Betânia Côrtes Bortolozo Assessora de Comunicação e Imprensa Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia/MG - DMAE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS. TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS TRANSPARENCIA DAS CONTAS PÚBLICAS PUBLICIDADE COMPREENSIBILIDADE UTILIDADE PARA DECISÃO.
Endomarketing como ferramenta de gestão
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
A importância da prevenção: a conduta do hospital e o risco legal.
Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Está pautada em três pilares: 1. A Gerência de Desenvolvimento de Pessoas - GDP Está pautada em três pilares: Motivação Capacitação Valorização.
Políticas Públicas.
dos serviços/processos
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE
Avaliação de Organizações e Projetos Sociais
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Palestra: EU CURTI A SUA EMPRESA A Influência das redes sociais
SISTEMA DE PRONTUARIO SOCIAL INTEGRADO (SPSI)
Level 1 Comando de Incidentes.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
OBSERVATÓRIOS URBANOS
Estratégias Digitais Utilizando a internet como ferramenta
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Criar Cultura Científica em Manifesto para a Ciência em Portugal Prof. Mariano Gago (1990) Prof. Mariano Gago (1990) Andreia Rosa & Paulo Lopes Lisboa,
Orientação Educacional
Regulamentação da LAI nos Estados e Distrito Federal Transparência Ativa: indicação dos itens disponibilizados Transparência Passiva: canais de atendimento.
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
Canal ágil e direto de comunicação entre o cliente e a empresa. Ter e oferecer essa importante ferramenta representa para a organização, acima de tudo,
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Perfil, necessidades, desejos e comportamento.
Descentralização: impactos e desafios na sociedade civil organizada 3 Seminário da Série Aprimorando o Debate II Descentralização das Políticas e Ações.
Qualificação de gestores: o que falta ao setor público para melhorar a sua relação com a imprensa Congresso de Comunicação no Serviço Público agosto -
Quem tem medo da Web 2.0? Denis Furtado
Campanha da Fraternidade 1989 Comunicação para a verdade e a paz
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Ferramentas de monitoramento de ações em de Redes Sociais Slides baseados em: content/uploads/2012/11/Para-Entender-o- Monitoramento-de-Midias-Sociais.pdf.
Gestão Empresarial Varejo. Gestão (Definição) Gestão (Definição) Empreendedor Empreendedor Visualizando a estrutura organizacional Visualizando a estrutura.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Comunicação e Gestão Participativa no SUS Aurea Pitta GTCOM - Abrasco.
A relação das ouvidorias com os meios de comunicação
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 19 a 21 de Outubro de 2013.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Responsabilidade Social nas Organizações
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Missão: Ampliar a cultura de doação no Brasil 2 ações: Dia de doar e Certificado PGT.
Casos de Gerenciamento de Crise
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Brasília, setembro de 2007.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
O PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES EM UMA DEMOCRACIA MODERNA 11 de MARÇO de 2016 Antônio Marcos Umbelino Lôbo.
SECONT NA ESTRADA - – – OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 OUVIDORIA.
Transcrição da apresentação:

Betânia Côrtes Bortolozo Assessora de Comunicação e Imprensa Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia/MG - DMAE

Governo e Mídias Sociais Participar ou não? Monitorando e intervindo com informações oficiais do órgão Hoje, temos legislação que nos obriga a criar canais de difusão das políticas públicas. Mas há quem ache que devemos ficar quietos para que o problema cesse por si só. Nos falta uma cultura interna de comunicação?

O que pensa a plateia? E por quê?

Qual é a estrutura de comunicação das empresas do público presente? Como são respondidas as dúvidas e as solicitações do usuário em suas empresas? Qual é o relacionamento entre a sua empresa e o usuário? Há diálogo?

Situações a serem trabalhadas É preciso: Entender o valor da participação Qual é o verdadeiro valor que damos à comunicação? Envolver todos os setores na gestão Investir em equipamentos e mão de obra Ser ágil nas respostas Ter transparência Não usar respostas-padrão Não usar tom promocional, publicitário

Perfil do e-cidadão Crítico Inclinado a reclamar Inclinado a acreditar sem avaliar com critério Profundamente insatisfeito em relação aos órgãos governamentais

Problemas causados pelo despreparo Não responder às questões suscitadas Responder inadequadamente Ex.: Entrar em discussão com o reclamante Não contar com uma estratégia de gerenciamento de crise Às vezes, a estratégia é ficar quieto ou entrar em confronto Nem sempre temos a capacidade de agir objetivamente, sem paixão

Oportunidades Reagir propositivamente às críticas Servir Ser empático Colocar-se no lugar do usuário Aproveitar a crítica Tratá-la como contribuição, que de fato é Desenvolver ações, projetos, políticas