Palestrante: Adriano Duarte Persichini Cunha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
TRIBUTO À CIDADANIA “O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE”. KARL MANNHEIM.
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás
Fundos Municipais de Saúde
Profa. Grasiele Nascimento 2008
5 – Estudo do ITR.
Medida Provisória nº 2222/01 Art. 5º  Os optantes pelo regime especial de tributação poderão pagar ou parcelar, até o último dia útil do mês de janeiro.
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS POR ESTRANGEIROS
Imposto Territorial Rural (ITR)
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU
SINDICATOS.
Simples Nacional Secretaria da Receita Federal
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Previdência Rural: a reforma possível Rodolfo Tavares Presidente da Comissão de Trabalho e Previdência da CNA.
Filiação e Inscrição.
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
DA ORGANIZAÇÃO DA SEGURIDADE SOCIAL Lei 8.212
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
Contribuição Sindical Rural – CSR
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
Folha de Pagamento Ocorrências da Folha de Pagamento 1- Rendimentos
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO – II
Banco do Brasil e o Agronegócio
Quem, quando, quanto, como fazer??
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Audiência Pública Planta Genérica de Valores
Forma de cálculo do Imposto de Renda
Recte Rempublicam Gerere
ceafis centro de apoio a formação integral do ser
Imposto Sobre Operações Financeiras
Contribuição: Liliane Maria Novaes
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
PROFAZ O QUE É? PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO TRIBUTÁRIO DO ICMS INSTITUÍDO POR LEI ESTADUAL.
Disciplina: Direito Agrário
SISTEMA SINDICAL RURAL NACIONAL  O Sistema Sindical Rural é a voz e a força do produtor rural. Sendo o sistema composto por Sindicatos Rurais Municipais,
APOSENTADORIA RURAL Mariana Maia Ehrenberger.
Administração de Recursos Humanos II
UMC/Formiga – Unidade Municipal De Cadastramento INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
SUSTENTAÇÃO FINACEIRA SINDICAL
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
A produção rural e a sonegação fiscal A nota de produtor rural e os reflexos econômicos Expositor: Eraldo Antunes Promotor de Justiça.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
ENCARGOS SOCIAIS Consideramos Descontos os encargos sociais incidentes sobre a remuneração do funcionário. Para o cálculo dos descontos, é necessário se.
Acesse: no meio da pagina principal: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ASSALARIADO RURAL – Emissão de Boleto Digite o CPF ou CNPJ do Empregador,
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS ART. 153, INCISO IV CF/88
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
Prof. Alessandro Lucas Santos
AULA 2015 Direito Previdenciário
IMPOSTOS NO CAMPO Autores: Daniele Alauz, Juliane Chibiaque e Jorgina Garcia.
CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
Passo a Passo Contribuição Sindical Patronal 2014.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
TAXAS E CONTRIBUIÇÕES. Contribuição Sindical (Imposto Sindical) Cobrança Anual Obrigatória Um dia de Trabalho (3,33% do salário) Descontado em Folha ou.
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA)‏ É um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeios ou utilitários, caminhonetes.
RECIFE – PE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA.
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE Sistema de Arrecadação e Cadastro Adriano Cunha.
Transcrição da apresentação:

Palestrante: Adriano Duarte Persichini Cunha Treinamento para Presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais em 1º mandato Palestrante: Adriano Duarte Persichini Cunha ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE

Contribuição Sindical Rural O QUE É? Tem caráter tributário tendo seus recursos destinados ao Sistema Sindical e ao Ministério do Trabalho e Emprego. Tem por finalidade permitir o custeio da defesa dos interesses coletivos dos produtores rurais em nível nacional, estadual e municipal.

Contribuição Sindical Rural abril/2012 Contribuição Sindical Rural CARACTERÍSTICAS Obrigatória; Independe de filiação ao Sindicato; É devida por todos que integrem uma categoria (Decreto-Lei 1.166/71); É fixada em lei.

Contribuição Sindical Rural HISTÓRICO Período Arrecadação 1937 a 1966 Constituição de 1937 Imposto Sindical 1966 a 1990 (Decreto-lei 27/66) INCRA – pago juntamente com o ITR De 1991 a 1996 (Lei 8.022/90) RECEITA FEDERAL – pago juntamente com o ITR A partir de 1997 (Lei 8.847/94) CNA Súmula 396 STJ: A Confederação Nacional da Agricultura tem legitimidade ativa para a cobrança da contribuição sindical rural. (Súmula 396, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 23/09/2009, DJe 07/10/2009)

Contribuição Sindical Rural BASE LEGAL Constituição Federal – artigo 149 CLT – artigos 578 a 610 – Da Contribuição Sindical Decreto-Lei 1.166/71 – Dispõe sobre Enquadramento e Contribuição Sindical Rural EC 45/2004 – Competência Justiça do Trabalho

Contribuição Sindical Rural DECRETO-LEI 1.166, DE 15 DE ABRIL DE 1971 “Art. 1º Para efeito da cobrança da contribuição sindical rural prevista nos arts. 149 da Constituição Federal e 578 a 591 da Consolidação das Leis do Trabalho, considera-se: (...) II – Empresário ou Empregador Rural: a) a pessoa física ou jurídica que tendo empregado, empreende, a qualquer título, atividade econômica rural; b) quem, proprietário ou não e mesmo sem empregado, em regime de economia familiar, explore imóvel rural que lhe absorva toda a força de trabalho e lhe garanta a subsistência e progresso social e econômico em área igual ou superior a dois módulos rurais da respectiva região; c) os proprietários de mais de um imóvel rural, desde que a soma de suas áreas seja igual ou superior a dois módulos rurais da respectiva região.”

Contribuição Sindical Rural CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO 1º - Pessoa Física A contribuição é calculada com base no Valor da Terra Nua Tributável (VTNt) da propriedade, constante no cadastro da Secretaria da Receita Federal. O valor é fornecido pelo contribuinte no ato da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). 2º - Pessoa Jurídica A Contribuição é calculada com base na Parcela do Capital Social – PCS, atribuída ao imóvel. Desde o exercício de 1998, está sendo lançada uma única guia por contribuinte, contemplando todos os imóveis de sua propriedade declarados à Receita Federal.

Pagamento com atraso Se o pagamento for feito após a data de vencimento, terá multa de 10% nos primeiros 30 dias, mais um adicional de 2% por mês subseqüente de atraso; juros de mora de 1% ao mês e atualização monetária, conforme artigo 600 da CLT Não pagamento - O sistema sindical promoverá a cobrança judicial

Destino da Arrecadação Art. 589 da CLT Distribuição/Entidade – Via CNA % Ministério do Trabalho (MTE) 20 Sindicato Rural 60 FAEMG 15 CNA 5 Total 100

Contribuição Sindical Rural DATA DO VENCIMENTO Pessoa Jurídica: 31 de Janeiro Pessoa Física : 22 de Maio O lançamento da contribuição sindical rural é feito anualmente

Contribuição Sindical Rural MODELO DA GUIA

Não recebimento da Guia da CSR O proprietário rural que, por qualquer motivo, não recebeu a sua guia de recolhimento do exercício, deve primeiramente retirar a sua guia no site www.canaldoprodutor.com.br. Para exercícios anteriores procurar o Sindicato Rural do Município ou a Federação da Agricultura do Estado onde reside.

Emissão da 2ª Via www.canaldoprodutor.com.br

Adriano Duarte Persichini cunha (031) 3074-3069 adriano@faemg. org Adriano Duarte Persichini cunha (031) 3074-3069 adriano@faemg.org.br Núcleo Atendimento/Cadastro cadastro@faemg.org.br Núcleo Cobrança cobranca@faemg.org.br Telefone : 31 3074-3070

Agradece a sua presença