Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
O sucesso do trabalho pedagógico
Tecnologia e Educação.
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
História nas atuais propostas curriculares
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
10 Competências do Professor Moderno
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Laboratório de Ensino a Distância
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem usar a tecnologia de forma efetiva para que se tornem usuários qualificados das tecnologias da informação. É essencial que todos os professores estejam preparados para oferecer essas possibilidades aos alunos.

Padrões de Competência em TIC para Professores (Marco Político) Esta publicação foi elaborada com o intuito de suscitar discussão e fomentar debates sobre a capacitação para TIC em sala de Aula; Projeto da Unesco, 2008; Sua Edição em Português foi com parceria entre UNESCO e com a Microsolf Brasil.

Padrões de Competência em TIC para Professores (Marco Politico) Esse documento avalia o desenvolvimento do docente na reforma educacional do Século XXI; È um guia para pessoas que se preocupam com os caminhos da educação; Se preocupa com o desenvolvimento profissional dos professores.

Padrões de Competência em TIC para Professores (Marco Político) Objetivos: De forma geral, o projeto pretende melhorar a prática dos professores em todas as áreas de trabalho, combinando habilidades em TIC com inovações em pedagogia, currículo e organização escolar. São objetivos também do projeto contribuir para um sistema de ensino de mais qualidade, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do seu país.

Nas próximas Seções (Tópicos) oferece aos envolvidos no projeto Informações para analisar a sua participação.

Contexto Político Se situa em um amplo contexto politico de reforma educacional e desenvolvimento sustentável. A Educação Tem como Meta: Transmitir o legado cultural; Apoiar o desenvolvimento pessoal de jovens e de adultos; Promover a democracia; Incentivo Intercultural; Melhoria na qualidade de vida, e saúde; Redução da pobreza.

Os programas educacionais das Nações Unidas e da UNESCO Nações Unidas: Visam reduzir pobreza, melhorar a saúde, melhorar a qualidade de vida, considera que a educação pode contribuir com essas metas; Percebem a educação como o direito de todos os cidadãos. Exemplo: UNLD, DEDS UNESCO: Privilegiam a qualidade da aprendizagem, tanto sobre o que os alunos aprendem quanto sobre como eles aprendem. Exemplo: EPT, ICT-CST

Projeto ICT-CST Amplia esses programas ao acentuar a relação entre o uso de TIC, a reforma da educação e o crescimento econômico; Enfatiza a idéia de formar um raciocínio de que o crescimento econômico sistêmico é a saída para a redução da pobreza e maior prosperidade; Também parte das premissas, que as TIC são forças motrizes para o crescimento e ferramentas para o fortalecimento da autonomia, além de terem profundas implicações para a mudança e melhoria do ensino. É por meio do acesso de todos –independentemente de gênero, etnia, religião ou idioma – a educação de qualidade que essas contribuições pessoais são multiplicadas, e os benefícios do crescimento econômico são distribuídos e desfrutados de forma igualitária.

Objetivo de aumentar a participação dos indivíduos na criação de conhecimento, na inovação, na criatividade cultural e na produtividade econômica; Implicará em mudanças significativas nos programas de treinamento de docente; Exigências de estudantes mais ativos, capazes de produzirem conhecimentos, capaz de planejar e gerenciar suas próprias metas e atividades de aprendizagem.

Os objetivos são alcançados com uma escola que se transforma continuamente, no sentido de organização de aprendizado cada vez melhor; Os professores modelam o processo de aprendizagem para os alunos, e postam como aluno-modelo de seu próprio desenvolvimento profissional contínuo;

Desenvolvimento da sociedade de aprendizagem previsto pela Comissão Internacional

Caminhos do desenvolvimento

A intenção do projeto da UNESCO é:

oferecer ferramentas aos elaboradores de política educacional que poderão ser usadas para desenhar uma reforma da educação baseada em TIC; desenvolvimento profissional do docente para melhoria do ensino, com foco no crescimento econômico sustentado e no desenvolvimento social

A matriz do ICT-CST identifica três abordagens diferentes, é possível que haja a necessidade de um país identificar uma trajetória de longo prazo, permitindo-lhe passar de uma abordagem à outra, na busca de metas econômicas e sociais mais avançadas.

Os países também podem ter diferenças consideráveis em termos de infra estrutura educacional, da qualidade de seus professores, da substância de seu currículo e da sua perspectiva de avaliação.

A infraestrutura tecnológica pode ser uma realidade em um país, enquanto em outro se requerem esforços para mudar as práticas pedagógicas.

Pode ser utilizada para identificar competências complementares que se baseiem nos aspectos consolidados e nos esforços de reforma para melhorar outros componentes do sistema maximizando o impacto que a mudança educacional terá sobre o desenvolvimento econômico e social.

Dessa forma, a matriz deve ser usada para identificar ou elaborar um programa de competência docente qualificado para um determinado país, suas políticas, suas condições educacionais, conforme o diagrama abaixo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao usar o marco de política apresentado aqui, um país pode: avaliar suas políticas no contexto de suas metas presentes e futuras de desenvolvimento econômico e social; estabelecer uma filosofia educacional adequada para relacionar as TIC a outros esforços da reforma do ensino; planejar uma trajetória para vincular essas iniciativas às metas de desenvolvimento econômico e social.

Após esses parâmetros, pode usar os Módulos de Competência em TIC para Professores, da UNESCO, em articulação com o documento de acompanhamento para assim planejar a formação adequada que ofereça aos professores as habilidades necessárias para que os objetivos sejam alcançados.