ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Advertisements

Estudo de Mercados.
Análise das cinco forças de Porter
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
Análise do ambiente de marketing
Análise do Meio Ambiente
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
Etapas do Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Equipe de Gestão.
O Plano Estratégico Planejamento e Estratégia Organizacional
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Administração de Empresas Pessoais
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Planejamento e Responsabilidade Social
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Micros e Pequenas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AMBIENTES DE MARKETING
Estratégia Competitiva
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
Planejamento Estratégico de Marketing
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Daciane de Oliveira Silva Referências: Livro Estratégias de Empresas: Lobato et.al Cap 1 e 2 do livro Adm. Estratégica- Certo et. al( capítulos na xerox)

- Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO HISTÓRICO “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si, perderá todas as batalhas...” (Sun Tzu)

O QUE É ESTRATÉGIA? Definição de um curso de ação para atingir um objetivo. Meios para atingir um fim “Estratégia é um plano unificado, amplo e integrado...criado para assegurar que os objetivos básicos da empresa sejam atingidos”. (GLUECK, 1980)

CARACTERÍSTICAS DA ESTRATÉGIA Conhecimento do ambiente Conhecimento de si mesmo Criatividade / elemento surpresa Persistência Alinhamento de esforços Motivação Aprendizagem e confiança Liderança

ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES Conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades do ambiente e os recursos da organização.

ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES Nas organizações, a estratégia: Refere-se às decisões de mais alto nível; Mobiliza a empresa como um todo; Podem trazer grande sucesso ou grande fracasso; Tem impacto no longo prazo; Podem ser competitivas ou colaborativas; Podem ser concebidas para início de um negócio.

EST MUNDO PAÍS ESTADO OP CIDADE ENTIDADE SETOR IM HOJE 1 MÊS 1 ANO 05 ANOS 10 ANOS Mentalidade Imediatista Mentalidade Operacional Mentalidade Estratégica

Ambiente x organização PROCESSO ESTRATÉGICO Análise do ambiente Macro Setorial Econômico Porter Social Mercado Concorrência Tendências Tecnológico Objetivos/ Estratégias Funcionais MKT Ameaças e oportunidades Estra-tégias Gerais Ambiente x organização Objetivos Gerais PROD Missão Visão Aprendizagem Negócio Mensuração Mudança RH Pontos fortes Pontos Fracos Análise da Organização Cadeia de valor Estratégia genéricas Competências Pontos Fortes Pontos Fracos FIN Formulação Implantação Análise

ANÁLISE AMBIENTAL-Componente do ambiente AMBIENTE INTERNO: recursos, aspectos estruturais, produtivos, humanos AMBIENTE GERAL ou macroambiente ou ambiente externo Organização Política Economia Demografia Tecnologia Natureza Cultura Econômica Públicos Macroambiente

AMBIENTES DA ORGANIZAÇÃO Para atuar neste ambiente é preciso estar atento às descontinuidades, às mudanças que ocorrem no ambiente turbulento onde vivemos (LOBATO et.al, 2003). O ambiente externo é dividido em: AMBIENTE GERAL: são elementos naturais da vida em sociedade; tem amplo escopo sobre qual a organização não tem nenhum controle. AMBIENTE OPERACIONAL: composta de setores que têm implicações específicas e imediatas na organização. Além do ambiente externo existe também o ambiente interno.

AMBIENTE GERAL ANÁLISE POLÍTICA: Leis Tributárias, Regulamentação de Comércio Internacional, Controles de Preços e Salários, Eleições, etc. ANÁLISE ECONÔMICA: Política Monetária (taxas de juros), Taxas de Emprego, Renda Pessoal Disponível, internacionalização da economia, etc. ANÁLISE SOCIAL: Expectativa de Vida, Alterações Populacionais, Taxas de Natalidade e Mortalidade, Mudança de Hábitos e Comportamento, composto étnico, distribuição de renda, etc. ANÁLISE TECNOLÓGICA: Gastos em Pesquisa e Desenvolvimento, Tipos de Produção de Pesquisa e Desenvolvimento, Automação, Robótica, etc. ANÁLISE SOCIOPOLÍTICO: principais traços culturais, atitudes, hábitos e diversidade cultural, leis de defesa da concorrência, trabalhistas e tributárias.

AMBIENTE OPERACIONAL O COMPONENTE CLIENTE O COMPONENTE CONCORRÊNCIA: 5 forças de Porter O COMPONENTE MÃO DE OBRA O COMPONENTE FORNECEDOR O COMPONENTE INTERNACIONAL

5 FORÇAS COMPETITIVAS DE MICHAEL PORTER AMBIENTE OPERACIONAL 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE MICHAEL PORTER Lidera na Harvard Business School um programa para novos presidentes de empresas que tenham faturamento superior a US$ 1 bilhão e atua também no Instituto de Estratégia e Competitividade. A maior autoridade em estratégia competitiva

AMBIENTE OPERACIONAL 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Ameaça de entrada Poder de Barganha dos Fornecedores Concorrência Poder de Barganha dos Compradores Ameaça dos Substitutos

5 forças de Michael Porter AMEAÇA DE ENTRADA ou DE NOVOS ENTRANTES: Obstáculos para ingresso em um setor por novos concorrentes. Diferenciação de Produtos, Políticas Governamentais, Acesso a Canais de Distribuição, etc. AMEAÇA DE SUBSTITUTOS: São alternativas satisfatórias às necessidades dos consumidores e não se restringindo somente aos produtos fisicamente semelhantes. PODER DO COMPRADOR: Os clientes podem comprimir as margens de lucro de um negócio através de redução de preço ou aumento do nível de serviço.

5 forças de Michael Porter PODER DO FORNECEDOR: Avalia o tamanho e a concentração dos fornecedores em relação aos participantes do setor e o grau de diferenciação dos insumos fornecidos. CONCORRÊNCIA: Intensifica-se quando uma empresa sente a pressão competitiva e reage em forma de corte de preços, “batalhas” publicitárias, novos produtos ou reformulação e melhorias no atendimento ao cliente e nas garantias.

Cinco forças de Porter AMEAÇA DE ENTRADA ou DE NOVOS ENTRANTES: A seriedade da ameaça de entrada depende das barreiras existentes e da reação que o entrante pode esperar do concorrente. ECONOMIA DE ESCALA. Ex: as economias de escala em produção, pesquisa e marketing são as principais barreiras para entrar no setor de computadores. DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTO: a identificação da marca é uma barreira, pois força os entrantes a gastar muito para conquistar a lealdade do cliente. E por trás da marca está a propaganda, os serviços aos clientes e a diferenciação dos produtos. EXIGÊNCIAS DE CAPITAL: grandes investimentos principalmente se o capital exigido para gastos antecipados e não recuperáveis como propaganda e P&D.

Cinco forças de Porter AMEAÇA DE ENTRADA ou DE NOVOS ENTRANTES: 4. ACESSO AOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO : acontece em alguns casos que a barreira é tão alta que, para ultrapassá-la, um novo concorrente deve criar seus próprios canais de distribuição. 5. POLÍTICA GOVERNAMENTAL: o governo pode limitar a entrada através de licenciamento ou acesso limitado a matéria prima. E de forma indireta com padrões de poluição do ar ,da água e de regulamentações de segurança.

Cinco forças de Porter FORNECEDORES E COMPRADORES PODEROSOS: Um fornecedor pode exercer poder de barganha sobre os participantes ao elevar os preços ou reduzir a qualidade dos produtos e serviços adquiridos. EX: Ao elevar seus preços, os produtores de refrigerante, contribuíram para a erosão da lucratividade das engarrafadoras porque essas, enfrentando concorrência intensa de refresco em pó, limitaram a liberdade de aumentar seus próprios preços. Um grupo de fornecedores é poderoso se: Seu produto é único ou pelo menos diferenciado, ou se tiver altos custos fixos de mudança. Ex: software, maquinário, etc. O setor não é um cliente importante para o grupo de fornecedores. Caso seja, o fornecedor vão querer protegê-lo por meio de preços razoáveis e assistência em atividade com P&D e lobby.

Cinco forças de Porter FORNECEDORES E COMPRADORES PODEROSOS: Clientes podem forçar os preços para baixo, exigir qualidade mais alta ou melhores serviços e jogar os concorrentes uns contra os outros. EX: A postura de donos de farmácia com algumas distribuidoras de medicamentos. Um grupo de compradores é poderoso se: For concentrado ou comprar em grandes volumes; Os produtos adquiridos dos fornecedores são padronizados ou não diferenciados. Os compradores, certos de que sempre vão encontrar fornecedores alternativos, podem jogar uma empresa contra outra; Produtos que sejam inexpressivos no custo total.

Cinco forças de Porter FORNECEDORES E COMPRADORES PODEROSOS: O produto do setor não seja importante para a qualidade dos produtos ou serviços dos compradores. Portanto, o comprador faz pouco caso do fornecedor. O Poder de compra do varejista além destas regras tem um acréscimo muito importante: como são capazes de influenciar as decisões de compra dos consumidores , tem um grande poder de barganha perante o fornecedor.

Cinco forças de Porter CONCORRÊNCIA A rivalidade entre os concorrentes utiliza-se de manobras como táticas de concorrência de preço, lançamento de produto e guerra de propaganda. O grau de rivalidade entre as empresas, está relacionado com a presença de diversos fatores: O crescimento lento do setor: o que gera batalhas por participação de mercado; Competidores numerosos ou que tenham o mesmo tamanho e poder; O produto ou serviço não tem diferenciação; Os custos fixos são altos ou o produto é perecível; As barreiras de saída são altas.

Cinco forças de Porter CONCORRÊNCIA Algumas organizações organizam um sistema de informação dos concorrentes, gerenciado por um executivo e uma equipe para levantar informações nas seguintes fontes: nos clientes; na propaganda do concorrente; nas publicações do concorrente; na compra dos produtos do concorrente; nas estatísticas do governo; nos congressos, feiras e conferências; nos relatórios publicados, etc.

AMBIENTE INTERNO É aquele que está dentro da organização e que normalmente tem implicação imediata e específica em sua administração. Ao contrário do ambiente externo, o ambiente interno são os que estão mais facilmente perceptíveis e controláveis. ASPECTOS IMPORTANTES: ASPECTOS ORGANIZACIONAIS: Política, procedimentos e regras Habilidade da equipe administrativa Rede de comunicação

AMBIENTE INTERNO ASPECTOS DE PESSOAL: Relações trabalhistas Práticas de recrutamento Sistema de incentivo Rotatividade e absenteísmo ASPECTOS DE MARKETING: Segmentação de mercado Estratégia de produto, preço, promoção e distribuição ASPECTOS DE PRODUÇÃO ASPECTOS FINANCEIROS

RELEVÂNCIA DOS NÍVEIS AMBIENTAIS Organizações Alto Médio Reduzido Empresa multinacional Interno Geral Operacional Empresa nacional grande Empresa de porte médio Pequena empresa Microempresa

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (TENDÊNCIAS) MEGATENDÊNCIAS ???

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (TENDÊNCIAS) VISÃO DE NAISBITT, JONH (Déc. 80) 1. Crescimento da economia Global 2. Renascimento das Artes 3. Socialismo de mercado livre 4. Privatização Seguridade Saúde 5. Estilo de vida globalizado 6. 7. Década Liderança das Mulheres 8. Era Da Biologia 9. Triunfo do Indivíduo

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (TENDÊNCIAS) VISÃO DE FAITH POPCORN (Déc. 90) Retorno às origens Encasulamento Retardamento da velhice Fuga da Rotina SOS (Salve o Social) Manter-se vivo Consumidor vigilante

Crianças consomem mais cedo CONSUMO PRECOCE Crianças consomem mais cedo Crianças influenciam a decisão de compra de produtos Famílias com menos filhos Filhos sozinhos em casa Novas oportunidades de negócios

Aumento da busca espiritual e mística A religiosidade ou a preocupação mística de milhões de pessoas Retiros espirituais Roupas e paramentos religiosos Jogos de entretenimento Evidências Oportunidades

MUDANÇAS NO MUNDO MODERNO VELHA ECONOMIA NOVA ECONOMIA Emprego estável Trabalhos e projetos Especialização Habilidades múltiplas Linearidade, carreira Mudanças de órbitas e trajetórias Técnica define situação Situação define técnica Hierarquia rígida Criativo Província Redes flexíveis Racionalidade Globalização Acumulação Percepção Informação Formação Material Virtual

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (TENDÊNCIAS EMPRESARIAIS ATUAIS) QUALIDADE: Não é mais Objetivo ou Meta - É premissa! MARGENS: Compressão das Margens CICLO DE VIDA: Redução Acentuada do Ciclo de Vida dos Produtos GOVERNOS: Menores, Fora da Economia, Redução de Subsídios EXPLOSÃO TECNOLÓGICA RELAÇÕES DE PODER: Negociação, Parceria e Blocos Econômicos (ONU, 2007)

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (MEGATENDÊNCIAS - Início do Séc. XXI) Emergência da China como potência econômica Avanço da conectividade e da multimídia E-commerce e novas Práticas de negócios Estrutura econômica mais Intensiva em Serviços “Outsourcing”(terceirização) e deslocamento de empregos dos países ricos para os pobres Economia criativa e a interface economia/cultura (ONU, 2007)

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (DESAFIOS PARA O BRASIL) Criar ou fortalecer arranjos produtivos locais visando incremento da oferta e exportações; Diversificar gama de produtos/serviços exportáveis com conteúdo criativo e valor agregado; Promover criação de marcas e campanhas internacionais de marketing; Aumento do uso do comércio eletrônico e novas práticas de distribuição e de comercialização. (ONU, 2007)

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (OPORTUNIDADES PARA O BRASIL) Reforçar produção e exportação de audiovisuais Promover exportação de moda, jóias e objetos de decoração com valor agregado Incentivar participação e promover exposições de artes plásticas e visuais no exterior Busca de novos mercados para serviços de arquitetura, publicidade e na área new mídia Maior participação na distribuição da produção musical brasileira (ONU, UNCTAD, 2007)

ANÁLISE AMBIENTAL QUEM SÃO OS ONDE MELHORES? ESTAMOS ? POR QUE ? O QUE ELES ESTÃO FAZENDO? O QUE NÓS ESTAMOS FAZENDO ?

ANÁLISE SITUACIONAL OU ANÁLISE SWOT FORÇAS OPORTUNIDADE ALAVANCAGEM FRAQUEZAS AMEAÇAS PROBLEMAS LIMITAÇÕES VULNERABILIDADES

ANÁLISE SWOT-Ambiente externo SÃO OS ASPECTOS SOCIAIS QUE AFETAM A ORGANIZAÇÃO AMEAÇAS: São os aspectos que afetam ou podem vir a afetar negativamente a organização, comprometendo o cumprimento de sua missão OPORTUNIDADES: São os aspectos que afetam ou podem vir afetar positivamente a organização, contribuindo para o cumprimento de sua missão

ANÁLISE SWOT - Ambiente interno SÃO OS ASPECTOS INTERNOS QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM SEU DESEMPENHO, DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO. PONTOS FORTES: São os aspectos da organização e dos indivíduos que nela trabalham que contribuem para sua sobrevivência e consolidação PONTOS FRACOS: São os aspectos da organização e dos indivíduos que nela trabalham que ameaçam a sua sobrevivência e consolidação .