MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Advertisements

MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
Curso de Gestão de Empresas
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Motivando empregados e projetando cargos
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
MOTIVACAO NO TRABALHO.
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Motivação Texto 05: A motivação humana Autor: Chiavenato.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CAPÍTULO 11 Motivação.
O QUE FAZ ALGUMAS PESSOAS DAREM O MÁXIMO DE SI ENQUANTO OUTRAS PROCURAM APENAS FAZER O MÍNIMO INDISPENSÁVEL ? O QUE GERA ENTUSIASMO ? C.O. - Motivação.
A Contribuição dos Fatores Motivacionais para a Qualidade
Motivação para o trabalho
Curso de Gestão de Empresas
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
MOTIVAÇÃO.
Teoria Comportamental
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Administração Geral - Aula 04
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
“Todo comportamento humano é gerado por algo que o motiva”
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
FATORES INTRAPPESOAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MOTIVAÇÃO
Conceito de Pirâmide de Maslow
As pessoas levam para o ambiente
Motivação dos empregados
O ambiente de trabalho e a motivação
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
QUEM É O CONSUMIDOR.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Roteiro da aula FAC SÃO ROQUE Curso :Administração Turma: ADM-5ª
Profa. Daciane de Oliveira Silva
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
Teoria Comportamental da Administração
MOTIVAÇÃO.
Abordagem Comportamental da Administração
Teoria dos dois Fatores de herzberg
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Teorias Motivacionais aplicadas à Administração
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Definições Teorias da Motivação
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –
Motivação. Motivação ---- Motivo ---motor o que move.
Motivação Aula 6.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Teoria das Necessidades Abraham Maslow. Abraham Maslow, um dos maiores especialistas em motivação humana apresentou uma teoria da motivação, onde as necessidades.
Curso de Administração Disciplina: TGA
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha

intrínseco, ou seja é algo que faz parte do ser humano.”(VEGARA,1999) O que é motivação? “A motivação é algo intrínseco, ou seja é algo que faz parte do ser humano.”(VEGARA,1999)

MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA X INTRÍNSECA Motivação intrínseca: relacionada a recompensas psicológicas, tais como a oportunidade de usar a habilidade de alguém, um sentido de desafio e realização, recebimento de um reconhecimento positivo ou apreciação, ser tratado de maneira considerável (geralmente determinadas pelas ações e comportamentos individuais dos gerentes) Motivação extrínseca: Relacionada a recompensas tangíveis ou materiais, tais como, salários, benefícios adicionais, segura de vida, promoção, contratos de trabalho, ambiente e condições de trabalho (geralmente determinadas pela alta administração, fora de controle individual dos gerentes)

Qual figura apresenta Motivação?

Processo Motivacional Teoria de Maslow Teoria de Herzberg Teoria de McClelland Teoria de Vroom

MOTIVAÇÃO HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW AUTO-REALIZAÇÃO RECONHECIMENTO SOCIAL PARTICIPAÇÃO SEGURANÇA NECESSIDADES BÁSICAS

Os Fatores Motivadores, segundo Maslow Tipos de Necessidades Auto Realização O desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial; tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser. Estima Secundárias O sentimento das pessoas de sentirem-se valorizadas pelos que as rodeiam; sua auto-estima; o desejo de sentir-se importante, competente e valorizado. Social A necessidade endógena de amar e ser amado, ter amizade, vínculos familiares, intimidade etc. Segurança A contrapartida da insegurança natural das pessoas; estabilidade, proteção, livre do perigo; um abrigo; uma estrutura, uma ordem etc. Primárias Fisiológicas São necessidades físicas como; sexo, bebida, comida sono etc.

PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE MASLOW •Satisfeito necessidade inferior – outra superior surge no comportamento. Nem todos as pessoas chegam ao topo da pirâmide. •Inferior satisfeita – surge superior – vice-versa. Cada pessoa possui sempre mais que uma motivação Comportamento motivado é canal satisfação de necessidades. Se há frustração em uma necessidade – ocorre uma ameaça e levam a reações de emergências no comportamento

refere-se à auto-estima e à auto-realização TEORIA DE McCLELLAND DAVID MCCLELLAND TOMOU COMO EIXO NOVAMENTE A QUESTÃO DAS NECESSIDADES. IDENTIFICOU TRÊS: PODER refere-se a relações com pessoas, status, prestígio, posições de influência refere-se à auto-estima e à auto-realização Refere-se ao afeto AFILIAÇÃO REALIZAÇÃO

Teoria da Expectativa de Victor Vroom A motivação depende de como a pessoa percebe três relações de causa e efeito: Esforço  à Desempenho: a pessoa acredita que com mais esforço pode melhorar desempenho. Desempenho  à Recompensa: a pessoa acredita que o desempenho produzirá uma recompensa determinada. Recompensa  à Metas pessoais: a medida em que as recompensas oferecidas pela organização são atraentes para a pessoa. Esta teoria explica porque muitos empregados esforçam-se pouco, limitando-se a fazer o mínimo. Quantas pessoas responderiam sim a estas três perguntas: Se eu me esforçar mais serei recompensado? Se meu desempenho for reconhecido serei recompensado por isso? Se for recompensado, as recompensas valerão a pena?

CICLO MOTIVACIONAL EVOLUÇÃO DO CICLO 6 - Satisfação 1 - Equilíbrio 2 - Estímulo EVOLUÇÃO DO CICLO 6 – Insatisfação Frustração Agressivo Insônia Resistência Moral Baixo 5 - Realização 3 - Necessidade 4 - Tensão

OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO Fátima