Perfil e Competências do Coach

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Estudando com ProfªSimony
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Comportamento Organizacional
Valor Consultoria Empresarial
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Coaching lcz.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Treinamento e Desenvolvimento + Coaching
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Auditoria da Qualidade
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Trabalhando com Grupos
RMP Consultoria de Negócios
RMP Consultoria de Negócios
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
ILDH – Coaching Individual e Grupal
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
Competências e Habilidades
Gestão por Competências
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Administração de Recursos Humanos II
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Gestão de Mudanças.
COACHING EDUCATION.
“Perfil e Competências do Coach: O que é importante saber?”
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas

Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Dale Carnegie Training®
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Thomas LeonardAnne Araujo John Witmore O”Connor Tim Galllwey Laurie Betth Jones Leonardo Wolk Rhandy Dy Stéfano James Belasco Rosa Krausz.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Coaching Aspectos essenciais.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão do Conhecimento
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PROPOSTA PROCESSO DE COACHING. Belo Horizonte, 16 de junho de 2014 À PORTO SEGURO, Prezada Fernanda, Conforme combinado, segue proposta de Coaching Empresarial.
O Coaching como ferramenta para o desenvolvimento de Lideranças
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Capítulo 7 Direção.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Avaliação de Desempenho
Comportamento Organizacional
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Perfil e Competências do Coach CÉLULA DE TRABALHO Adriana Levy Isabel Cristina de Aquino Folli José Pascoal Muniz - Líder da Célula Marcia Madureira Ricardino Wilson Gonzales Gambirazi

1. Formação Acadêmica Formação Acadêmica: Superior Premissa: Para ser Coach, as competências são mais importantes do que a área de formação.

2. Formação em Coaching Formação em Coaching : Programas específicos de formação em Coaching com carga horária mínima de 100hs. Premissa: Considerar os esforços focalizados especificamente no estudo e aprimoramento dos seus conhecimentos em Coaching.

3. Experiência 3.1. Coaching: Mínima de 100 horas em condução de processos de Coaching, remunerado ou pro bono, e preferencialmente ter sido supervisionado. Premissa: a experiência é fundamental. 3.2. Corporativa: Ter trajetória profissional corporativa mínima de 5 anos. Premissa: É imprescindível entender o ambiente corporativo (culturas, relações de poder, fluxos de comunicação etc.). Nesse ambiente está a maioria dos coachees|clientes. 3.3. Liderança: Mínima de 3 anos como líder ou como formador de pessoas. Premissa: Ser líder é ter a oportunidade de ser Coach.

4. Valores Definição: Os valores são princípios ou padrões que referenciam os comportamentos, julgamentos e decisões do Coach. 4.1. Ética e integridade A atuação do Coach deve estar vinculada aos padrões éticos previstos no Código de Conduta e Melhores Práticas do Administrador no Exercício da Atividade de Coaching (Resolução 3.617, de setembro de 2008 – hiperlink), garantindo atitude íntegra no exercício da atividade. 4.2. Respeito e interesse pelo ser humano O Coach deve buscar continuamente o entendimento do ser humano, suas motivações, necessidades, atitudes, potencialidades e limitações, respeitando suas características como ser único.

Competências Combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que, transformados em comportamentos, viabilizam uma performance desejada.

Descrição das Competências

Competências 1- Relacionamento Interpessoal 2- Escuta ativa 3- Flexibilidade 4- Formulação de Questões 5- Feedback 6- Criar Consciência 7- Estabelecimento de Metas e Plano de Ações 8- Visão Organizacional

Competências do Coach 1- Relacionamento Interpessoal Capacidade de estabelecer e manter uma relação baseada em confiança, respeito mútuo, receptividade e estímulo, para que o coachee possa expor suas questões, de forma aberta, honesta e confiante. Conhece, discute e acorda a operacionalização do processo de coaching, envolvendo logística e cronograma, definindo os papéis e responsabilidades do coach, coachee e demais envolvidos, quando for o caso. Estabelece e estimula o relacionamento sincero, flexível e seguro. Demonstra real e verdadeira preocupação com o futuro e o bem-estar do coachee, mostrando disponibilidade para suas questões. Demonstra respeito e entendimento pelas percepções do coachee, por seu estilo de aprendizagem e por sua forma de ser, sem julgá-lo. Fornece suporte contínuo e apóia novos comportamentos e ações, posicionando-se ao lado do coachee. Demonstra tato e confiança em lidar com emoções, mantendo-se isento, sem se deixar dominar ou confundir pelas emoções do cliente.

Competências do Coach 2- Escuta ativa Capacidade de ouvir, perceber e entender, com isenção, a visão de mundo do coachee , suas crenças, valores e motivações, para tornar claro o real significado do que é manifestado.   Reproduz o que ouviu, para certificar-se de que entendeu o que foi dito pelo coachee. Solicita exemplos reais e práticos das situações relatadas, buscando o entendimento e estimulando o coachee a ouvir a si próprio. Identifica o quadro de referências, valores e crenças do coachee para compreender sua visão de mundo. Estimula o coachee a diferenciar fatos de interpretações. Constrói com o coachee relação de confiança para manifestação clara de seus sentimentos e pensamentos. Demonstra compreensão e receptividade aos valores do coachee, mesmo que não concorde com eles, sem emitir julgamentos.

Competências do Coach 3- Flexibilidade Capacidade de adaptar-se às diferentes variáveis do contexto e do coachee, em busca de novos caminhos e alternativas, com facilidade para adotar diferentes metodologias e ferramentas, mantendo sempre o foco no processo.   Aceita, entende e explora dimensões e perspectivas diferentes das suas, potencializando o contexto. Ajusta seu comportamento à necessidade do coachee de forma espontânea. Recorre a diversos métodos e ferramentas para trabalhar com o coachee, buscando ser eficaz. Muda o curso ou a abordagem quando a situação requer. Aceita e trabalha bem com a diversidade cultural. Adapta-se aos níveis de ambigüidade e contradição do coachee.

Competências do Coach 4- Formulação de Questões Capacidade de questionar com assertividade, estimulando o coachee a ampliar autoconsciência e aprendizagem, a diferenciar fatos de interpretações e a identificar obstáculos e alternativas que o conduzam à ação e à superação. Formula perguntas pontuais, precisas, objetivas e sucintas. Atua de forma inquisitiva, sempre que necessário, para ampliar a visão e promover aprendizagem. Questiona o coachee, levando-o ao reconhecimento de seus pontos fortes e fracos para expandir seu autoconhecimento e identificar questões prioritárias. Elabora questões abertas, que auxiliam o coachee a diferenciar fatos de interpretações. Estimula o coachee a definir metas e objetivos e a identificar obstáculos e alternativas para superá-los; Elabora perguntas que geram no coachee consciência, responsabilidade e ação em busca dos resultados esperados. Utiliza a paráfrase para se certificar do entendimento sobre o que é verbalizado pelo coachee. Estimula o coachee à mudança de pensamento e de comportamento, empregando perguntas orientadas para o futuro e ampliando desafios.

Competências do Coach 5- Feedback Capacidade de comunicar, revelar e transmitir de forma eficaz as percepções sobre crenças, reações e comportamentos, ampliando a consciência do coachee sobre como está sendo visto e/ou entendido e contribuindo com os objetivos estabelecidos.   Expõe suas percepções fundamentadas nas manifestações do coachee, atentando também para o não-verbal e ainda não percebido pelo coachee. Elabora o feedback de forma neutra, específica, aplicável, oportuna e direta, preferencialmente reforçado por exemplos. Evidencia os pontos fortes e os pontos de melhoria do coachee, ampliando sua autopercepção e autoconfiança. Mostra como os padrões de comportamento do coachee influenciam sua vida e os resultados obtidos, tanto positiva como negativamente. Mantém-se integro em suas percepções e colocações, não se deixando intimidar pelo título e/ou cargo do coachee, falando sempre o que precisa ser dito. Acompanha os resultados do feedback. Identifica e analisa com o coachee comportamentos antagônicos, mostrando inconsistências entre o que ele sente, pensa, fala e faz.

Competências do Coach 6- Criar Consciência Capacidade de interagir com o coachee, ampliando possibilidades de entendimento das situações abordadas, mediante a análise dos fatos, sentimentos e emoções, sob diferentes perspectivas, conduzindo ao entendimento dos modelos mentais e padrões de comportamentos que influenciam seus resultados.   Apóia a identificação de crenças limitantes, distorções, omissões e generalizações, para melhorar a capacidade de análise do coachee. Ajuda o coachee a desenvolver uma visão ampla, esclarecida, analítica e crítica de suas interações. Incentiva o coachee a reconhecer o impacto de suas ações no ambiente, nos seus relacionamentos e nos resultados de suas ações. Estimula a percepção de como o coachee se deixa afetar pelos acontecimentos, ampliando o entendimento de sua forma de interpretar fatos, gerar sentimentos e emoções. Dá suporte ao coachee para entender como processa os estímulos recebidos e qual o padrão de resposta predominante em suas ações. Estimula o coachee a assumir a sua parcela de responsabilidade, controle e influência diante dos acontecimentos.

Competências do Coach 7- Estabelecimento de Metas e Plano de Ações Capacidade de consolidar e sintetizar informações, estimulando o coachee a estabelecer metas e objetivos consistentes e adequados, bem como a construir um plano de ações e assegurar sua responsabilidade pela implementação.   Consolida as informações reunidas e estimula o coachee a estabelecer metas de desenvolvimento alinhadas às suas questões. Estabelece objetivos específicos, mensuráveis, relevantes, alinhados, realísticos e temporais, com ações pontuais, indicadores observáveis e prazos adequados. Monitora a evolução da implementação, estimulando o coachee a fazer ajustes no plano de ação, sempre que necessário. Ajuda a identificar e a ter acesso a diferentes recursos para o aprendizado, tais como livros, filmes, artigos, palestras, cursos, profissionais e outros.

Competências do Coach 8- Visão Organizacional Capacidade para entender culturas e estruturas organizacionais, sistemas e processos, relações de poder, bem como as peculiaridades do segmento do negócio e os impactos desses elementos no contexto e nos relacionamentos interpessoais do coachee.   Pede ao coachee para explicar seu contexto profissional, seu posicionamento relativo nos processos, principais papéis, responsabilidades e interfaces de relacionamento. Procura entender as peculiaridades do segmento e da organização onde o coachee atua, para visualizar suas práticas e modelos de gestão. Utiliza exemplos pertinentes, quando necessário oferecer referência comparativa à realidade do coachee. Faz referências conceituais, estimulando a opinião do coachee, visando evidenciar suas crenças, valores e padrões de julgamento. Analisa as práticas e a cultura organizacional, bem como os pontos de afinidade ou de discordância do coachee. Identifica as competências necessárias e acessórias demandadas pelas posições e organizações onde o coachee atuou, buscando focalizar suas áreas de força e de dificuldades.