PEDAGOGIA DE PROJETOS! Edméa Oliveira dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Centro Integrado Pacaembu
A elaboração de tutoriais em formato de vídeo
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Encontro com professores
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Portal do Professor SEED/MEC
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pontifícia Universidade Católica
Plano de Ensino Plano de aula
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
Caracterização de um projeto didático
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
ENCONTRO PRESENCIAL Conhecimentos na disciplina Pontualidade
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
Construindo uma identidade profissional
O Blog como Ferramenta de Aprendizagem
O uso dos softwares nas escolas
O TRABALHO COM PROJETOS
Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Portfólio de Estágio Supervisionado
Interdisciplinaridade
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Novas Funções dos Professores de EAD
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
Ferramentas de comunicação
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Habilidades e competências
Portfólios da Prática Pedagógica
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Didática da alfabetização
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Faculdade Piaget - Brasil
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

PEDAGOGIA DE PROJETOS! Edméa Oliveira dos Santos Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ PROPED – PRAGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E-mail:edmeabaiana@gmail.com Site: www.docenciaonline.pro.br

PEDAGOGIA DE PROJETOS! LINKS GERAIS…

QUAL O PROBLEMA DE PESQUISA? TEMA GERADOR

AVALIAÇÃO INICIAL! AVALIAÇÃO FORMATIVA! ÍNDICES O QUE APRENDEMOS? O QUE SABEMOS? O QUE QUEREMOS SABER? O QUE PRECISAMOS ENSINAR? AVALIAÇÃO FORMATIVA! O QUE APRENDEMOS? O QUE NÃO APRENDEMOS E GOSTARÍAMOS DE APRENDER?

Pluridisciplinaridade Multidisciplinaridade Interdisciplinaridade ARticulação de Saberes Pluridisciplinaridade Multidisciplinaridade Interdisciplinaridade produção coletiva!!

COMPETÊNCIAS? AGIR COMUNICACIONAL AÇÃO TÉCNICA: ler, escrever, observar, comparar, calcular, antecipar, planejar, julgar, avaliar, decidir, comunicar, informar, explicar, argumentar, convencer, negociar, adaptar, imagir, analisar.

AÇÃO HUMANA! EXEMPLO: ARGUMENTAR: “discutir, recorrendo a argumentos, provar, ou contestar algo por meio de argumentos”. ARGUMENTO: “raciocínio destinado a provar ou refutar uma proposição e, por extensão, prova para apoiar ou rejeitar uma proposição”. (PERRENOUD,1999).

CONTEÚDOS? CONCEITUAIS? ATITUDINAIS? PROCEDIMENTAIS? FACTUAIS?

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES INTERDISCIPLINARIDADE FIG. 3 PRODUTO EMPREENDIMENTOS

HIPERTEXTO TEMÁTICO ? CONTEÚDOS ATIVIDADES MAPA CONCEITUAL PRODUÇÕES

FONTES DE PESQUISA? JORNAIS, REVISTAS, SITES, LIVROS, DOCUMENTOS, IMAGENS, HISTÓRIAS DE VIDA, DIDÁTICOS, PARADIDÁTICOS, OBRAS DE ARTE, DICIONÁRIOS, VÍDEOS, FILMES, SOFTWARES, TUTORIAIS, redes, INTERNET,OUTROS…

AVALIAÇÃO EXAME AVALIAÇÃO EXCLUDENTE INCLUSIVA PONTUAL PROCESSUAL X UNIDIRECIONAL AVALIAÇÃO INCLUSIVA PROCESSUAL DIALÓGICA X

SUGESTÃO DE ROTEIRO SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA JUSTIFICATIVA (o quê?, para quê?, para quem?, como? Porque?) OBJETIVO GERAL COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES (PRODUÇÕES) FONTES DE PESQUISA E RECURSOS AVALIAÇÃO DO PROCESSO SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS (CULMINÂNCIA DO PROJETO) BIBLIOGRAFIA