Estratégia no nível de negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Mix de Marketing Prof. Nelson Firmino
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
Como lidar com a concorrência
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Posicionamento.
Etapas do Planejamento Estratégico
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Estratégias do agronegócio
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Cadeia de Valor.
Estratégias Empresariais Internacionais
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Marketing Essencial 2a. Edição
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Repensando a Logística
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Lançamento de Produtos e Serviços
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
FERRAMENTAS DE MARKETING
Diagnóstico Organizacional
Logística Integrada Engenharia de Produção
Segmentação e Posicionamento de Mercado
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
Marketing de Relacionamento
Micros e Pequenas Empresas
Gestão da Tecnologia da Informação
Estratégias de Marketing
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Estratégia Empresarial
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
CONCORRÊNCIA.
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Objetivos Estratégicos Crescimento: crescimento pela penetração cada vez maior de mercados onde são negociados produtos e/ou serviços que a empresa já.
Profa. Bruna Panzarini A cadeia de valor é um modelo desenvolvido por Michael Poter em 80. Ela serve para que tenhamos um visão ampla e integrada das diversas.
Transcrição da apresentação:

Estratégia no nível de negócios Profa. Gabriela Góis Estratégia no nível de negócios

Estratégia no nível de negócios Conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações que explora as competências essenciais em mercados de produtos específicos. É a estratégia Central; Determina: a) Quem será atendido; b) Quais necessidades dos clientes irá atender; c) Como essas necessidades serão atendidas.

Níveis de estratégia Estratégia Corporativa UEN Estratégia Funcional Visão Objetivos Filosofia e Cultura UEN Missão Objetivos de Negócios Competências Estratégia Funcional Sistemas de Informação P&D Manufatura Finanças Marketing Recursos Humanos

Clientes e estratégia Princípio básico: satisfazer clientes e criar relacionamento para obter retornos superiores; Valor  Fidelidade  Retornos acima da média; A) QUEM: Segmentação de mercado Agrupar pessoas com necessidades semelhantes Escolher deliberadamente quem atenderá.

Clientes e estratégia B) O QUE: Necessidade a atender Dar aos clientes o que eles querem e quando querem – Benefícios do produto/serviço; C)COMO: Competências Essenciais a Utilizar Recursos e Capacitações que geram

Caso Cartões Santander( JC de 25/10/2010)

Caso Cartões Santander( JC de 25/10/2010)

Caso Cartões Santander( JC de 25/10/2010)

Tipos de estratégia de nível de negócio O objetivo é criar diferenças entre a posição da empresa e de seus concorrentes. Decisão: Executar atividades de MANEIRA diferente ou Executar atividades DIFERENTES. Implicações diretas: Atividades primárias e de suporte para criar valor.

Tipos de estratégia de nível de negócio

Tipos de estratégia de nível de negócio Avaliação: 1) Custos Mais Baixos 2)Capacidade de se Diferenciar  Preço Premium Verificar Amb. Interno e Externo Alvos: Amplos - Abrange toda a indústria Restritos – Grupo Alvo Específico Intermediário – Liderança de Custo/ Diferenciação

Estratégia de liderança de custo Produzir bens e serviços com características aceitáveis pelos clientes ao menor custo em comparação com os concorrentes. Bens e Serviços Padronizados sem Luxo. Logística se destaca.

Estratégia de liderança de custo 1)Defesa valiosa contra rivais; 2)Clientes podem forçar a reduzir preços, mas não abaixo do segundo mais eficiente; 3)Opera com margens maiores que os concorrentes e por isso absorvem aumento de preços dos fornecedores; 4) Vender grandes volumes não atraem possíveis entrantes; 5) Preferência por seus produtos do que um substituto, pois baixam o preço.

Estratégia de liderança de custo Riscos: - Processos se tornarem obsoletos devido a inovações dos concorrentes; - Esforço em reduzir custo pode ficar acima do entendimento do valor dado pelos clientes; - Concorrentes aprendem a imitar com êxito o líder;

Estratégia de diferenciação Produzir bens e serviços que os clientes percebam como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles. Bens e Serviços Diferenciados a Custos Competitivos para não Ultrapassar o Preço que os Clientes estão Dispostos a Pagar. Produtos Não Padronizados. Marketing se destaca.

Estratégia de diferenciação 1)Isola a empresa dos concorrentes pois os clientes são fiéis; 2)Clientes aceitam aumento de preços se são satisfeitos; 3)Custo alto dos fornecedores podem ser pagos com margem superavitária; 4)Fidelidade isola de novos entrantes; 5)Se posicionam eficazmente contra produtos substitutos pois estão alinhados com valor aos clientes.

Estratégia de diferenciação Riscos: -Clientes podem comparar preço do diferenciador com o de liderança de custos e acharem grande demais; -Pode deixar de ser entregar um valor representativo ; -Falsificações

Estratégia de enfoque Produzir bens e serviços que atendam às necessidades de um nicho em detrimento de outros. Bens e Serviços que atendam às necessidades de um segmento competitivo. Necessidades Exclusivas. Foco em Liderança de Custos e Diferenciação

Estratégia de enfoque Riscos Adicionais aos já apresentados: -Um concorrente pode se focar ainda mais do que a empresa está realizando; -As empresas que concorrem com todo o setor podem decidir que vale a pena investir no segmento específico; -Necessidade dos clientes do segmento podem se tornar semelhantes ao do setor (amplo);

Liderança de custo/diferenciação -Produzir bens e serviços eficientemente com alguns atributos diferenciados. Aprendem a se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente externo e às tecnologias. Estratégia Arriscada. -Competente tanto nas atividades primárias como nas de suporte. -Sistemas flexíveis de fabricação; -Redes de informação; -Sistema de gerenciamento total da qualidade