SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Mobilização da Comunidade Escolar
PORTFÓLIO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE PIBID Pedagogia. Acadêmica Bolsista: Marília B. de Toledo. Coord. Institucional: Cíntia Metzner de.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
J UNHO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
MAIO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
J ULHO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Equipe responsável pela produção
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
SITUAÇÕES.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Professor(es) Apresentador(es):
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Transcrição da apresentação:

SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR DE ÁREA: CLARICE PIRES E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER

Portfólio referente à ação realizada durante o mês de novembro, na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, e na UNIFEBE.

Sumário 1.Introdução 2.Objetivos 3.Cronograma 4.Processo de Execução e Análise 5.Reflexão e Análise 1.Introdução 2.Objetivos 3.Cronograma 4.Processo de Execução e Análise 5.Reflexão e Análise

Introdução No mês de novembro desenvolvemos um planejamento voltado para a identidade cultural dos alunos, com auxílio do coordenador de área e professores de turma. Com isso elaboramos um questionário, respondido pelos alunos com o auxílio dos pais, para a realização de uma pesquisa com o foco nas receitais culturais da região de cada aluno. Com a coleta das receitas, desenvolvemos, na prática, um prato típico regional para finalizar os trabalhos do PIBID. Visitamos, ainda, com os estudantes da escola a conclusão do Curso do PNAIC, aprimorando nossos conhecimentos pedagógicos para esta faixa etária. No mês de novembro desenvolvemos um planejamento voltado para a identidade cultural dos alunos, com auxílio do coordenador de área e professores de turma. Com isso elaboramos um questionário, respondido pelos alunos com o auxílio dos pais, para a realização de uma pesquisa com o foco nas receitais culturais da região de cada aluno. Com a coleta das receitas, desenvolvemos, na prática, um prato típico regional para finalizar os trabalhos do PIBID. Visitamos, ainda, com os estudantes da escola a conclusão do Curso do PNAIC, aprimorando nossos conhecimentos pedagógicos para esta faixa etária.

Objetivos Trabalhar e identificar as diversas culinárias existentes em nosso país. Promover o respeito em relação à diversidade cultural. Estimular o desenvolvimento da escrita e da leitura. Promover o senso de pesquisa. Desenvolver o espírito de coletividade.

DataAtividadesLocal 30/10Planejamento das atividades para o mês de novembro, juntamente com o coordenador de área e professores. E.M.E.B.O.L.F. 06/11Diálogo e envio do questionário para os alunos sobre receitas culturais. E.M.E.B.O.L.F. 13/11Coleta de dados das receitas e visita à Escola Carlos Maffezzolli (PNAIC). E.M.E.B.O.L.F. 20/11Prática da receita cultural com os alunos. E.M.E.B.O.L.F. 27/11Elaboração do portfólio.E.M.E.B.O.L.F.

Processo de Execução e Análise Diante das ideias expostas na última reunião do PIBID na UNIFEBE, e juntamente com o coordenador de área e professores de turma, decidimos que seria de grande importância aprofundar a Identidade Cultural das crianças, tendo em vista à diversidade cultural existente, trazendo as Receitas Culinárias da região onde as crianças nasceram. Para isso, elas receberam um questionário para que descrevessem, com o auxílio dos pais, a receita regional de sua cidade, desenvolvendo, assim, a escrita e a leitura. Com os questionários conseguimos fazer um levantamento dos pratos típicos de cada região, explicitando para as crianças as diversidades.

Ao visitarmos o projeto PNAIC na Escola Carlos Maffezzolli observamos muitas atividades diferenciadas em que os alunos apresentaram interesse. Acompanhamos os professores da Escola Osvaldo Fuckner, que, durante todo o ano, participaram ativamente na produção das atividades ali expostas. Havia trabalhos de outras escolas também. Percebemos um grande interesse dos alunos para a prática das atividades propostas pelos professores em sala de aula. Para eles os destaques foram os jogos produzidos pelos professores, pois eles podiam se divertir juntamente aprender. Processo de Execução e Análise

Fizemos na prática a receita “Biscoito de aveia com banana”, em que todos os alunos participaram em conjunto e eles mesmos fizeram seus próprios biscoitos e depois puderam saborear. Enquanto a receita era realizada, desenvolvemos o trabalho coletivo na disciplina de matemática, pois tivemos que dobrar a quantidade dos ingredientes da receita e a escrita, em que cada aluno escreveu um pedaço da receita até ela estar completa. Todos os alunos demonstraram interesse durante toda a atividade, e ficamos satisfeitas com o resultado ao ver a alegria deles quando puderam experimentar o que próprio fizeram.

Reflexão e Análise Neste mês de novembro encerramos nossas atividades do PIBID na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner. Encontramos vários obstáculos em nossa caminhada, mas eles nos incentivaram a melhorarmos nossa atuação como futuras professoras. O trabalho realizado durante este mês mostrou-nos que uma abordagem pedagógica diferenciada das aulas tradicionais com os estudantes pode incentivá-los a aplicarem-se com maior interesse na aprendizagem. Chegamos à conclusão que todo o trabalho do PIBID serviu-nos como uma grande aprendizagem e que a profissão de professor é repleta de desafios, os quais podem ser superados com perseverança e força de vontade. Neste mês de novembro encerramos nossas atividades do PIBID na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner. Encontramos vários obstáculos em nossa caminhada, mas eles nos incentivaram a melhorarmos nossa atuação como futuras professoras. O trabalho realizado durante este mês mostrou-nos que uma abordagem pedagógica diferenciada das aulas tradicionais com os estudantes pode incentivá-los a aplicarem-se com maior interesse na aprendizagem. Chegamos à conclusão que todo o trabalho do PIBID serviu-nos como uma grande aprendizagem e que a profissão de professor é repleta de desafios, os quais podem ser superados com perseverança e força de vontade.