Gestão do Conhecimento

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Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento

Advento da sociedade pós-industrial Fatores e Tendências Desenvolvimento intenso das ciências e das tecnologias em geral Avanços nos sistemas organizacionais Globalização “Salto” no ritmo das mudanças nos transportes e nas TIC Lei de Moore (1965): "a potência dos computadores tende a dobrar a cada 18 meses" Patamar comum atingido pelas empresas (ciclo da commodity) Esgotamento das estratégicas tradicionais de produtividade Busca por uma diferenciação competitiva Incremento dos serviços e da ênfase no relacionamento Da mass production à mass customization Product Oriented X Market Oriented

Advento da sociedade pós-industrial Fatores e Tendências Incremento dos serviços (a partir de meados do século XX) USA 1988 - os serviços são responsáveis: por 77% do emprego pela maior parte do PIB USA 1990 - fator principal para a valorização das empresas: serviços baseados em conhecimento e relacionamentos, potencializados pelo desenvolvimento das TIC J. Brian Quinn IBM - (Itália) Total empregados Colarinhos Brancos Colarinhos Azuis 1990 13.488 73% (9841) 27% (3647) 1996 10.000 94% (9400) 6% (600) De Masi

Os intangíveis entram em cena Década de 1980 Intensa busca por uma concepção e visão novas da empresa, objetivando a criação e extração de valor Nasce o conceito de Capital Intelectual, como forma de evidenciar e potencializar a força dos recursos não materiais (intangíveis)

Os intangíveis como fonte de valor Incremento do valor dos Intangíveis 1982 1992* 2001** 85% 38% 62% Ativos Intangíveis Ativos Tangíveis 62% 38% 15%’ Fonte: Mislav Vučić * Brookings Institute **Baruch Lev Analysis of S&P 500 Companies

Elementos críticos do diferencial competitivo Os serviços O conhecimento (e as informações) Os relacionamentos O sistema de gestão Os processos Os valores e a cultura Uma outra abordagem dos recursos O valor para o cliente Instituições públicas: incremento do valor de sua função pública/social

Recursos fundamentais da organização Clientes Alianças Fornecedores Sociedade Capital de Relacionamento Sistemas e processos Marca e reputação Propriedade Intelectual Capital Humano Capital Organizacional (Estrutural) Criatividade Competências Conhecimento Inovação Capital Físico Capital Monetário Caixa Devedores Investimentos... Hardware Equipamentos Planta, imóveis... Adaptado de: ICS Intellectual Capital Services

Ativos Intangíveis e a Gestão do Conhecimento Capital de Relacionamento Estrutura Externa Capital Organizacional (Estrutural) Estrutura Interna Capital Humano Competências (pessoais e coletivas) Estratégia com foco na Gestão do Conhecimento Adaptado de: Karl E. Sveiby

Compartilhar Transferir Identificar Armazenar Condições básicas Cultura e Valores Processos Pessoas Equipes Criar Manter Avaliar Dispensar Compartilhar Transferir Aprender Adaptar Usar Identificar Armazenar Disponibilizar Sistemas de Gestão Estratégias Tecnologia Relacionamento com o cliente Valor para o cliente

Estratégia do Conhecimento Foco nas práticas Inovação Novos conhecimentos Mudança cultural, Formação, Coletivização Transferência e compartilhamento Interesses Minimização de risco Cartografia e armazenamento Foco no conteúdo Foco no conhecimento existente Foco na criação do conhecimento Baseado em: Nonaka, Takeuchi, Krogh e Ichijo

Dois modelos de competência Perspectiva industrial (taylorismo/fordismo) Modelo 2 Perspectiva da economia do conhecimento Operador Executar o prescrito Executar ações Saber-fazer Esquemas operatórios elementares Adotar um comportamento Gerenciamento pelo controle Repetição Simplicidade Exigência unidimensional (saber-fazer) Ator Tomar iniciativas Executar ações/atenção a acontecimentos Saber agir Esquemas operatórios complexos Escolher uma conduta Gerenciamento pela condução Inovação Complexidade Exigência pluridimensional (saber-agir em interação) Baseado em Le Boerf

Profissão (ofício) Posto Função Competência Profissionalismo

Profissionalismo - agir com competência Mobilização e combinação de recursos (internos e externos) Em diferentes ambientes (humano, tecnológico, financeiro...) com vistas a: administrar situações complexas (eventos) produzir resultados de valor para um destinatário (cliente, empresa, equipe...)

Condições para o profissionalismo Saber agir Poder agir Querer agir

Mobilização e combinação de recursos Agir com competência = combinatória de recursos individuais e coletivos saber-fazer, reconhecimento qualidades, sentimentos Competência conhecimento, experiência Mobilização e combinação de recursos conhecidos! interdependência