JORNALISMO VIGILANTE E LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Grupo de Trabalho 8- Comunicação Pública Pesquisa Acadêmica Autora: Virgínia Salomão – UMESP REGIOCOM 2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transparência e Acesso a Informação Pública
Advertisements

Ronaldo M. Hella COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS E PRERROGATIVAS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Controle Externo e Interno da Administração Pública
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
PROJETO PORTAL DE COMPRAS GOVERNO
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
Novo Hamburgo, novembro de AS RAZÕES PARA A INICIATIVA Necessidade de reestruturar e ampliar o sistema municipal de saúde, diante da: Necessidade.
1. O papel do jornalista Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa Liberdades democráticas (de associação, reunião, criação de partidos) Liberdade.
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Aprovação das Contas do Inmetro
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
XVIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Pública IMPLANTAÇÃO DO NOVO MODELO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO UMA VISÃO DA AUDITORIA.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
RELATÓRIO DE ATIVIDADES Secretaria-Tesouraria
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Administrador Público – CRA/DF
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF Portaria MEC/MF 413/00 Convênio 001/06 GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretaria de Estado de FazendaSecretaria.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

JORNALISMO VIGILANTE E LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Grupo de Trabalho 8- Comunicação Pública Pesquisa Acadêmica Autora: Virgínia Salomão – UMESP REGIOCOM 2004 MÍDIA GLOCAL – a comunicação cidade-mundo IX Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional Araçatuba (SP) Brasil

Por que redimensionar a investigação jornalística: reestruturação legal - Constituição Federal, em 1988: aumento da visibilidade da ações do governo – amadurecimento democráticoreestruturação legal - Constituição Federal, em 1988: aumento da visibilidade da ações do governo – amadurecimento democrático crescimento de uma nova cultura jornalística: crítica focada no desempenho governamental e administração dos interesses públicoscrescimento de uma nova cultura jornalística: crítica focada no desempenho governamental e administração dos interesses públicos Urgência no monitoramento da corrupção nos setores privadosUrgência no monitoramento da corrupção nos setores privados

Alinhando os descompassos: jornalismo vigilante (watchdogging) :jornalismo vigilante (watchdogging) : fiscalização dos passos do governo e exposição dos desvios de condutafiscalização dos passos do governo e exposição dos desvios de conduta Sujeito ao engajamento e à parcialidade, ausência de ética e ilegalidadeSujeito ao engajamento e à parcialidade, ausência de ética e ilegalidade prescinde das leis, criando receituário próprioprescinde das leis, criando receituário próprio jornalismo investigativo: evolução da crítica jornalística Todo o sistema: construção civil, bancos e financeiras, setor imobiliário, agências de publicidade, etc Cânones do jornalismo moderno Apoio no arcabouço jurídico e deontológico

Avanços no cenário jurídico nacional : leis de controle administrativo do patrimônio públicoleis de controle administrativo do patrimônio público ao fortalecimento do Ministério Público ao fortalecimento do Ministério Público Lei de Lavagem de Dinheiro , de 1998 (contexto da estabilização da economia)Lei de Lavagem de Dinheiro , de 1998 (contexto da estabilização da economia) Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados através da Lei.8159, em 1991Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados através da Lei.8159, em 1991

regulamenta o dever que a Administração - direta e indireta - tem de deixar-se investigarregulamenta o dever que a Administração - direta e indireta - tem de deixar-se investigar amplia a liberdade de acesso aos documentos produzidos e custodiados pela administração governamental (arqs. públicos)amplia a liberdade de acesso aos documentos produzidos e custodiados pela administração governamental (arqs. públicos) novo instrumental para a produção noticiosanovo instrumental para a produção noticiosa Contraponto ao direito à informação e à comunicação jornalísticas (a livre imprensa) eContraponto ao direito à informação e à comunicação jornalísticas (a livre imprensa) e Sigilo da fonteSigilo da fonte

Direito de acesso aos arquivos custodiados pela Administração interesse público, desde que não afete: Segurança do Estado e da sociedade Vida privada intimidade Honra imagem Restrições de sigilo

Graus de sigilo e prazos de classificação Ultra-secretos secretos confidenciais reservados Dano excepcionalme nte grave 50 anos Dano grave 30 anos Frustrar objetivos ou Dano 20 anos Comprometer Planos, operações ou objetivos 10 anos Segurança do Estado e da sociedade *Ultra-secretos : renováveis indefinidamente **Secretos, confidenciais e reservados: renováveis 1 única vez Decreto 4553, de 27/12/2002, arts. 5 o a 7 o.

Arquivos públicos instrumentalizam direitos e deveres dos cidadãos em seu relacionamento com o aparelho do Estado registram o exercício da cidadania: uso dos serviços públicos de saúde, transportes, energia elétrica, telecomunicações, meio ambiente e assim por dianteregistram o exercício da cidadania: uso dos serviços públicos de saúde, transportes, energia elétrica, telecomunicações, meio ambiente e assim por diante conhecimento e a participação na atividade estatal Além dos direitos de cunho pessoal: produção de provas processuais, direitos hereditários ou trabalhistas

Estão disponíveis ao monitoramento (docs. ostensivos): registros documentais, como, por exemplo:registros documentais, como, por exemplo: atas de julgamentos de licitações públicas;atas de julgamentos de licitações públicas; contratos públicos com empresas de qualquer natureza; contratos públicos com empresas de qualquer natureza; comprovantes de despesas e prestações de contas internamente submetidas aos órgãos competentes;comprovantes de despesas e prestações de contas internamente submetidas aos órgãos competentes; pareceres dos órgãos técnicos e jurídicos que integram toda estrutura executiva do governo (ministérios, secretarias, conselhos, etc) mesmo os processos em andamento e os despachos intermediários

Ainda fora da pauta de investigação: COAF-Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Ministério da Fazenda) : fiscalizar e combater crimes de lavagem de dinheiro Jogos de bingo Factoring Loterias Concessionárias de serviço público: rodovias, telefonia, RADIODIFUSÃO... Fundos de pensão

Fluxos de informações ostensivas: Fluxos de informações ostensivas: Portal da Controladoria Geral da União ( controle interno e auditoria públicado patrimônio público):Portal da Controladoria Geral da União ( controle interno e auditoria públicado patrimônio público): relatórios da gestão fiscalrelatórios da gestão fiscal todas as despesas com pessoal todas as despesas com pessoal serviços de terceirosserviços de terceiros concessões de crédito no âmbito do Poder Executivo Federal concessões de crédito no âmbito do Poder Executivo Federal o portal de compras do governo federal : informações sobre licitações públicas; fornecedores de materiais à administração, balanço contábil e extrato de contratações do setor privado extrato de contratações do setor privado

Por que aplicar a Lei de Arquivos: uso malicioso do sigilo da fonteuso malicioso do sigilo da fonte editorialização das coberturas de corrupçãoeditorialização das coberturas de corrupção continuísmo da política de dossiês ameaçadorescontinuísmo da política de dossiês ameaçadores Espionagem pública e privadaEspionagem pública e privada empresas jornalísticas auto-blindadasempresas jornalísticas auto-blindadas extrema proximidade com as fontesextrema proximidade com as fontes conversas dos corredores palacianos = informaçõesconversas dos corredores palacianos = informações descontinuidade na cobertura dos escândalosdescontinuidade na cobertura dos escândalos Indenizações judiciais milionáriasIndenizações judiciais milionárias