PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
O conteúdo.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Profa. Reane Franco Goulart
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Prof. José Roberto Medina
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Da avaliação ao acompanhamento
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Boliche dos substantivos
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Atividade complementar 04
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Crítica à concepção de currículo cristalizado
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Projetos e Sequências Didáticas
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH EDUCAÇÃO FÍSICA 1º CICLO

AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA

Qual é o lugar da Educação Física no 1º ciclo? A Educação Física tem o movimento como seu principal modo de discurso para a expressão dos códigos/signos sociais. como uma área de conhecimento escolar, possui saberes que lhe são próprios, possui sua especificidade de conhecimentos.

A Educação física é defendida como uma forma de expressão da linguagem, ou seja, como um conjunto de conhecimentos, construídos e sistematizados, a partir de um específico modo de discurso: o movimento.

Quais são os princípios para o ensino da Educação Física na Escola? Socialização Inclusão Ludicidade

Socialização Envolve diferentes formas de expressões e apropriações dos signos e códigos sociais. Espaço para aprendizagem, valores e normas sociais

Inclusão A Educação física nos oferece material que possibilita o reconhecimento da diversidade existente nas relações humanas. A interação com o outro (seja ele, o colega, o professor) é uma convivência com o diferente, com diferentes conhecimentos/habilidades. Esta convivência favorece a experimentação de outros movimentos, outras formas de interação com os espaços, com os objetos e com o grupo.

Ludicidade Permite que a criança exteriorize o seu pensamento de várias maneiras, que se comunique com os outros, com os objetos, em diferentes tempos e espaços. Brincando a criança movimenta, fala, desenha, sorri, chora, grita, utilizando diferentes modos de discurso para expressar o que sente e pensa.

Implicações dos princípios orientadores das aulas – ludicidade, inclusão e socialização Que os conhecimentos e seus temas sejam vivenciados por todas as crianças, de forma plena, divertida, criativa e autônoma.

Implicações dos princípios orientadores das aulas – ludicidade, inclusão e socialização A convivência com o outro, em interações com os diferentes objetos e espaços propicia à criança perceber e conhecer seu próprio corpo.

Implicações dos princípios orientadores das aulas – ludicidade, inclusão e socialização Os “combinados” sejam vivenciados da mesma forma por todos, que todos se divirtam e consigam expressar seus movimentos plenamente. Eles englobam tanto as questões de atitude quanto as questões referentes às regras específicas do tema da aula.

A organização dos conhecimentos específicos da Educação Física deve considerar três momentos: O saber O saber fazer A reflexão sobre esse saber e saber-fazer

A Educação Física como LINGUAGEM Diferentes Conteúdos Diferentes modos de discurso Diferentes situações sociais A Educação Física como LINGUAGEM interação Saber, Saber-fazer e reflexão Jogos e brincadeiras ginásticas esportes danças Movimentos próprios ao tema/conteúdo Regras e combinados Registro: escrita, desenho, pintura. Ouvir sobre o tema/conteúdo Ler sobre o tema/conteúdo Falar sobre o tema/conteúdo Reconstrução da prática Os objetos O outro O espaço Autonomia criatividade curiosidade lutas Avaliação

Proposta de atividade Propor a realização da brincadeira “Barra manteiga” Verificar quem conhece a brincadeira e como brinca Apresentar uma versão da brincadeira retirada da internet

http://jogosdealfabetizacao.zip.net/ Barra-manteiga  Pode-se brincar de "barra-manteiga" em um quintal, uma praça ou o pátio da escola. O espaço precisa ser dividido em três partes conforme o desenho a baixo.   As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que uma equipe fica de frente para a outra. Os participantes de cada equipe ficam um ao lado do outro e com a palma de uma das mãos virada para cima. As equipes ficam posicionadas nos campos 1 e 3 e o campo 2 é o espaço para correr. A brincadeira começa quando um participante vai até a equipe adversária e bate com uma mão na mão de um dos participantes da outra equipe. A criança que bateu sai correndo para a sua equipe enquanto é perseguida pelo adversário. Caso o que bateu seja pego passa a jogar na outra equipe. Vence o time que pegar todos os adversários. http://jogosdealfabetizacao.zip.net/

Fazer a leitura do texto, interpretando com as crianças Comparar com as versões apresentadas pelas crianças Realizar a brincadeira conforme as regras propostas Criar coletivamente outra forma de realizar a brincadeira Fazer o registro e levar para outros colegas/família brincarem.

Quadro de Capacidades do 1º ciclo Capacidades a serem desenvolvidas no 1º Ciclo em relação à Educação Física Distribuição no Ciclo 1º ano 2º ano 3º ano Vivenciar as práticas corporais, referentes aos conteúdos culturais da Educação Física (jogos, brincadeiras, esportes, danças, ginásticas e lutas), valorizando a ludicidade, a inclusão (respeitando as diferenças) e a socialização. I/T T/R Conhecer e perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas possibilidades de movimento, buscando superar os limites e ampliar as potencialidades. Escutar, discutir e respeitar as regras referentes ao tema da aula, construindo e (re)construindo coletivamente “os combinados”. T/C

Capacidades a serem desenvolvidas no 1º Ciclo em relação à Educação Física Distribuição no Ciclo 1º ano 2º ano 3º ano Demonstrar os conhecimentos aprendidos (em relação a qualquer um dos conteúdos propostos) e ensiná-los para outras pessoas – dentro e fora da escola. I/T T T/C Conhecer a história de cada uma das práticas corporais propostas nas aulas, reconhecendo-as como produção humana. Conhecer os efeitos da hidratação no organismo durante a realização de atividades físicas, inclusive durante as aulas de Educação Física. I

Capacidades a serem desenvolvidas no 1º Ciclo em relação à Educação Física Distribuição no Ciclo 1º ano 2º ano 3º ano Reconhecer as alterações provocadas pelo esforço físico (cansaço, elevação dos batimentos cardíacos) e saber por que elas ocorrem. I I/T T Reconhecer o significado da Educação Física como uma área de conhecimento que trata pedagogicamente as práticas corporais, a saber: os jogos, brinquedos e brincadeiras, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas, compreendendo a importância dos seus conteúdos para sua vida, dentro e fora da escola. T/C

Educação física, alfabetização e letramento : “Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” (Magda Soares). Assim, alfabetizar é mais que apropriar-se do sistema de escrita, que fazer relações letras/sons. Ler e escrever precisam estar presentes na escola em contextos significativos, como por exemplo, em uma aula de Educação física, a professora ensina um novo jogo iniciando pela leitura e interpretação da regra com os alunos.

Capacidades da Língua Portuguesa abordadas na brincadeira: Conhecer e valorizar os usos e funções sociais da escrita Reconhecer a finalidade da leitura de diferentes gêneros textuais Compreender globalmente os textos lidos

O 1º ciclo centraliza o processo de ensino nos aspectos referentes à alfabetização e à socialização. Isso não significa torná-los únicos ou exclusivos.

E a avaliação na Educação Física? Avaliar significa analisar toda a sua presença na escola: O que avaliar? conhecimento prévio do grupo; clareza de uma proposta de ensino para a educação física Como avaliar? Depende de diferentes formas de observação, registros, conversas em pequenos grupos, etc. Auto-avaliação possibilita que o aluno se conscientiza da sua aprendizagem

Quem avalia? Não é tarefa exclusiva do professor; Todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem devem participar e precisam pensar juntos a presença da Educação Física na escola e como torná-la significativa para todos.