Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
P A percepção dos riscos é homogênea?
Advertisements

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA
II Fórum Agência Seg News - Direito do Seguro na Criação de Produtos e na relação com os Segurados Palestra: Formação e Especialização Profissional em.
Aspectos Internacionais do Seguro
Estratégias da Produção
Quadro Institucional de Resseguros Origem e situação atual
Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: Relatório da administração, demonstrações.
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Miguel Fonseca de Almeida
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Unidade 04 Modelo de associação com fornecedores parcerias
Modulo 21 Nuno Silva.
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
Personal Lines.
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Internacionalização de PMEs
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
1 Ministério da Fazenda SUSEP - Superintendência de Seguros Privados 1 Marco Regulatório do Mercado de Resseguros Murilo Matos Chaim Ministério da Fazenda.
Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro Agosto 2007.
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
FÓRUM TÉCNICO RISCOS PATRIMONIAIS E RESSEGUROS
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
Escolhas Estratégicas
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA Co-criação de Valor São Paulo, 22 de Março de 2010.
Gerência de Projetos de TI 11
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Estratégias do agronegócio
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação Escolhas Estratégicas Março, 2010 Grupo: Ana Cássia Flávio João Ricardo Marcel Rafael Amarelo Rafael Ferri Rafael.
RESSEGURO: BREVE INTRODUÇÃO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Posicionamento e o plano de comunicação
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Evolução do Mercado e Rumos da Supervisão de Resseguros no Brasil
Eduardo Henrique Altieri
Miguel Fonseca de Almeida
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Bernadete dos Anjos Leonardo Ferraz.
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
REFORMA ELÉTRICA A Experiência Brasileira
REGULAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL A perspectiva do setor suplementar
José Alberto Ribeiro Carvalho
Novas Circulares de SEGURO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
14 de agosto de 2014 SUSEP/DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS Subcomissão de Riscos Tema para Discussão 2: Políticas DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS.
Gestão de Meios de Hospedagem
Resumo dos temas discutidos no seminário. Política e abordagem do BCB -Existência de uma política de longo prazo -Exercício de diferentes papéis -Multiplicidade.
REDES CREDENCIADAS DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO Maio
1 Reforma da Previdência e Perspectivas de Regulação e Fiscalização de Previdência Complementar  Reforma da Previdência  Previdência Complementar Pública.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Seguro Garantia. O que é seguro? “Contrato aleatório, pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar outra de um perigo.
Introdução ao Mercado de Capitais
O Mercado de Resseguros no Brasil
PCE – PROJETO DE CRIAÇÃO DE EMPRESA
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
CLIENT LOGO Regulação de Sinistros Daniel Cappello, Líder para Sinistros na Marsh Brasil e Armando Char, Consultor Senior em Sinistros 27 de Outubro de.
XI Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros ABGR – Associação Brasileira de Gerência de Riscos Palestra: Regulação das bases contratuais.
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Grandes riscos: Critérios de Seleção e Aceitação, O que Fazer? RESSEGURO: O PAPEL DO RESSEGURO PARA TORNAR A SUBSCRIÇÃO DE GRANDES RISCOS SEGURA PARA SEGURADOS,
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
Transcrição da apresentação:

Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008

2 Lei Complementar n.º 126, de e sua Regulamentação Três tipos de Ressegurador O mercado brasileiro de resseguro A internacionalidade do resseguro: pulverização e acesso à capacidade Fontes de Direito Contrato de seguro direto e contrato de resseguro. São diferentes, essencialmente.

3 O que vai mudar, afinal? Chances, mitos, problemas e mudanças necessárias. Não há dúvida de que o mercado não será o mesmo dos últimos 69 anos! Livre concorrência > pautada na liberdade de precificação e pluralidade de ofertas Resseguro estatal vs. resseguro privado Mudanças na maneira de “como fazer seguro” Custos de resseguro mais baixos? Consumidor final de seguro direto será beneficiado?

4 Desafios na evolução A escolha do mercado: direto ou via intermediação. Security. A escolha do Ressegurador: security. Quem escolhe quem? Programas de resseguro: melhor escolha, em função da necessidade de cada Seguradora O preço do resseguro > nem sempre o único quesito a ser considerado. Operação com vários resseguradores, simultaneamente. Prestação de contas Prazos: renovações e cancelamentos de contratos; aceitação de riscos facultativos; atendimento de recomendações; confirmações; pedidos de prorrogações; alterações contratuais; cobertura provisória (?)

5 Desafios na evolução Underwriting de seguro direto > da perspectiva do ressegurador Política de subscrição: produção de resultado > volume de negócios; criação de valor sustentável; gestão responsável do capital; decisões baseadas em planejamento Preço do seguro > nível adequado ao risco Conhecimento do negócio: equipe técnica qualificada. Boa performance na regulação/liquidação dos sinistros Estatísticas suficientes Identificar, conhecer, avaliar e limitar os riscos ao longo do tempo > prevenção antecipada. Tecnologia à disposição. Resseguro proporcional e não-proporcional

6 Continuam os desafios... Transparência nas informações Retenção negociada Regulação de sinistros: procedimentos; cláusulas aplicáveis Penalidades? Algo pior do que o contrato não renovado? Relacionamento de longo prazo. Por que? Palavra-chave > especialização.