Avaliação das Práticas da Manutenção Base para o Projeto de Melhoria Contínua
Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua JWB Engenharia: Empresa nacional de consultoria industrial há 16 anos no mercado, especializada em Engenharia de Manutenção (Gestão de Ativos). Atuamos também com Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Materiais, Treinamentos Técnicos e Organizacionais, Gerenciamento de Projetos (PMBok) e Traduções Técnicas.
Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua Responsável Técnico: Eng. José Wagner Braidotti Junior (Crea 178.510) Consultor Internacional de Engenharia de Manutenção Engenharia Mecânica – FEI – 1985 Administração de Empresas – FAAP – 1989 Gerenciamento de Manutenção Industrial – Mauá - 1992 Engenharia de Segurança do Trabalho – FAAP – 1998 MBA – Gerenciamento de Projetos – FGV - 2007
Nossos Clientes
Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua Para que possamos garantir um ambiente de trabalho seguro e confiável, onde a disponibilidade dos ativos possa contribuir com a produtividade da empresa, precisamos conhecer como as práticas atuais da manutenção estão sendo realizadas.
Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua Para isto, a JWB Engenharia desenvolveu uma ferramenta de avaliação dividida por 7 Pilares, onde as práticas são mapeadas, qualificadas, quantificadas e um plano de ação automático é gerado para que possamos alimentar e conduzir um Programa de Melhoria Contínua.
ESTRUTURA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Este processo é conduzido por profissionais com mais de 15 anos de experiência nas atividades de manutenção. A avaliação é composta por: 7 Pilares 59 Requisitos 342 Questões Estratégicas
ESTRUTURA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO - PILARES
OS 59 REQUISITOS AVALIADOS
PILAR GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO OS REQUISITOS AVALIADOS PILAR GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO Requisito 1: “Equipe da Manutenção” Requisito 2: “Equipe Líder de Manutenção da Empresa” Requisito 3: “Atendimento ao Cliente” Requisito 4: “Contratos de Manutenção” Requisito 5: “Estratégia de Manutenção” Requisito 6: “Capacitação” Requisito 7: “Análise Crítica do Desempenho do Pilar” Requisito 8: “Avaliação do Desempenho dos Indicadores do Pilar”
OS REQUISITOS AVALIADOS PILAR CONFIABILIDADE Requisito 1: “Estrutura da Engenharia de Manutenção e Confiabilidade” Requisito 2: “Análise de Falhas” Requisito 3: “Interação da Engenharia de Confiabilidade com os Pilares” Requisito 4: “Disseminação da Cultura de Confiabilidade” Requisito 5: “Projetos de Confiabilidade” Requisito 6: “Interação com a Engenharia de Projetos” Requisito 7: “Auto-avaliação e avaliação externa” Requisito 8: “Análise Crítica do Desempenho do Pilar” Requisito 9: “Avaliação do Desempenho dos Indicadores do Pilar”
OS REQUISITOS AVALIADOS PILAR PPCIM Requisito 1: “Estruturar os Processos do PPCIM” Requisito 2: “Executar a Coleta de Informações” Requisito 3: “Planejar as Ordens de Serviço” Requisito 4: “Programar as Ordens de Serviço” Requisito 5: “Executar a Programação de Manutenção” Requisito 6: “Realizar o Controle das Execuções” Requisito 7: “Grandes Paradas de Manutenção” Requisito 8: “Atendimento à Emergências” Requisito 9: “Recursos de Materiais ao Processo de Manutenção” Requisito 10: “Análise Crítica do Desempenho do Pilar” Requisito 11: “Avaliação do Desempenho dos Indicadores do Pilar”
OS REQUISITOS AVALIADOS PILAR PREVENTIVA E PREDITIVA Requisito 1: “Cadastro e Classificações” Requisito 2: “Elaboração e Revisão dos Planos de Manutenção” Requisito 3: “Implantação e Execução dos Planos de Manutenção” Requisito 4: “Controle da Execução dos Planos de Manutenção” Requisito 5: “Controle da Manutenção Preventiva e Preditiva” Requisito 6: “NR-13 (Segurança do Trabalho)” Requisito 7: “Análise Crítica do Desempenho do Pilar” Requisito 8: “Avaliação do Desempenho dos Indicadores do Pilar”
OS REQUISITOS AVALIADOS PILAR EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO Requisito 1: “Oficinas de Manutenção” Requisito 2: “Atividades de Manutenção Mecânica” Requisito 3: “Atividades de Manutenção Elétrica e Eletrônica” Requisito 4: “Atividades de Instrumentação” Requisito 5: “Atividades de Lubrificação” Requisito 6: “Atividades de Manutenção Civil e Predial” Requisito 7: “Análise Crítica do Desempenho do Pilar” Requisito 8: “Avaliação de Desempenho dos Indicadores do Pilar”
OS REQUISITOS AVALIADOS PILAR MANUTENÇÃO AUTÔNOMA Requisito 1: “Estruturar a Implantação da Manutenção Autônoma” Requisito 2: “Planejar e Preparar a Implantação da Manutenção Autônoma” Requisito 3: “Implantação e Execução dos Planos de Manutenção – Passo 1” Requisito 4: “Implantar a Manutenção Autônoma – Passo 2” Requisito 5: “Implantar a Manutenção Autônoma – Passo 3” Requisito 6: “Implantar a Manutenção Autônoma – Passo 4” Requisito 7: “Análise Crítica do Desempenho do Pilar” Requisito 8: “Avaliação do Desempenho dos Indicadores do Pilar”
OS REQUISITOS AVALIADOS PILAR ESTOQUE DA MANUTENÇÃO Requisito 1: “Cadastro de um Novo Sobressalente” Requisito 2: “Sobressalentes Críticos” Requisito 3: “Desenvolvimento de Sobressalentes e Fornecedores” Requisito 4: “Controle do Processo de Suprimento” Requisito 5: “Manutenção da Função dos Sobressalentes em Estoque” Requisito 6: “Análise Crítica do Desempenho do Pilar” Requisito 7: “Avaliação do Desempenho dos Indicadores do Pilar”
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – CHECK-LIST O critério de avaliação visa encontrar evidências objetivas na sistematização, adequação, pró-atividade, refinamento, disseminação e continuidade.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – CHECK-LIST NA (não aplicado): quando a prática avaliada não é aplicada. Sistematizado: quando a prática avaliada está suportada por documentação evidenciada. Adequado: atendimento à prática avaliada, em consonância com os fundamentos da metodologia e suportada por ferramentas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – CHECK-LIST Preventivo (Pró-ativo): capacidade de utilizar metodologias e ferramentas para antecipar-se aos fatos, visando prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentando a confiança e previsibilidade dos pilares. Refinado: estágio avançado de evolução da metodologia e das ferramentas, alcançado pela aplicação de ciclos de melhoria contínua.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – CHECK-LIST Disseminação: implantação das práticas horizontal e vertical, pelas áreas, pelos processos, sub-processos, produtos e/ou pelas partes interessadas. Continuidade: utilização de maneira periódica e ininterrupta das práticas de gestão relacionadas nos requisitos avaliados.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – CHECK-LIST Oportunidades de Melhoria: Informações relevantes Desvios evidenciados Boas práticas como referência Resultados compartilhados Aspectos significativos
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – ANÁLISE CRÍTICA Verifica-se também a análise crítica dos indicadores, os resultados e as tendências. Os resultados são analisados considerando-se os valores dos últimos 12 meses. As tendências são analisadas considerando-se os valores dos últimos 18 meses, em intervalos médios de 6 meses, ou seja, 3 períodos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – NOTA FINAL A nota final varia da escala de “0” (baseline) a “5” (classe mundial)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – APRESENTAÇÃO GRÁFICA Forma de apresentação gráfica dos 7 pilares avaliados
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – PLANO DE AÇÃO Plano de ação gerado automaticamente, na forma da metodologia 5W1H, individualmente por pilar avaliado
O CICLO “PDCA” E OS PILARES DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA MANUTENÇÃO Planejar e Programar Melhoria Contínua Executar Analisar Registrar ERP
A POSIÇÃO “PLAN” E “CHECK” E OS PILARES DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA MANUTENÇÃO Planejar e Programar Melhoria Contínua Executar Analisar PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO (PPCIM) – P2 Registrar PREVENTIVA E PREDITIVA – P1 ERP ESTOQUE MANUTENÇÃO – P1
EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO – P2 MANUTENÇÃO AUTÔNOMA – P1 A POSIÇÃO “DO” E OS PILARES DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA MANUTENÇÃO Planejar e Programar EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO – P2 MANUTENÇÃO AUTÔNOMA – P1 Melhoria Contínua Executar Analisar Registrar ERP
A POSIÇÃO “ACT” E OS PILARES DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA MANUTENÇÃO GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO – P2 Planejar e Programar CONFIABILIDADE – P1 Melhoria Contínua Executar Analisar Registrar REQUISITO COMUM ERP ANÁLISE DOS RESULTADOS -INDICADORES DE DESEMPENHO (45%) (10%) ANÁLISE CRÍTICA
O CICLO “PDCA” E OS PILARES DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA MANUTENÇÃO GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO Planejar e Programar CONFIABILIDADE EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO (Novo) MANUTENÇÃO AUTÔNOMA Melhoria Contínua Executar Analisar PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO (PPCIM) Registrar ERP REQUISITO COMUM ERP PREVENTIVA E PREDITIVA ANÁLISE DOS RESULTADOS -INDICADORES DE DESEMPENHO (45%) ESTOQUES DA MANUTENÇÃO (10%) ANÁLISE CRÍTICA
Régua de Classificação
Relação de Peso entre os Pilares 2 x 1 x 1 x 2 x 1 x 1 x 2 x G E R E N C I A M E N T O DA M A N U T E N Ç Ã O E S T O Q U E D E M A T E R I A I S E P E Ç A S M A N U T E N Ç Ã O A U T Ô N O M A P P C I M P R E V E N T I V A E P R E D I T I V A C O N F I A B I L I D A D E E X E C U Ç Ã O D A M A N U T E N Ç Ã O 45%: sistematização, disseminação e continuidade das práticas 45%: tendência e desempenho dos indicadores de eficiência e eficácia da manutenção 10%: análise crítica dos indicadores e Planos de Ação = Nota dos Pilares 1 a 5 Nota da Unidade = (Notas dos Pilares × Peso dos Pilares) x Fator Plano de Ação (Peso dos Pilares)
FATOR PLANO DE AÇÃO
Pirâmide de Processos da Manutenção Gestão de Ativos RCD Padronização de Equiptos 2009 2009/2010 RCM Análise de LCC Integração Eng./Manut. 2010 TPM Flexibilidade da M. O. (Multifunção) Integração Manutenção/Operação Análise de Benchmark 2011 2012 Análise sistêmica das funções (modos de falhas) Integração das atividades preventivas, preditivas e trocas sob condição Manutenção Pró-Ativa 2013 Manutenção Preditiva Desenvolvimento das habilidades técnicas Análise do histórico de desempenho (definição do perfil de perdas) Manutenção Preventiva Sistematização das tarefas de manutenção e elaboração de Planos de Manutenção Gerenciamento de Materiais e Contratos Critério de priorização (criticidade) e Política de Manutenção Planejamento das atividades de manutenção Resultado do desempenho da Manutenção através de PI’s e KPI’s Sistema informatizado de gerenciamento da Manutenção