CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada

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CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada Muitos compradores Muitos Vendedores Produto padronizado Vendedores podem sair e entrar facilmente Rivalidade desenfreada por numerosas empresas e produtos semelhantes Sem relações interpessoais entre compradores e vendedores Rivalidade Ampliada Diferentes produtores/vendedores atuam de forma independente face aos compradores/fornecedores com vista a alcançar o objetivo de seu negócio

2. Forças competitivas de Porter Grau de concorrencia depende de 5 forças Potencial de lucro 2.1 Primeira Força de Porter - Ameaças de Entrada Novas empresas Capacidade de produção Novas tecnologias Vontade de ganhar parcelas de mercado Capacidade de investimento Preços podem diminuir Custos podem aumentar Políticas governamentais

2.2 Segunda força de Porter – Pressão dos produtos substitutos Barreiras de entrada Economia de escala Custo de mudança Acesso a canais de distribuição Acesso a insumos 2.2 Segunda força de Porter – Pressão dos produtos substitutos Preço-desempenho Preção sobre o lucro Ausencia de requisitos de qualidade ou preço Melhoramento de desempenho

2.3 Terceira força de Porter – Poder de negociação dos compradores Barganha Jogar um concorrente contra o outro Variáveis Preço Quantidade vendida Condições de entrega Limitando ou impedindo o fornecimento à demais empresas

2.4 Quarta força de Porter – Poder de negociação dos fornecedores Parceria Ganha-ganha Fornecedores poderosos podem: Reduzir lucros das empresas Restringir o desenvilvimento 2.5 Quinta força de Porter – Influencia regulatória Regras pelo governo Poder de compra do governo

2.6 “Sexta força de Porter – Intensidade da rivalidade entre concorrentes” Incitar à contenções Redução de preços Reduzir rentabilidade

3. CLASSIFICAÇÃO DA CONCORRENCIA 3.1 Formas de concorrencia 3.1.1 Monopólio Amplo domínio sobre o mercado Não há um preço a que ela deve-se subordinar Barreiras à entradas 3.1.2 Monopólio natural Custo médio/unidade menor do que 2 ou mais firmas Economia de escala Uma única empresa domina

3.1.4 Concorrencia monopolista 3.1.3 Oligopólio Pequeno número de firmas dominam o mercado Poucos fornecedores 3.1.4 Concorrencia monopolista Muitas firmas Produtos substitutos próximos Livre entrada e saída Produtos diferenciados

3.2 Níveis de concorrencia 3.2.1 Genérica Entre todas as empresas De qualquer setor Luta pelos recursos financeiros dos consumidores 3.2.2 Forma Empresas que produzem produtos de mesmo benefício 3.2.3 Setorial Empresas que produzem o mesmo produto ou grupo de produtos

3.2.4 Marca Empresas que produzem produtos similares para os mesmos consumidores