Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Prof.: Lillian Alvares
Responsabilidade Profissional Qual o papel e a responsabilidade do profissional do Gerente de Projetos dentro da sua profissão e da sua área de domínio?
Responsabilidade Profissional Valores válidos em todo o mundo: Confiança Honestidade Competência Pró-atividade
Responsabilidade Profissional Orientam a maneira como o homem se comporta diante das situações que lhe surgem no seu dia-a-dia.
Responsabilidade Profissional O bom senso, principalmente, no processo de tomada de decisão deve guiar e orientar a fazer a coisa certa e geralmente é aceito e validado pela comunidade em que estamos inseridos e pela equipe de projeto.
Responsabilidade Profissional O gestor está sempre muito exposto, sempre muito visível, por isso suas ações tendem a ser observadas de forma muito próxima.
Responsabilidade Profissional Também por isso, necessita fundamentar sua autoridade numa conduta que deva servir de exemplo para os demais.
Conflito de Interesses Problemas mais comuns estão relacionadas ao conflito de interesses:
Responsabilidade Profissional Não se recomenda trabalhar diretamente para o concorrente, parceiro, fornecedor ou cliente. Não se recomenda prestar serviços de consultoria e/ou participar de conselhos consultivos de diretorias externa à organização de origem.
Responsabilidade Profissional Participações financeiras em outras empresa: Receber presentes, viagens, comissões que poderão se caracterizar como “propinas”
Responsabilidade Profissional O gerente de projeto deve pautar sua conduta evitando quebrar as regras relacionadas aos conflitos de interesse e isso, na prática, não é algo simples de ser percebido.
Responsabilidade Profissional As estratégias dos lobistas são extremamente dissimuladas e, nesse aspecto, o gestor necessita estar atento para não se deixar envolver.
Responsabilidade Profissional Cinco aspectos básicos, todas de caráter comportamental, para montar o conjunto de habilidades necessárias para que o gestor não caia em “tentação”.
Responsabilidade Profissional PRIMEIRA: Garantir a integridade e o profissionalismo de cada gestor, que lhe facilitará a aderência aos requerimentos legais e padrões éticos que protejam a comunidade e todos os stakeholders do projeto.
Responsabilidade Profissional Nesse aspecto, é importante que o gestor conheça as normas da comunidade e esteja familiarizado com os costumes da mesma, discutindo e, muitas vezes, negociando alternativas que sejam sustentáveis tanto para o seu projeto como para a comunidade em que está inserido.
Responsabilidade Profissional SEGUNDA: Compartilhar lições aprendidas e suas melhores práticas, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos serviços de gerenciamento, promovendo, assim, a evolução da empresa e também da profissão.
Responsabilidade Profissional TERCEIRA: Melhorar a competência dos membros da equipe, incrementando o conhecimento profissional destes, com o objetivo de aperfeiçoar os serviços e os resultados do projeto.
Responsabilidade Profissional QUARTO: Necessidade do profissional de gerência de projetos buscar o equilíbrio de interesses entre os envolvidos com o projeto, evitando assim alternativas que gerem conflitos que possam atrapalhar o atendimento do escopo do projeto e seus objetivos.
Responsabilidade Profissional QUINTO: Interação profissional, respeitando as diferenças pessoais, étnicas e culturais, desta maneira pode-se evitar, no ambiente de projeto, a competição agressiva e semear entre os membros do time a cooperação e o trabalho em equipe.
Comportamento Autodisciplina Conduta baseada no bom senso Com regras a serem seguidas pelos profissionais de gerenciamento de projetos evitando comportamentos que possam comprometer a própria instituição.
Comportamento Compete ao gestor: Gerar relatórios claros, objetivos e verdadeiros Ter responsabilidade para atender ao escopo do projeto conforme acordado anteriormente com o cliente.
Comportamento E ainda: Ser íntegro. Contribuir para a base de conhecimentos Desenvolver a sua competência individual Equilibrar os interesses dos stakeholders Interagir com a equipe e com os stakeholders de uma maneira profissional e cooperativa
Comportamento Os gestores, certificados ou não, além do conjunto de atribuições técnicas e metodológicas necessitam conhecer o código de ética da profissão sob pena de incorrerem em erros que possam comprometer a corporação.
Processo Decisório O gestor de projeto deve: Tomar decisões sem interferências indevidas Manter em sigilo informações que possam trazer interferência nos objetivos do projeto. Desfazer os conflitos de interesses internos ao projeto. Respeitar a propriedade intelectual, os contratos de licenças, os direitos autorais, as patentes e as marcas comerciais.
resumo
Principais elementos Garantir a integridade individual Contribuir com a base de conhecimento Promover a integração entre os stakeholders
1. Garantia da Integridade Assegurar a integridade do processo de gerenciamento de projeto, do produto e da própria integridade do gerente e da instituição Adesão a um código de ética. Evitar conflito de interesses. Recusar presente de fornecedores. Manter a atitude profissional.
2. Aplicação do Conhecimento Conhecimento do gerenciamento do projeto Conduta profissional Centros de treinamento Conhecimento do setor Informações verdadeiras Conformidade com normas e regulamentos Informações confidenciais Dados da empresa Propriedade intelectual
3. Equilíbrio de interesse dos stakeholders Observar necessidades antagônicas Tratamento de dificuldades e problemas Respeito a diferença entre as culturas Respeito aos colegas Treinamento quando necessário Percepção de experiências