TÉCNICA DO SEMINÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Centro de Estudos e Investigação
Matemática para todos Educação Básica
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ANOTAÇÕES EM SALA DE AULA
SEMINÁRIO.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Área do conhecimento: Biologia
Plano de Trabalho Docente
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Avaliação Mediadora.
Programa aluno pesquisador
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Curso de Docência Universitária
Tipos.
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução à Prática da Pesquisa I
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
PESQUISA NA ESCOLA Vania Hirle Almeida
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Leitura de Textos Científicos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Procedimentos de Ensino
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Equipe responsável pela produção
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
ESTUDO DO MEIO.
Reflexões sobre Produção Textual
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Professor(es) Apresentador(es):
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Trabalho de Conclusão de Curso
Método de Ensino.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

TÉCNICA DO SEMINÁRIO

SEMINÁRIO O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. Ele não é feito para o professor, mas essencialmente para os alunos de sala de aula. Não é leitura de texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem assiste.

Seminário vem de “semen” – semear a semente – o que parece indicar que o Seminário deve ser uma ocasião de “plantar” idéias ou favorecer a sua germinação. Por isso mesmo o Seminário não se limita a uma mera informação. Deverá ser uma fonte de pesquisa e de procura de novas soluções para os problemas apresentados.

Objetivos de sua utilização Introduzir o educando na pesquisa, na sistematização dos fatos, estruturando-os adequadamente para a sua apresentação clara e documentada.

Identificar e aprofundar o estudo sistemático de problemas. Capacitar o educando a estudar por si. Permitir o domínio da metodologia científi ca, conferindo assim aos participantes, um espírito científico.

Etapas 1ª ETAPA: o professor: Anuncia os temas; As datas de apresentação; Indica bibliografia ou trabalhos de pesquisa básica;

Orienta os alunos na formação dos grupos e o número de elementos em cada um deles (apresentação dos projetos de pesquisa para o TCC, em dupla); Discute com a classe as formas de apresentação e avaliação do Seminário.

2ª ETAPA O professor será o orientador dando a assistência a todos os grupos e ou duplas, fornecendo as fontes de pesquisa. As informações devem responder às seguintes perguntas feitas aos alunos: • o que é? – aqui o professor indica o título de trabalho de pesquisa; • Para que é? – objetivo da pesquisa tendo em conta os grupos que atuarão no Seminário;

• Como é? – pontos que os alunos dos grupos devem atentar na pesquisa; • Quanto é? – ou seja, duração em tempo da apresentação da pesquisa,assim como o número de páginas do trabalho; • Quando é? – data certa para que a pesquisa seja ultimada; • Onde é? – que fontes de leitura são sugeridas.

O roteiro que o aluno poderá seguir nas suas pesquisas deve partir: Dos Dicionários, onde ele encontra o signifi cado das palavras; Das Enciclopédias, onde ele consegue informações gerais sobre fatos, coisas ou acontecimentos e valores;

Da Bibliografia, indicada pelo professor para o assunto; Dos Catálogos das Bibliotecas, como subsídio complementar ao aluno para encontrar outras fontes alternativas, não indicadas, às vezes, pelo professor.

3ª ETAPA É a culminância da técnica, apresentação oral dos trabalhos. O professor, neste 3º momento, é apenas um observador atento do desenvolvimento das apresentações.

Arranjo físico do seminário Poderá variar de acordo com a disponibilidade física do local de sua realização. O grupo de explicitadores, entretanto, deverá ficar em destaque.

Vantagens na sua aplicação O Seminário fornece não apenas informação como estimula a reflexão e dá oportunidade para uma livre troca de pensamentos e experiências. Ensina a utilização de instrumentos lógicos de trabalho intelectual, posto que os expositores logo perceberão que, para serem bem compreendidos,precisam dizer com propriedade e através de todos os códigos de comunicação àquilo que estudaram. Introduzindo um sentimento de aprofundamento de assuntos importantes,desenvolve o trabalho de grupo autônoma e cooperativamente;

Desenvolve, nos alunos, o poder de comunicação e a capacidade de avaliação crítica; É uma técnica “rica”, dada à diversidade de apresentações e de tipos de esquemas que os alunos são capazes de conceber, se bem estimulados pelos professores; Os alunos, com o Seminário aprendem, através de pesquisas, o que é importante à classe, a fim de enriquecer o próprio sistema de aprendizagem.