando além das capacidades e conhecimentos já dominados pelos sujeitos, evidenciam o início rudimentar de novas habilidades (MEDEIROS, 2003).

A mediação pedagógica em EaD: professor - aluno A mediação pedagógica do professor torna-se fundamento-chave das ações de todos os envolvidos no processo educacional. As várias formas de linguagem, os artefatos culturais, como, por exemplo, o computador a Internet, etc.

Processos: Evolução Histórica do Paradigma Educacional

Possibilidades da Educação a Distância Inclusão social Novas formas de construção do conhecimento (pró-atividade) Novas formas de Interatividade (tecnologias de comunicação) Flexibilizar formatos de oferta de cursos Reutilização de conteúdos Domínio de ferramentas tecnológicas Valorização do autodidatismo e a velocidade do aprendizado Valorização do trabalho em equipe, negociação, capacidade de síntese, criatividade

Interação do Aluno Interação com a interface do curso; Interação com os conteúdos para adquirir a informação necessária para formar a base do conhecimento; Interação entre colegas; Interação com o “professor” e com “especialistas”; Interação com redes sociais; Interação com o seu contexto.

Avaliação “A avaliação é um contínuo desafio ao processo ensino-aprendizagem, pois além dela revelar a postura do educador e os princípios que norteiam a sua prática pedagógica, favorece “a tomada de decisões e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes” (UNIVALI - ProEn, 2002, p. 91)

Avaliação Interações entre: alunos X professores, aluno X aluno, aluno X conteúdo, aluno X tecnologia.

Formas de avaliação para EaD Avaliação presencial Avaliação a distância Avaliação mista Auto-avaliação

Formas de avaliação para a EaD Avaliação presencial O Decreto 2.494 de 1998, no seu artigo 7o, determina que a avaliação do rendimento do aluno, para fins de promoção, certificação ou diplomação, realizar-se-á no processo por meio de exames presenciais, de responsabilidade da Instituição credenciada para ministrar o curso, segundo procedimentos e critérios definidos no projeto autorizado. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2002)

Avaliação em EaD Aluno Ambiente de Aprendizagem Avaliação Professor Fonte: Adaptado de Freitas (2001)

Avaliação em EaD A avaliação mista É aplicada tanto a distância como de modo presencial, durante a realização de um curso ou disciplina.

Avaliação em EaD Auto-avaliação   Integra unidades didáticas ou módulos. Exercícios construídos pelo professor, realizados e corrigidos pelo próprio aluno, com gabaritos on-line ou presentes no material impresso.

Critérios de avaliação Devem ser definidos previamente e estar de acordo com os objetivos traçados no Plano de Ensino CATEGORIAS: raciocínio; habilidades de compreensão e análise; habilidade de síntese; método de trabalho; atitudes; (BORBA,1999)

Planejamento em EaD O planejamento envolve reflexividade crítica sobre os objetivos e as metas que se deseja alcançar. Ele permite a intervenção pedagógica de forma mais pontual.

Planejamento em EaD Envolve variáveis de duas naturezas: macro micro Souza (1999)

Macro planejamento objetivos da instituição; finanças; equipe de gestão e técnica-educacional multidisciplinar; recursos em Tecnologia da Informação - TI; fornecimento de produtos em TI; apoio aos estudantes; análise da estrutura.

Micro planejamento Uma metodologia de trabalho em EaD envolve: pedagogos, designers, especialistas de conteúdo, em TI entre outros.

Projeto Meneghel (2002) define nove fases na etapa de projeto de um curso a distância: decisão do assunto do curso; definição do perfil do aluno; descrição do módulo: conteúdo, objetivos, avaliação da aprendizagem;

Projeto listagem dos recursos; definição do estilo do curso na Internet; descrição da seqüência do módulo; decisão dos recursos e das ferramentas; desenho dos storyboards; integração storyboards e ambiente de aprendizagem.

que são responsáveis pela Implementação A implementação deve considerar: objetivos, necessidades, perfil dos alunos e professores, conteúdo e limitações técnicas. Envolve grupos específicos que são responsáveis pela execução e manutenção do projeto.

LOGÍSTICA DE PROCESSOS

Solução Produtos Serviços EaD Graduação, Sequencial Cursos de Especializa- ção Cursos de Capacitação Instructional Design Formação, capacitação e gestão da equipe de suporte ao aluno a distância Preparação/adequação de material didático (impressso, videoaula, CD-ROM,...) Capacitação de professores Gestão de projeto de EaD Formação de profissionais para EaD Tecno-logias Plataforma: (LMS) Conteúdo Personalização do LMS Acessiblidade e Usabilidade Digital Desenvolvimento de recursos sob-demanda Integração com sistemas legados Produção de conteúdos digitais Gestão de projetos

Solução Produtos Serviços Portais de conhe-cimento Framework para criação de portais Produção de conteúdos digitais Consultoria e treinamento em tecnologias para desenvolvimento de portais Desenvolvimento de portais sob demanda Design gráfico para web Desenv. de Sistemas Sistemas para segurança de informa-ção Gestão de projetos de desenvolvimento de sistemas Consultoria e treinamento em tecnologias para desenvolvimento de sistemas

Janae Gonçalves Martins Obrigado!! Janae Gonçalves Martins janaegm@gmail.com Fernando José Spanhol spanhol@led.br