III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Pedagogia da pesquisa-ação
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
“Universidade e Escola”
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Política Educacional Brasileira
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
• Manejo – Formação – Professor.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
Docência universitária: repensando a aula
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Transcrição da apresentação:

III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID Grupo de Discussão: Intencionalidade Pedagógica da Formação e Impactos do Pibid

Regina Maria de Oliveira Brasileiro AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/IFAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE ALAGOAS Regina Maria de Oliveira Brasileiro Coordenadora Institucional Pibid/IFAL reginabrasileiro@gmail.com

Introdução Necessidade de refletir a formação do professor; Fortalecimento dos cursos de licenciatura no IFAL; Colaboração com as ações educativas no Estado de Alagoas.

Projeto Aprovado 2011 Iniciação a Docência para os Licenciandos do IFAL: Repensando e (Re) Descobrindo Metodologias para o Ensino de Matemática e de Química

Projeto Ampliado 2012 Iniciação a Docência para os Licenciandos do IFAL: Repensando e (Re) Descobrindo Metodologias para o Ensino na Educação Básica

Objetivo Desenvolver conhecimentos que possibilitem a formação de novos professores para a Educação Básica, tanto da rede Municipal, como da Estadual e da Federal, preparando-os para atuar a partir de outras possibilidades metodológicas para o ensino de Matemática, de Química, de Letras e de Ciências Biológicas, repercutindo na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Concepção “Ensinar não é transferir conhecimentos, nem formar, é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar de diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 1996, p. 23).

Proposta Metodológica INVESTIGAÇÃO DA AÇÃO Transformação do Contexto Análise Crítica

Proposta Metodológica Trabalho Colaborativo  ação/reflexão/ação Equipe Multidisciplinar Professores Licenciatura Professores Escola Gestão Escolar Licenciandos

Proposta Metodológica Ações interdisciplinares envolvendo as licenciaturas, no sentido de desenvolver trabalhos de investigação e discussão das questões específicas de suas áreas de conhecimento, articulando a outras metodologias e contemplando atividades práticas experimentais, oficinas, estudos de caso, minicursos, entre outros.

Escolas Participantes Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar; Escola Estadual Dr. José Maria Correia das Neves; Escola Estadual Prof. Afrânio Lages; Escola Estadual Fernandes Lima; Escola Estadual Santos Dumont; Escola Estadual Tavares Bastos; Escola Estadual Prof. Theonilo Gama; Escola Estadual Prof. José da Silveira Camerino; Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió;

Quadro Atual 20 Supervisores 2 Coord. Institucionais 4 Coord. De Área 100 Alunos

Resultados Integração do IFAL às escolas da rede pública de ensino, fortalecendo os programas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto; Aproximação dos licenciandos do IFAL à realidade da profissão de educador, inserindo-os no ambiente escolar;

Resultados Integração e diálogo entre os licenciandos do IFAL e os diversos profissionais da escola (vigias, auxiliares de nutrição, professores, diretores, coordenadores, entre outros), com a finalidade de conhecer a realidade e a importância de cada um no contexto escolar;

Resultados Compreensão das ações dos professores das escolas públicas, possibilitando o repensar da prática docente afim de construir outras possibilidades metodológicas para melhoria da qualidade do ensino;

Resultados Maior envolvimento dos licenciandos nas atividades realizadas nas escolas de Educação Básica; Estímulo para que os licenciandos continuem na carreira docente, com redução dos índices de evasão e reprovação nos cursos de licenciatura;

Resultados Motivação para o processo de estudo e incentivo da formação continuada dos professores supervisores; Interação entre os supervisores das escolas, através de discussões que possibilitassem a reflexão para pensar outras maneiras de utilização de laboratórios e de experimentos nas escolas;

Resultados Construção e aplicação de jogos didáticos; Divulgação dos cursos de Licenciatura do IFAL para a comunidade alagoana; Participação dos licenciandos em eventos científicos e acadêmicos, apresentando os trabalhos desenvolvidos no Programa.

Importância do Pibid para a Formação do Licenciando “O PIBID permiti que eu tenha durante a minha formação um olhar mais aberto e voltado a parte pedagógica da matemática e que não basta apenas ter o olhar do professor que apenas enxerga o quadro e o pincel, bem como, os melhores alunos. É necessário ter um olhar do todo e mais especificamente sobre aquele que demonstra mais dificuldade na aprendizagem de matemática”. (Bolsista de Iniciação a Docência – Área Matemática)

Importância do Pibid na Escola “Os resultados nesse período foram bem satisfatórios, pois a comunidade escolar começou a sentir a presença do PIBID na escola. Por outro lado, o objetivo maior do projeto está sendo alcançado, que é de contribuir com a formação dos futuros professores de Matemática, formando-os quanto as novas metodologias para o ensino da Matemática, explorando a mediação e ampliação de modo que a construção desse conhecimento repercuta em diferentes tipos de avaliação em aprendizagem. Assim como os alunos, também a direção, coordenação e os professores ficaram satisfeitos com as atividades do PIBID”. (Professora Supervisora – Área Matemática).

Importância do Pibid na Prática do Professor “Com todas as dificuldades percebi que os alunos bolsistas do PIBID estão conhecendo de perto os problemas que enfrentamos na escola como um todo. Dessa forma, acredito em uma maior contribuição deles em meu trabalho”. (Professora Supervisora – Área Química)

Relação Licenciandos e Escola “Após o desenvolvimento das atividades na escola pode-se verificar que por meio delas á distância entre nós, bolsistas, e os alunos diminuíram sensivelmente, pois a partir do nosso trabalho, como um grupo, os alunos passaram a nos olhar com maior afinidade, e passaram procurar como maior frequência, pois passaram a nos conhecer melhor e a nos buscar para retirar duvidas. Além disso, o nosso convívio e a nossa relação enquanto bolsistas melhorou muito”. (Bolsistas de Iniciação a Docência – Área Matemática)

Considerações Finais Portanto, o Pibid no IFAL tem grande relevância para a formação inicial dos licenciandos, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica no Estado de Alagoas.