15:20.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.
Advertisements

Comportamento do Consumidor
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Motivação Texto 05: A motivação humana Autor: Chiavenato.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Aula 5 – Administração de Marketing
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
MOTIVAÇÃO: Provém do verbo latino "movere" que significa mover-se. Ambas indicam um estado de despertar do organismo. Motivação, explica Vergara, é uma.
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Comportamento do Consumidor
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CAPÍTULO 11 Motivação.
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
Qual a real necessidade dos excluidos?. Aos pobres basta o alimento?
FATORES INTRAPPESOAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MOTIVAÇÃO
Conceito de Pirâmide de Maslow
O processo de decisão de compra
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
Prof. Esp. Diego Louzzada
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor
QUEM É O CONSUMIDOR.
Abordagem Comportamental da Administração
INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE MASLOW A HIERARQUIA das NECESSIDADES HUMANAS
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
A teoria motivacional de Maslow
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Comportamento do Consumidor
Abordagem Comportamental da Administração
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
Introdução à Administração
O comportamento do Consumidor
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Teoria das Necessidades Abraham Maslow. Abraham Maslow, um dos maiores especialistas em motivação humana apresentou uma teoria da motivação, onde as necessidades.
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
Ciclo Motivacional O que é Motivação?
MOTIVAÇÃO.
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini. Comportamento do Consumidor Assim como o consumo é essencial para o sucesso do marketing, o conhecimento.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fundamentos do Marketing Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Transcrição da apresentação:

15:20

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

“Ser consumidor é ser humano. O CONSUMIDOR “Ser consumidor é ser humano. Ser consumidor é alimentar-se, vestir- se, divertir-se... é viver”. (KARSAKLIAN, 2000, p.11).

PESSOAS SÃO DISTINTAS Cada consumidor reage de forma diferente sob estímulos iguais. Essas diferenças é que determinarão atos de compra e os comportamentos específicos de cada consumidor.

A IMPORTÂNCIA DESSES ESTUDOS Permite às empresas, compreender a vida dos seus clientes, seu cotidiano e a maneira como encaram os produtos e serviços.

A IMPORTÂNCIA DESSES ESTUDOS Permite descobrir as razões pelas quais os indivíduos compram ou consomem um produto ou serviço em detrimento de outro.

O INÍCIO DOS ESTUDOS Começaram a se desenvolver a partir da década de 60, através dos trabalhos de Newman, Katona, Howard e Engel.

DEFINIÇÕES “As atividades diretamente envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos e serviços, incluindo os processos decisórios que antecedem e sucedem estas ações”. (ENGEL, BLACKWELL e MINIARD, 2000)

DEFINIÇÕES “O comportamento de consumo é definido como comportamento de procura, busca, compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades”. (GADE, 1998)

AS NECESSIDADES “A necessidade é um estado caracterizado pela falta de alguma coisa, pela privação de alguma satisfação básica, e é inerente ao ser humano”. (VERRY, 1997)

AS NECESSIDADES A necessidade é o ponto de partida para o processo de motivação e vai ser percebida ou sentida no momento em que houver discordância entre um estado desejado e o estado atual.

OS DESEJOS Os desejos e as preferências vão surgir em razão da existência de diferentes maneiras de se satisfazer a uma mesma necessidade.

OS DESEJOS Desejos são vontades para satisfações específicas das necessidades mais profundas. Enquanto as necessidades das pessoas são poucas, os desejos são muitos e são constantemente modificados por forças externas.

BUSCA DA SOLUÇÃO As necessidades e desejos geram, nas pessoas, um estado de desconforto que só é solucionado por meio da aquisição de produtos ou serviços que satisfaçam essas necessidades e desejos.

O MARKETING “O marketing pode ser definido como sendo uma atividade humana voltada a satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca”. (COBRA, 1997)

O MARKETING Os profissionais de marketing não criam necessidades. Elas já existem. É da natureza humana sentir necessidades. O que o marketing faz é influenciar os desejos.

TEORIAS - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

TEORIAS RACIONAIS Os afetos humanos seriam secundários e só controlariam pessoas com problemas. Assim, a grande massa dos consumidores teria consciência de seu comportamento e o controlaria.

TEORIA ECONÔMICA O consumo é ditado por escolhas racionais sobre a disponibilidade de produtos e recursos necessários para obtê-los. O homem tem muitos desejos, mas limitações para satisfazê-los. Por isso, tem de escolher produtos e serviços.

TEORIA DE AVALIAÇÃO DE RISCOS A base da decisão da compra estaria na análise de risco realizada pelo sujeito, ou seja, da possibilidade de o resultado ser alcançado ou não, considerando todos os esforços.

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Consideram que o comportamento pode ser influenciado pelas emoções e afetos que fluem nos sujeitos, deixando o racional em segundo plano.

A TEORIA DA FREUD Afirma que as pessoas não conhecem seus verdadeiros desejos, pois muitos deles não são conscientes. Assim, o comportamento de consumo seria uma das formas de satisfação dos desejos inconscientes.

A TEORIA DE MASLOW A teoria das necessidades básicas de Maslow (1954) é considerada o pilar explicativo do consumo. Ele criou a teoria geral da motivação e classificou as necessidades do ser humano em prioridades e hierarquias.

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS A TEORIA DE MASLOW REALIZAÇÃO STATUS AFETO SEGURANÇA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS São necessidades básicas para a sobrevivência (fome, sede, sono) e constituem a base dos desejos. Somente com essas necessidades satisfeitas é possível perceber outros estímulos.

NECESSIDADES DE SEGURANÇA Estão relacionadas às necessidades de segurança física, como ter roupa e casa e as necessidade de segurança psíquica como os seguro de vida ou a poupança.

NECESSIDADES DE AFETO São necessidade dos sentimentos afetivos e emocionais de amor e de pertinência às pessoas com as quais existe relacionamento mais íntimo. Incluem-se aqui as necessidades de pertencer a grupos, a família, ao clube, etc.

NECESSIDADES DE STATUS São os desejos de prestígio, de status, de reputação, sucesso, estima dos outros e de auto-estima. Produtos como carros especiais, bebidas e jóias, são apresentados como benefícios de status, estima e reconhecimento.

NECESSIDADES DE STATUS E ESTIMA São os desejos de prestígio, de status, de reputação, sucesso, estima dos outros e de auto-estima. Produtos como carros especiais, bebidas e jóias, são apresentados como benefícios de status, estima e reconhecimento.

NECESSIDADES DE REALIZAÇÃO É o nível mais elevado. Com todos os demais níveis satisfeitos, o indivíduo sente a necessidade de desenvolver suas potencialidades, procurando o auto-conhecimento e auto- desenvolvimento ligados ao crescimento do homem como tal.

TEORIA DE MASLOW Esses níveis são independentes uns dos outros, isto é, a satisfação de um nível não elimina a necessidade de satisfação do outro e a predominância de um ou outro é dada pela valorização da pessoa.