E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Pedagogia da pesquisa-ação
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Curso de Gêneros Textuais
Secretaria da Educação e Cultura
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Salas de Matemática.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
PIBID – Programa Institucional de Iniciação à ocência. Cursos: * Educação Física * Pedagogia. Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes. Data:
Calendário Janeiro/Fevereiro Calendário Janeiro/Fevereiro
MAIO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
Coordenadora: Clarice Pires Bolsistas: Mônica Riffel
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Transcrição da apresentação:

E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR DE ÁREA: CLARICE PIRES

SUPERVISOR/ ORIENTADOR: Alfred Nagel Neto LILLIANE BIA CELVA; LARISSA FOPPA; JÉSSICA HOFFMANN; SUZANA BARON PIBID: Portfólio Grupo E. M. E. B. Osvaldo Ludovico Fuckner Setembro 2014 Portfólio referente à ação realizada durante o mês de setembro, na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, e na UNIFEBE. SUPERVISOR/ ORIENTADOR: Alfred Nagel Neto

Sumário Introdução...........................................................................5 Objetivos..............................................................................6 Cronograma.........................................................................7 Ação na Escola: Diversidade Cultural...................................8 Contação de história: A menina bonita do laço de fita........9 Diversidade-ação................................................................16 Ação na Escola: Minha Identidade.....................................22 Ação na escola: Exposição dos trabalhos realizados..........26 Reflexão e análise...............................................................29

Introdução Iniciamos o mês de setembro com algumas mudanças. Por conta disso, foi necessário adiarmos um pouco as atividades, sendo que já tínhamos em vista o Plano de Ação para aplicarmos na escola. Feitos os ajustes, partimos para a Ação com o Projeto “Diversidade Cultural: Construindo Saberes e Valores”.

Objetivos Organizar um novo cronograma para as bolsistas; Aplicar o projeto sobre Diversidade Cultural na Escola.

Cronograma Data Atividades Local 04/09/2014 Retomada P.I. e conversa com os professores; E.M.E.B.O.L.F 11/09/2014 – 12/09/2014 Apresentação do Projeto para as novas bolsistas; 18/09/2014 Aplicação do Projeto na Escola; 25/09/2014 02/10/2014 Aplicação do Projeto na Escola e elaboração do Portfólio

Ação na Escola: Diversidade Cultural Neste dia estivemos na escola para a aplicação das atividades com as turmas do 2º e 3º ano. Iniciamos a atividade fazendo uma introdução sobre Diversidade Cultural. Sendo assim, estabelecemos um momento de diálogo com os alunos para então iniciarmos a história. A primeira turma a ser trabalhada foi o 3º ano. Quando terminada a história, estivemos retomando mais um momento de diálogo para então os alunos realizarem uma atividade, na qual eles deveriam interpretar na folha com auxílio de materiais o que entenderam e o que sentiram ao ouvir a história.

Contação de História: A menina bonita do laço de fita O objetivo foi desenvolver o tema da diversidade, não somente com o objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade étnico-cultural brasileira, contribuindo para que as crianças se apropriem de valores como o respeito a si próprias e ao outro, mas também com o objetivo de elevar a auto-estima do aluno negro.

Algumas atividades...

Após isso, trabalhamos com a turma do 2º ano que seguiu o mesmo processo da turma anterior. O diálogo sobre Diversidade Cultural, a leitura do livro e a atividade.

Algumas atividades...

DIVERSIDADE -AÇÃO Estive na escola para a aplicação das atividades com as turmas do 1º e 2º ano. Iniciei a atividade fazendo uma introdução sobre Diversidade Cultural. Sendo assim, estabelecemos um momento de diálogo com os alunos para então iniciarmos a história.

A primeira turma a ser trabalhada foi o 1º ano A primeira turma a ser trabalhada foi o 1º ano. Quando terminada a história, estive retomando mais um momento de diálogo para então os alunos realizarem uma atividade, em que eles deveriam interpretar na folha.

Após, trabalhei com a turma do 2º ano que seguiu o mesmo processo da turma anterior. O diálogo sobre Diversidade Cultural, a leitura do livro e a atividade.

Ação na Escola: Minha Identidade Após a leitura e atividade sobre A menina bonita do laço de fita em que exploramos as diferenças e individualidades existentes na sociedade em que vivemos, estivemos realizando a atividade “Minha Identidade” com o 2º e o 3º ano do matutino. Com o objetivo de trabalhar a identidade explorando as características étnicas, físicas e culturais dos alunos. Cada aluno recebeu uma folha com dados a preencher com o auxílio das professoras bolsistas.

Algumas atividades...

Ação na Escola: exposição dos trabalhos realizados Neste dia estivemos na escola para expor em um varal as atividades realizados no decorrer do mês de setembro, sendo as turmas do 2º e 3º ano do matutino.

Reflexão e Análise Durante o mês de setembro as bolsistas estiveram reunidas para a aplicação do Projeto na Escola. Iniciamos com algumas mudanças, mas realizamos as atividades propostas conforme fomos nos adequando. Realizamos a atividade do livro “A menina bonita do laço de fita” e a atividade “Minha Identidade”. Sendo que as duas tiveram o objetivo de trabalhar a Diversidade Cultural e suas especificidades. Desde o início ressaltando as diversas individualidades e as diferenças de cada indivíduo. Os alunos, de modo geral, interagiram e demonstraram interesse e entusiasmo diante das atividades propostas. Compreendemos que o mês de setembro foi de suma importância para a nossa formação, e produtivo de ambas as partes, para as professoras e os alunos.