Módulo 3 - Formas de Prevenção e solução de conflitos e o acesso à justiça Justiça Restaurativa e Mediação Semelhanças e Diferenças Instrutores: Ana Terra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Tania Almeida Médica
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Programa de Ética e Cidadania
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Métodos alternativos de resolução de conflitos
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM.
PSICOLOGIA.
Famílias de risco Metodologia Jogar é preciso
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Lenine Monteiro Branquinho - 2º SGT QPPM - - Psicólogo CRP 09/
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
Ana Cristina Ghisleni
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES
JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA ALÉM DA VINGANÇA E DO PERDÃO 78º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz parceria UNESCO –
Projeto em Engenharia de
As interfaces entre justiça e educação na experiência de justiça restaurativa no Estado de São Paulo.
(experiências e reflexões de uma educadora)
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
Educação no contexto do Trabalho
Gestão Empresarial Grupo: Ana Carolina Felipe Fernando Leandro
Pederneiras- São Paulo
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
JUSTIÇA RESTAURATIVA.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Projeto Justiça 21.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
Justiça Restaurativa e
REDES SOCIAIS E REDUÇÃO DE DANOS Maysa Mazzon Camargo.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ALTERNATIVA PARA A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR.
Módulo 3 - Formas de Prevenção e solução de conflitos e o acesso à justiça A Justiça Restaurativa no Brasil Instrutores: Ana Terra Giselle da Cruz Lucas.
Mediação – Conceito, histórico e características
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 5 – BASES DA MEDIAÇÃO.
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Módulo 3 – Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas
Módulo 3 – Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas A Responsabilização sob o viés restaurativo Instrutores: Ana Terra, Caio, Giselle e Lucas Monitores:
Gestão por Competências Relatorio Final
1. Modelo da Justiça retributiva Até o final do seculo XIX A partir do seculo XX Modelo da Justiça Tutelar A partir do final do seculo XX Modelo da Justiça.
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
1º ENCONTRO SOBRE MEDIAÇÃO ESCOLAR E COMUNITÁRIA GESTÃO PACÍFICA DO CONFLITO MEDIAÇÃO Serra Negra, 08 e 10 de junho de 2010 Professor Adolfo Braga Neto.
EUGENIO PAES CAMPOS PROF. DR. MÉDICO CARDIOLOGISTA
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Espécies de Mediação Instrutores: Anelice Teixeira da Costa
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Comunidade de Aprendizagem
Inquietações, indagações,
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER
Secretaria de Estado de Defesa Social Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade Diretoria do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos PROGRAMA.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
A Política Nacional de Humanização
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
Justiça Restaurativa. A Justiça Restaurativa constitui-se num conjunto ordenado e sistêmico de princípios, técnicas e ações, por meio dos quais os conflitos.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO MÓDULO TEMÁTICO COMPLEMENTAR DO CURSO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AULA 4.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
1.Contextualização Justiça Comunitária 2.Histórico do Programa Justiça Comunitária 3.Funcionamento do Programa Justiça Comunitária.
Transcrição da apresentação:

Módulo 3 - Formas de Prevenção e solução de conflitos e o acesso à justiça Justiça Restaurativa e Mediação Semelhanças e Diferenças Instrutores: Ana Terra Giselle da Cruz Lucas Jerônimo

Justiça Restaurativa e Mediação Lida com conflitos interpessoais CaracterísticaMediaçãoJustiça Restaurativa Lida com conflito interpessoal Utiliza o diálogo como ferramenta Há um terceiro facilitando o diálogo Resultado em poder das partes Procedimento voluntário Enfoque na cooperação

Justiça Restaurativa e Mediação Característica MediaçãoJustiça Restaurativa Horizontalidade Inclusão e voz a todos Conotação positiva do conflito Aprendizado para lidar com conflitos futuros (pedagógico)

Justiça Restaurativa e Mediação Algumas diferenças Mediação -Participação das partes diretamente envolvidas no conflito -Responsabilização individual -Foco na satisfação das partes diretamente envolvidas e no restabelecimento das relações -Construção de acordos pelas partes Justiça Restaurativa -Participação das partes direta e indiretamente envolvidas no conflito -Responsabilização coletiva -Foco na reparação de danos e atendimento de necessidades de todos -Construção de planos de ação pela comunidade

Justiça Restaurativa Modelo de Justiça Movimento teórico e prático Modelo autônomo de resolução de conflitos “A Justiça Restaurativa é entendida como uma aproximação, através de procedimento cooperativo, que privilegia toda forma de ação, individual ou coletiva, em que as partes interessadas, na determinação da melhor solução, buscam corrigir as consequências vivenciadas por ocasião da infração, a resolução do conflito, a reparação do dano (lato senso) e a reconciliação entre as partes.”

Justiça Restaurativa  Processo restaurativo significa qualquer processo no qual a vítima e o ofensor, e, quando apropriado, quaisquer outros indivíduos ou membros da comunidade afetados por um crime, participam ativamente na resolução das questões oriundas do crime, geralmente com a ajuda de um facilitador. Os processos restaurativos podem incluir a mediação, a conciliação, a reunião familiar ou comunitária (conferencing) e círculos decisórios (sentencing circles).  Resultado restaurativo significa um acordo construído no processo restaurativo. Resultados restaurativos incluem respostas e programas tais como reparação, restituição e serviço comunitário, objetivando atender as necessidades individuais e coletivas e responsabilidades das partes, bem assim promover a reintegração da vítima e do ofensor.

Reflexões sobre a aproximação - Mediação e Justiça Restaurativa Mediação enquanto técnica X mediação em sentido amplo Mediação coletiva ou comunitária Mediação em rede Justiça Restaurativa baseada em princípios e valores

Potencial Restaurativo – modelo Swelethemba Froestad e Shearing 1 - O grau de inclusão dos interessados 2 - A ampliação da agenda ou dos objetivos dos programas 3 - A alocação de responsabilidades, recursos e o controle dos serviços investidos na comunidade local 4 - Tomada de decisão com base no conhecimento e na capacidade local