UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Políticas Empresariais
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Componente Curricular:
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
A TEORIA DA ESCOLHA RACIONAL
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul PARTIDOS Professor: Dejalma Cremonese Elaborado por: Fabiano S. Hildebrandt 29/03/2008.
Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel.
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Guido Icaro Fritsch.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PLURALISMO, CAPITALISMO CORPORATIVO E O ESTADO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR:
TEORIA DO ESTADO COMTEMPORÂNEO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
UNIJUI – UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DO ESTADO CONTEMPORANEO DEJALMA CREMONESE ELIZETE CRISTIANE DIESEL IMUNIDADE PARLAMENTAR.
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul POLIARQUIA: YOLANDA CASADO Professor: Dr. Dejalma Cremonese Elaborado por: Fabiano S. Hildebrandt.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A DEMOCRACIA LIBERAL PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESSTADO DO RIO GRANDE DO SUL OPINIÃO PÚBLICA E ESPAÇO PÚBLICO NA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARTIDOS E SISTEMAS PARTIDÁRIOS - Livro de GIOVANNI SARTORI PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
MODELO RACIONAL Refere-se à tomada de decisão racional; o comportamento em uma organização racional não é aleatório nem acidental; as metas são claras.
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Fundamentos de Economia
Teoria Econômica da Democracia (Antony Downs ) Curso de Especialização em Direito e Economia Prof. Giácomo Balbinotto Neto PPGE/UFRGS.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Voto e cidadania.
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DORIO GRANDE DO SUL
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CLAUS FREY – POLÍTICA PÚBLICA PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT.
Economia POLÍTICA Unidade 01
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Introdução à Microeconomia
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARTICIPAÇÃO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 25/03/2008.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Fundamentos de economia
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
WESLEY CLAIR MITCHELL ( )
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 25/9/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
AÇÃO SOCIAL MAX WEBER – ( ) Professora Helena Vetorazo.
Teoria da Escolha Racional
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
PARTIDOS POLÍTICOS. Participação política  Essência da democracia é pautada em dois princípios: 1. Participação política 2. Liberdade de escolha  Desse.
Economia Conceitos Básicos.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Aula 10 Escola “evolucionária”, o papel da inovação e das estratégias de competitividade Profa. Eliana Tadeu Terci.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 29/03/2008. UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 29/03/2008.

Os agentes políticos se comportam de forma igual aos agentes econômicos buscando maximizar seus interesses pessoais, e estabelecendo uma perfeita analogia entre mercado e política. Os agentes políticos se comportam de forma igual aos agentes econômicos buscando maximizar seus interesses pessoais, e estabelecendo uma perfeita analogia entre mercado e política. Parte da racionalidade da teoria econômica. Parte da racionalidade da teoria econômica.

Teórico procede Ele calcula o caminho mais razoável para aquele que toma a decisão de atingir suas metas, e presume que esse caminho será realmente escolhido por aquele que toma decisão é racional. Ele calcula o caminho mais razoável para aquele que toma a decisão de atingir suas metas, e presume que esse caminho será realmente escolhido por aquele que toma decisão é racional. Os benefícios devem sempre superar os custos. Os benefícios devem sempre superar os custos.

A racionalidade política é sine qua nom de todas as formas de comportamento político. A racionalidade política é sine qua nom de todas as formas de comportamento político.DOWNS Os partidos políticos e os eleitores, à semelhança de empresários e consumidores, atuam racionalmente, pois os partidos calculam a trajetória e os meios de sua ação para maximizar seus votos ou lucros, enquanto os eleitores, da mesma forma, procuram maximizar suas vantagens, ou seja, suas utilidades. Os partidos políticos e os eleitores, à semelhança de empresários e consumidores, atuam racionalmente, pois os partidos calculam a trajetória e os meios de sua ação para maximizar seus votos ou lucros, enquanto os eleitores, da mesma forma, procuram maximizar suas vantagens, ou seja, suas utilidades.

A teoria de DOWNS é uma obra de engenharia política. Não se presta a trazer qualquer acréscimo a teoria democrática. Se presta a fazer análise da conjuntura norte – americana. A teoria de DOWNS é uma obra de engenharia política. Não se presta a trazer qualquer acréscimo a teoria democrática. Se presta a fazer análise da conjuntura norte – americana. A teoria de DOWNS reduz o cidadão ao típico homem burguês, mero consumidor e maximizador de suas utilidades. A teoria de DOWNS reduz o cidadão ao típico homem burguês, mero consumidor e maximizador de suas utilidades.