Famílias de risco Metodologia Jogar é preciso

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METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Famílias de risco Metodologia Jogar é preciso Maria Eneida Fabian Holzmann

Algumas pistas: Realidade atual Sociedade/mídia/consumo/política – bens materiais. Padrões disfuncionais de comunicação-jogo sem fim. Competição/inveja/vê,sente e fala só do outro – desconhecimento de si mesmo – empobrecimento. Visão auto e hetero-negativa de famílias/grupos. Violência/Agressividade destrutiva – não reconhecimento do outro como valor – sofrimento. Atitudes de exclusão, dualidade extrema: bandido ou mocinho - busca de culpados. Visão negativa do conflito e do confronto.

Pistas de carências humanas familiares e comunitárias atuais Humanidade carente de cuidado, afeto, limite,espaço para a expressão lúdica da agressividade. Alegria, simplicidade, fraternidade, solidariedade, espaços de vida com liberdade e responsabilidade para SER e PERTENCER. Comunicação clara, afetiva e autêntica (interior) Brincadeiras com objetos intermediadores e facilitadores da comunicação autêntica.

Abordagem Sistêmica na pós Modernidade Complexidade intersubjetividade Imprevisibilidade. Tendência auto-afirmativa e integrativa. SER/PERTENCER Responsabilidade.e solidariedade. Interconexão/rede Visão positiva da família e crise. Contextualização. Especialista dentro do grupo. Reconhecer/ser reconhecido - verdadeiro outro. Auto-organização. Homeostase diferenciação Família/grupo é especialista em seu desenvolvimento. História Comunicação integral Recursividade mais pontos de vista. Criatividade humildade Organização/estrutura Padrão/processo

Metodologia jogar é preciso Jogo espontâneo-criativo – criança pequena liberdade protegida - regras/responsabilidade. Funções da família: contenção afetiva, prazer dos movimentos – materna – limite – paterna - agressividade/simbólica - casal- cooperação/ajuda mútua – fratria. Saberes e competências da história. Decodificação linguagem simbólica.

Metodologia- Ações/Processos Ampliação: pontos de vista, ações/pessoas/c.natureza. Recordação de histórias e saberes – competência. Inclusão de acordo com realidade/de ajuda. Transformação de movimentos destrutivos em construtivos. Visão biopsico-socioeducativa e antropoespiritual. Desenvolvimento humano/familiar/comunitário. Protagonista: construção nova vida/ajuda mútua.

Projeto em ação Conhecimento da realidade – curiosidade. Reconhecer o outro como verdadeiro outro construir relações - fortalecer rede/parcerias Acolhimento afetivo e efetivo. Focar em necessidades/interesses/desejos. Ponto de partida: o que desejo construir/conquistar para mim e família neste projeto. Construção em parceria - postura humildade.

Projeto em ação Visão positiva do conflito Solo fértil Potencialização Movimento/alegria desafios Sentir-se reconhecido verdadeiro outro Espaço/tempo de liberdade/ de ser e pertencer Ação criativa/expressiva, reflexão e verbalização Auto-conhecimento /conhecimento do outro Processo de inclusões e interconexões Cultura, história,artes,expressividade Reconhecer-se Auto-afirmar-se/Apropriar-se de sua real potência

Jogar é preciso Etapas dos encontros Preparação/acolhida/ apresentação. Jogo de cada família. Jogo do potencializador. Reflexão/ Compartilhamento verbal. Grupo escolhe como fechar o encontro/despedida. Etapas possíveis do processo multifamiliar Levantamento expectativas/interesses. Contrato/regras/co-construção. Seqüência jogos famílias e jogos temas. Avaliação/análise do processo ao final do encontro e a cada 4 encontros. Recontrato e novas expectativas.

Jogar é preciso: jogos tema Jogo da comunicação: dar, receber, pedir, rejeitar e conquistar. Jogos de construir e brincar com espadas. Jogo de seguir o mestre – Jogo de escravo de Jó. Jogo dos óculos dos sentimentos. Jogo da bola e variações. Jogo de brincadeiras infantis. Jogo de montagem em diferentes temas. Jogos de alegria. Jogos de agressividade simbólica. Jogos de limite. Jogos de afeto.

Jogar é Preciso e mediação pontos comuns/complem./diferentes Visão positiva do conflito. Abordagem sistêmica na pós-modernidade. Abordagem sistêmico-integrativa. Funções materna, paterna e de casal. Resolução pacífica dos conflitos. Pontos complementares. Verbal/objetivo inclui expressividade/ no não verbal e simbólico. Pontos diferentes. Necessita de duas partes em conflito - independe do conflito.