O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Por quê o computador na educação?
O uso dos softwares nas escolas
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Educação Ambiental - GPEEA
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
PLANO DE AULA 7ª SÉRIE.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Webquest.
LEILÃO DE JARDIM.
III Encontro de Boas Práticas
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
O que é ensinar história?
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Procedimentos de Ensino
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Teoria do Alinhamento Construtivo
Brincadeiras Indígenas
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Como elaborar um plano de aula
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Aprendendo com os Animais
Diálogos Pedagógicos: entre a leitura de mundo e a leitura da palavra 19/10/2013.
Portfólio.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Animais conhecer para cuidar
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Viajando pelas galáxias
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
Transcrição da apresentação:

O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: - Incorporar a aprendizagem do Sistema Monetário Brasileiro; - Entender as mudanças das moedas e da cultura de acordo com as mudanças sociais; - Conhecer as diferentes moedas existentes no mundo; - Reconhecer que o REAL é o dinheiro usado no Brasil; - Empregar o símbolo R$ para representar quantias em dinheiro; - Identificar cédulas e moedas de REAL; - Resolver situações-problemas; - Despertar consciência crítica em relação ao consumo desordenado; - Entender a relação existente entre o dinheiro e a degradação do meio ambiente, fauna e flora... -Sensibilizar quanto à importância que os animais têm para a vida no planeta; -Reconhecer a importância dos animais para a cadeia alimentar e animais úteis para o homem. -Identificar cédulas e moedas de REAL; -Resolver situações-problemas; -Utilizar do dinheiro para compra e venda simulada. - Leitura e interpretação textual através de pesquisa feita pela internet; - Despertar consciência crítica em relação ao consumo desordenado; - Iniciação ao uso do computador na pesquisa, confecção de tabelas, desenhos e textos; - Uso da calculadora; -Iniciação de pesquisa de campo e sua organização nos dados coletados para divulgação;

Assistir o filme “A história do dinheiro” no yotube Assistir o filme “A história do dinheiro” no yotube. Após discussão sobre o vídeo assistido, cada aluno deverá elaborar um texto com ilustrações. - Os alunos farão uma pesquisa no site ( Banco Central do Brasil) nos seguintes itens: Álbum- A história do dinheiro. -Outras formas de dinheiro-cartão de crédito, cheques... -O dinheiro no Brasil (leitura feita pela professora e esplanada para classe). -A origem e evolução do dinheiro ( leitura feita pelos alunos com mediação da professora). Cédulas e moedas: -Cédulas comemorativas, cédulas do real (comuns). Reconhecimento das cédulas, cédulas inadequadas, lista completa sobre as cédulas emitidas pelo Banco Central do Brasil e o momento histórico/econômico. -Figuras representativas expostas em nosso dinheiro ( animais em extinção e figuras ilustres que fizeram parte de nossa história). - Pesquisa em grupo sobre os historiadores. - O dinheiro pelo mundo (as diferentes moedas que circulam nos países ) - Pesquisa livre “curiosidades sobre o dinheiro” (em dupla) após, os alunos farão a apresentação sobre suas descobertas pra a turma, em mesa redonda. -Confecção de um texto coletivo referente às pesquisas feitas.

- Pesquisa em grupo sobre os historiadores. - O dinheiro pelo mundo (as diferentes moedas que circulam nos países ) - Pesquisa livre “curiosidades sobre o dinheiro” (em dupla) após, os alunos farão a apresentação sobre suas descobertas pra a turma, em mesa redonda. -Confecção de um texto coletivo referente às pesquisas feitas. -Pesquisa sobre os animais em extinção que aparecem nas cédulas, bem como, outros animais que formam a fauna do Brasil e de outros países (respeitando as curiosidades de cada aluno). Confecção de painéis com as ilustrações e exposição das pesquisas. Assistir o filme “Sem Floresta” -Debate sobre o consumismo / degradação ambiental. Importância dos animais para o equilíbrio da natureza. - Produção textual (a fauna corre perigo)

Esse projeto foi realizado com muito sucesso conseguindo atingir de forma gratificante os objetivos propostos. Proporcionando aos educando a oportunidade de desenvolvimento competência em varias áreas do conhecimento. O grupo teve uma ótima interação,discutindo,tracando ideias, analisando,criando alternativas e encontrando soluções. O trabalho que envolve teoria/ prática torna-se mais atrativo para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão. Isso acontece em razão dos temas trabalhados fazer parte de nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um assunto do interesse de todos.