COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Revisão (2º bimestre) Profª Patrícia Paris

ORGANIZAÇÕES - GRUPOS - INDIVÍDUOS GRUPOS X EQUIPES LIDERANÇA CULTURA ORGANIZACIONAL MUDANÇA E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

GRUPOS Algumas razões que podem levar pessoas a agruparem: - Segurança - Status - Auto-Estima - Afiliação - Poder - Alcance de Objetivos COESÃO GRUPOS X EQUIPES ??

LIDERANÇA O PODER em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando resistem. FONTES DE PODER: cargo, conhecimentos, parentesco, amizade, outros... Estilos de liderança: - Autocrático - Democrático - Laisse-faire CHEFE X LÍDER Características comuns de um Líder: Visionário Passional Criativo Flexível Inspirador Inovador Corajoso Imaginário Experimental Independente

Conflitos e Negociação Origens dos conflitos: Stress, medo de mudanças, falhas na comunicação, diferenças de personalidades, prioridades ou objetivos. Tipos de conflitos: De tarefa De relacionamento De processo Caminhos: Recusa Guerra Declarada Assumir e buscar solução Podem ser positivos (por exemplo: gerando inovações) e também negativos (por exemplo: causando queda no desempenho) NEGOCIAÇÃO: Processo em que se busca esclarecer as situações, confronta-se as idéias, os diversos interesses, e busca-se solução. Pode envolver algumas pessoas, todo um grupo, diversos grupos ou mesmo organizações diversas. É muito importante entender que o confronto deve ser de idéias, não de pessoas.

CULTURA ORGANIZACIONAL Crenças, valores, ideologias, hábitos, costumes, rotinas, rituais, ética e comportamentos que são determinantes do grupo. A CULTURA EMERGE E REFELTE A VISÃO, ESTRATÉGIA E AS EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO. ESSA CULTURA DESCREVE OS COMPORTAMENTOS QUE SÃO ACEITÁVEIS E INACEITÁVEIS E AS TRADIÇÕES QUE SERÃO MANTIDAS. Promove a adaptação da organização no ambiente tanto interno (aspectos socioemocionais dos membros do grupo) quanto externo (relação da organização com o ambiente externo).

MUDANÇAS E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Passos gerais: - DIAGNÓSTICO - PLANEJAMENTO - IMPLEMENTAÇÃO - AVALIAÇÃO/CONTROLE Mudanças x Desenvolvimento Desafios: Rupturas com a realidade anterior e adaptação dos indivíduos

Orientações finais (para a próxima aula): A avaliação será individual - A entrega das resenhas do livro ‘O jeitinho brasileiro’ deverá ser feita NO TÉRMINO da avaliação, quando forem me entregar a avaliação respondida. Profª Patrícia Paris