MOTIVAÇÃO: Do conceito as aplicações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
CARGOS,SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Motivando empregados e projetando cargos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Cargos e salários (C&S)
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
Coordenação (Cont. Organização)
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
TRABALHO VOLUNTÁRIO EM DEFESA CIVIL
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
Avaliação de vendedores
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Os maiores empregadores do Brasil
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Motivação: do conceito às aplicações
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
Disciplina Introdução a Administração Aula 01 – Introdução à Teoria Geral da Administração - Habilidades do Administrador Profº Me. Rogério Gouveia.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Administração de Recursos Humanos II
Motivação dos empregados
Aula 5 Aplicação das pessoas.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO: Formulação de Objetivos; Administração Estratégica
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Teoria Geral da Administração
Técnicas de Negociação Poder, Liderança Motivadora e Administração de Conflitos Prof Cláudio Cabral.
Gestão de Pessoas e Competências nas Empresas Contábeis Ana Carolina Aleixo.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Abordagem Comportamental da Administração
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
O Atual Papel do RH nas Organizações
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
PLANO DE REMUNERAÇÃO.
Profa. Daciane de Oliveira Silva
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
AS MACROTENDÊNCIAS NA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Dos Conceitos às Aplicações
GESTÃO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
REMUNERAÇÃO.
Prof. José Pereira de Oliveira
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Prof Fabio Uchôas de Lima Gestão do Fator Humano MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Perspectiva Moderna da Administração Administração por Objetivos
Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO: Do conceito as aplicações

MOTIVAÇÃO INTERNA E MOTIVAÇÃO EXTERNA MOTIVOS INTERNOS: São aqueles que surgem das próprias pessoas: Aptidões, Interesses, Valores e habilidades das pessoas,afetados sociológicos de acordo com o grupo que está inserido.

MOTIVAÇÃO INTERNA E MOTIVAÇÃO EXTERNA MOTIVOS EXTERNOS: São aqueles criados por situações ou ambiente em que a pessoa se encontra. São estímulos ou incentivo que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue para alcançar uma recompensa.

DEFINIÇÃO DE MOTIVAÇÃO Robbins(2004) define: “ Processo responsável pela intensidade, direção, persistência dos esforços de uma pessoa no alcance de determinada meta.”

ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS É a fixação participativa de metas tangíveis, verificáveis e mensuráveis. Ênfase em converter os objetivos gerais em objetivos específicos. Ingredientes comuns: Especificidade, decisão participativa,tempo determinado e feedback do desempenho.

ESPECIFICIDADE Declarações concisas sobre as realizações almejadas; Metas tangíveis que possam ser avaliadas e mensuradas.

DECISÃO PARTICIPATIVA Substituição das metas impostas por metas determinadas de maneira participativa; O chefe e o subordinado escolhem em conjunto os objetivos e entram em acordo na forma de avalia-lo.

TEMPO DETERMINADO Cada objetivo tem um tempo determinado para ser atingido, variando de três, seis ou um ano. Chefes e subordinadores tem o objetivo específico e um prazo determinado para cumpri-lo.

FEEDBACK DE DESEMPENHO É a busca de uma avaliação constante do progresso em relação as metas estabelecidas. Feedback contínuo leva a uma avaliação periódica por parte da chefia, quando o progresso é revisto.

TÉCNICAS MOTIVACIONAIS Programa de reconhecimento do funcionário. Programa de envolvimento do funcionário ( gestão participativa, participação por representação, círculos de qualidade, planos de participação acionária).

Novo programa de trabalho e esquemas flexíveis Replanejamento do trabalho para que ele se torne mais desafiante e motivador: Rodízio de tarefas Ampliação das tarefas Enriquecimento de tarefas Horário flexível Emprego compartilhado Telecomutação.

Programas de remuneração variável Planos de remuneração por unidades produzidas,incentivos salariais, bônus,participação nos lucros e nos resultados são algumas formas possíveis de remuneração variável. Baseia-se numa medida de desempenho individual ou organizacional.

Planos de remuneração por habilidades Também chamado plano de remuneração por competência Estabelece o nível salarial com base quantidade de habilidades do funcionário, ou na variedade de funções que ele é capaz de desempenhar.

BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS São planos que permitem aos funcionários escolher entre diversos itens de um cardápio de opções de benefícios. Este programa é permitir que cada funcionário escolha seu pacote de acordo com suas próprias necessidades e situações.

DIAGNÓSTICO 1. PROFISSIONAIS: Gostam do que fazem e, geralmente, são bem remunerados. Têm compromisso com a profissão e não com o empregador. Valorizam o desafio, gostam de solucionar problemas. A recompensa é o trabalho em si. Querem que as pessoas considerem importante o que fazem.  

Solução: Como MOTIVAR? Para motivá-los: mantê-los em  projetos desafiadores; dar-lhes autonomia para seguir seus interesses e liberdade para estruturar seu trabalho da maneira que achar mais produtiva. Recompensas: oportunidades educacionais de atualização (treinamentos, capacitações, workshops, reconhecimento através do interesse e fornecimento de titulações.

TRABALHADORES TEMPORÁRIOS Para motivá-los: oportunidade de tornar o trabalho permanente; oportunidade de oferecer treinamento; separar os temporários dos permanentes; oferecer plano de remuneração flexível ou pagamento com base nas habilidades para todos, temporários e efetivos.  

FORÇA DE TRABALHO DIVERSIFICADA MULHERES E ESTUDANTES: preferem horário flexível.  TRABALHADORES POUCO QUALIFICADOS:  oferecer horários flexíveis e aumentar a remuneração.

REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus,2000. ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento Organizacional. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.