Abordagem Comunicativa - AC

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Transcrição da apresentação:

Abordagem Comunicativa - AC Gabriele Freitas Nardele Chaves

Abordagem Comunicativa por Abordagem Comunicativa Visa o que dizer e o como dizer O objetivo é: viabilizar o desenvolvimento das quatro habilidades (ouvir, ler, falar e escrever) do aprendiz A aprendizagem é vista como construção ativa do conhecimento, por meio do engajamento das ideias em contextos significativos, e centrada no aluno O professor não mais exerce um papel de autoridade, passa a ser um mediador da aprendizagem Método: estímulo das competências comunicativas por meio das estratégias de aprendizagem As técnicas de ensino alicerçam-se no tripé: atividade, interação e motivação

“ser competente comunicativamente falando vai além do conhecimento linguístico que o indivíduo pode ter” Hymes (1970)

Competências comunicativas A AC entende à comunicação como um todo, e não somente a fala, e sob esta perspectiva inserem-se as competências comunicativas – sistemas subjacentes de conhecimento e habilidades requeridas para Comunicação - Canale e Swain (1980) – do aprendiz de LE. Tais sistemas são agrupados em quatro competências interligadas: Competência cultural – “conhecimento a cerca do contexto sociocultural” Competência sociolinguítica – “conhecimento para saber escolher” Competência discursiva – “capacidade de construir ou interpretar textos no seu conjunto” Competência estratégica – “capacidade de usar estratégias apropriadas para compensar deficiências no domínio do código linguístico”

Estratégias de Aprendizagem As estratégias são, para Brown, métodos específicos e/ou modelos planejados de abordar um problema ou tarefa, para controlar e manipular certas informações, sendo operacionalizados de modo a alcançar um fim particular. Estas estratégias consistem em: estratégias metacognitivas - atenção seletiva, planejamento, monitoramento, avaliação. estratégias cognitivas - ensaio, organização, inferência, resumo, dedução, imagem e elaboração estratégias socioafetivas - cooperação, perguntas para esclarecer, conversar consigo mesmo

Considerações finais Nenhuma abordagem deve ser vista como verdade absoluta, todas têm vantagens e desvantagens e passam pelo mesmo crivo de verificação, aceitação e prática. No entanto, ao observar as vantagens da Abordagem Comunicativa, essas parecem ser maiores, e, isso porque seu método concentra-se no aprendizado focado no aluno, não no conteúdo em si, mas nas técnicas usadas. A interação social é, então, estimulada, por meio do reconhecimento das competências comunicativas do aprendiz, trabalhando com cada uma delas (gramaticais, sociolingüísticas, discursivas e estratégicas), para que o aluno se sinta seguro em praticá-las em ambientes extra sala de aula.

Referências Bibliográficas JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/SC: PUC-PR. 2009. LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236. http://www.seer.ufrgs.br/contingentia/article/view/13321/7601 file:///C:/Users/Ben%C3%A7%C3%A3o/Downloads/84-1279-1-PB.pdf

MUITO OBRIGADA!