COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO

HISTÓRICO Origem após o séc. XVIII e XIX Surgimento da invenções Novas formas de trabalho 4 abordagens modeladas por pesquisas e práticas na administração:Administração científica, Princípios da Administração;Relações Humanas;Sistemas abertos.

ORGANIZAÇÕES É uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, para atingir um objetivo comum.

ADMINISTRADORES São pessoas que supervisionam as atividades das outras,alocando recursos, sendo responsáveis pelo alcance dos objetivos de uma organização.

FUNÇÕES DOS ADMINISTRADORES De acordo com Fayol(1841-1925 ): Planejar: Objetivos da empresa Comandar:Relação hierárquica definida Organizar:Coordenar todos os recursos da empresa; Controlar:Estabelecer padrões e medidas; Coordenar:Execução do planejamento.

PAPÉIS DOS ADMINISTRADORES No final da década de 60, Mintzberg concluiu que os administradores desempenham 10 papéis, que podem ser assim agrupados: Papéis de Relacionamento Interpessoal: figura de proa, liderança e ligação; Papéis de Informação: monitor, disseminador e porta-voz; Papéis de Decisão: empreendedor, gerenciador de turbulência, alocador de recursos, negociador.

HABILIDADES DOS ADMINISTRADORES As habilidades ou competências que os administradores precisam para atingirem seus objetivos de acordo com Robert Katz é identificado três competências essenciais: Técnica; Humana; Conceitual.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DEFINIÇÃO:É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

determinantes do comportamento das organizações: Indivíduos, grupos e estrutura. Objetivo: Que as organizações trabalhem mais eficazmente.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INTUIÇÃO X MÉTODO FATOR PRIMORDIAL: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências políticas.

PSICOLOGIA A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento. sua contribuição se expandiu para incluir estudos sobre aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação com o trabalho, processos de tomada de decisões, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse profissional.

SOCIOLOGIA Estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas.

A Antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. As ciências políticas estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES Enormes mudanças que estão ocorrendo nas organizações.Cada vez mais mulheres e membros de minorias estão entrando para o mercado de trabalho; O downsizing e o amplo uso de trabalhadores temporários estão minando os laços de lealdade, que historicamente prendiam os funcionários a seus empregadores; e a globalização está exigindo que os funcionários se tornem mais flexíveis para adaptarem-se à rápida mudança.

RESPONDENDO A GLOBALIZAÇÃO As organizações não se limitam mais às fronteiras dos países ela afeta: as habilidades humanas dos administradores em, pelo menos, duas maneiras. Transferência para unidade em outro país; Chefias estrangeiras.

ADMINISTRANDO A FORÇA DE TRABALHO E A DIVERSIDADE Organizações mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. O termo se aplica a qualquer pessoa que fuja da norma convencional: deficientes físicos, os representantes da terceira idade e os homossexuais.

FORTALECENDO AS PESSOAS O processo de tomada de decisão está sendo levado para o nível operacional, onde tem a liberdade de fazer escolhas sobre cronogramas e procedimentos relacionados com o seu trabalho. Crescente o número de equipes autogerenciavel, em que os trabalhadores operam praticamente sem qualquer chefia externa.

LIDANDO COM A TEMPORALIDADE Administrar, hoje em dia, pode ser definido como longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade. Atualização constante de seus conhecimentos e habilidades para atender as novas exigências do trabalho.

MODELO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Três níveis de análise: Nível individual para o sistema organizacional. Cada nível é construído sobre o nível anterior. O conceito de grupo sai do nível básico do indivíduo; vamos sobrepondo limitações estruturais sobre os níveis do indivíduo e do grupo para chegarmos ao nível do comportamento organizacional.

AS VARIÁVEIS DEPENDENTES fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores . Subdividem-se em: a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.

Produtividade: Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia). Absenteísmo: O absenteísmo é o não- comparecimento do funcionário ao trabalho. É obviamente difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus funcionários não comparecem para trabalhar. Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer caso, causam um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização.

Rotatividade: É a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente. Um índice alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento. Autos índices afeta a eficiência da organização. Satisfação com o Trabalho: A última variável dependente que analisaremos será a satisfação com o trabalho, que podemos definir neste momento como a diferença entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionário e aquilo que ele acredita merecer.

AS VARIÁVEIS INDEPENDENTES Variáveis no Nível do Indivíduo: As pessoas entram para as organizações com determinadas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho, tais como: características biográficas, como idade, sexo e estado civil; características de personalidade; estrutura emocional; valores e atitudes; e níveis básicos de capacitação. Essas características pouco podem ser alteradas pelo esforço de gerenciamento e tem grande impacto sobre o comportamento.

Variáveis no Nível do Grupo: O comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas ou em grupo. Variáveis no Nível do Sistema Organizacional: O comportamento organizacional alcança seu mais alto nível de sofisticação quando somamos a estrutura formal ao nosso prévio conhecimento do comportamento dos indivíduos e dos grupos. O desenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, as políticas e práticas de recursos humanos da organização e a cultura interna, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes.

TEMAS ABORDADOS NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Motivação; Comportamento e poder de liderança; Comunicação interpessoal; Estrutura e processos de grupos; Aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção; Processos de mudanças, administração de conflitos; Planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Referências : ROBBINS, Stephen P. – Comportamento Organizacional – São Paulo – Prentice Hall, 2002